11 Dicas Para Dar Leite Artificial Com Segurança

11 Dicas Para Dar Leite Artificial Com Segurança

11 dicas para dar leite artificial com segurancaVamos dizer que você não conseguiu amamentar por algum motivo. Infelizmente isso acontece em vários lares. Primeiro de tudo não se sinta culpada. A mamadeira pode ser dada com amor também. Segure o bebê perto do seu corpo e olhe nos olhos enquanto oferece a mamadeira. Você vai ver que a troca é incrível.

Se o seu bebê é pequeno e você ainda tem vontade de amamentar, recomendo que contrate uma consultora de amamentação porque ainda tem jeito. Até mesmo mães adotivas podem produzir leite se bem orientadas. Falta de dinheiro não é problema uma vez que você pode encontrar orientação gratuita nos Bancos de Leite.

Mas se o único jeito é a mamadeira e você está em paz com essa decisão, o texto abaixo é para você:

Se você estiver alimentando seu bebê com leite artificial, existem algumas regrinhas importantes que você deve seguir para o bem dele, para que ele receba a quantidade correta dos nutrientes que ele precisa, da maneira mais segura possível. Infelizmente, há pouca informação disponível online sobre como alimentar recém nascidos e bebês usando leite artificial. Todos nós sabemos dos grandes benefícios da amamentação com leite materno, mas por vários motivos muitas mamães precisam recorrer ao leite em pó. A falta de informação nessas horas pode ser bem estressante.

1- Não esquente LA no forno de microondas.
O microondas não esquenta o leite de maneira uniforme. Isso quer dizer que uma parte do líquido pode estar fria e outra muito quente, que pode vir a queimar a boca do seu bebê. Agitar a mamadeira depois de esquentar ajuda a misturar bem o leite e pode evitar que isso aconteça. Mas é melhor prevenir do que remediar quando estiver preparando o leite em pó de um bebê chorando enquanto você está há noites sem dormir.

2- NUNCA modifique a receita da mistura.
Observe bem as instruções de preparo na lata e siga as medidas à risca. O modo de preparo pode ser diferente entre uma marca de leite em pó e outra, então se for mudar de leite, confira novamente as instruções. Se você colocar água demais, seu bebê pode não receber a quantidade certa de nutrientes que ele precisa. Se você colocar água a menos, seu bebê pode correr risco de desidratação. Então é essencial que você siga a receita, para a saúde e bem estar do seu filho. A única exceção a essa regra é quando uma alteração da receita for indicada por um médico especialista por conta de alguma condição médica especial que o bebê tenha.

3- Não adicione NADA à mistura.
Você também não deve adicionar nada ao leite artificial. Não adicione nenhum líquido ou sólido, não adicione engrossantes ou frutas, nem nada que faça o bebê ficar “mais satisfeito” ou “pra crescer mais” ou pra “dormir melhor” – ignore essas sugestões de amigos e familiares. Elas geralmente trazem boas intenções, mas junto delas, trazem um maior risco de Síndrome da Morte Súbita. O sono mais longo e mais pesado do que o sono biológico normal é perigoso.

4- Não use água mineral.
O correto é usar sempre água fervida. Melhor ainda usar uma água filtrada e depois fervida. A água mineral sofre processo de carbonação e contém concentrações altas de minerais que podem fazer mal ao seu bebê. Algumas marcas possuem concentrações de sódio maiores do que a quantidade máxima recomendada para bebês. Outras podem conter também níveis perigosos de cálcio e fazer mal para os rins do bebê. O ideal é sempre usar água fervida (veja o próximo item).

5- A água deve ser fervida a no mínimo 70ºC (e depois resfriada à temperatura ambiente para o consumo).
Por que precisamos ferver a água? Porque precisamos ter certeza de eliminar quaisquer bactérias que possam estar na água e também na própria lata de leite em pó. Isso mesmo, o pó não é estéril. O uso de água contaminada pode trazer danos muito graves à saúde do bebê, então sempre a ferva até pelo menos 70ºC e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Essa é a temperatura recomendada pela OMS.
Antes de dar o leite artificial ao seu bebê, esfrie a mistura rapidamente colocando a mamadeira fechada embaixo de água corrente. Verifique a temperatura da água da mamadeira na parte interna do seu punho até ter certeza absoluta de que não está quente demais.
ATENÇÃO: Sempre verifique a temperatura do leite antes de dar ao seu bebê. Água quente demais pode causar queimaduras graves.

6- Não armazenar o leite que seu bebê não tomou.
O leite em pó misturado com a água tem as condições ideais para o crescimento de bactérias que podem ser perigosas à saúde. Até mesmo as bactérias na saliva do bebê que entram em contato com o leite podem se multiplicar dentro da mamadeira. Então, a Organização Mundial de Saúde recomenda que você jogue fora o que o bebê não beber no prazo de 2 horas (contando do momento em que a mistura foi preparada). Esse prazo pode variar de acordo com a marca do leite em pó, já vi algumas por aqui com recomendação de não passar de 1 hora.

7- Evite superalimentar o seu bebê.
O bebê é a única pessoa que pode saber exatamente qual é o seu nível de fome. Se ele parar de beber o leite, tire a mamadeira dele e aguarde alguns minutos. Se ainda tiver fome, logo logo ele vai dar sinais de que quer mais leite. Não é sempre que o bebê vai querer todo o leite da mamadeira, às vezes eles bebem muito de uma vez, outras vezes bebem de pouco em pouco. Não force, deixe que ele se alimente no ritmo dele. Se você estiver preocupada sobre seu filho estar bem nutrido ou não, procure um profissional de saúde.

8- Não ponha o bebê para dormir com uma mamadeira.
Se o bebê cair no sono com a mamadeira na boca, o leite vai continuar pingando dentro da boca dele. Isso pode fazer com que ele engasgue. Além disso, restos de leite na boca podem acelerar o desgaste dos dentes. Se o bebê estiver sonolento, tire a mamadeira da boca dele.

9- Não deixe o bebê tomar a mamadeira sozinho.
Por mais que a criança já esteja maior e mais espertinha com as mamadeiras, é perigoso deixá-la sozinha com a mamadeira, pois existe risco de engasgo. Todas as mamadas devem ser supervisionadas por um adulto. Você sabe desensgasgar um bebê? Leia sobre a Manobra de Heimlich para crianças.

10- Não aqueça o leite artificial por mais que 10 minutos.
Se você estiver usando um aparelho próprio para aquecer mamadeiras, a maioria deles desligam sozinhos após 10 minutos. Se o seu não desliga, ou se você estiver aquecendo em banho maria, não deixe por mais que 10 minutos. Deixar a mamadeira esquentando por muito tempo favorece o aparecimento de bactérias no leite. Isso pode causar diarréia ou outros problemas mais complicados.

11- Não misture leite artificial com leite materno.
Se você estiver alimentando seu filho com os dois tipos de leite, nunca os misture. O leite em pó só deve ser misturado na água fervida.

Fonte: Belly Belly

24 thoughts on “11 Dicas Para Dar Leite Artificial Com Segurança

  1. Putz, essa de não dar água mineral e a primeira vez que ouço, água da torneira que vem branca de cloro ou marrom , aqui em São, água de filtros, sabia que a maioria dos filtros inseri minerais aí filtrar a água? E pior , sem controle de quantidade , e ainda recomenda a ferver a água a 70°, sabia que a fervura só ocorre com 100° ? Nossa quanta desinformação no mesmo POST

    1. Nossa, quanta agressão em uma mesma PESSOA! É claro que nesse caso você vai dar o menos pior que é a água mineral. Cabe a você decidir. Agora, não me venha trazer críticas sem um mínimo de embasamento, só porque te deu vontade. Saiba interpretar texto também, ninguém falou para ferver água a 70 graus, esse é o MINIMO recomendado e é recomendação da organização mundial de saúde. A temperatura que a água ferve depende de vários elementos como a sua pureza e também a altitute em que a pessoa está. Ela não ferve sempre a 100 graus, por isso é recomendado o MINIMO.

      Da próxima vez que vier soltar farpas, venha me trazer críticas construtivas e embasadas.
      Obrigada.

      1. Verdade o que vc escreveu. E sobre a água mineral…quantas denúncias eu já li, e vi nos noticiários sobre empresas vendendo água mineral engarrafada…..e na verdade era água de riacho, da torneira. Eu também fervo a água…isso que na minha propriedade a água vem de uma nascente passa por pedras, entra em 3 reservatórios para filtar antes de consumir.

    2. Muito vago, sem fundamentação, essa informação quanto a água mineral, “não use água mineral”.

  2. Eu comecei a dar ninho fases 1 pro meu bebe mas ele tbm mama no peito como posso intercalar?
    Estou dando a formula pq ele não mama o suficiente e optei pelo suplemento

    1. Deixe primeiro ele mamar no peito se ainda tiver fome aí de o suplemento, o meu pediatra indicou assim.☺

  3. Olá… não tenho muito leite e não tenho bico resultado meu BB só toma aptamil 1 ele precisa beber água?

    1. Simm, você precisa dar água! Minha filha toma Nan confor, e a pediatra disse que devo dar agua pra ela, ela toma cerca de 80 a 100ml por dia

  4. Sobre a fervura da água, o Edson está certo. Não existe fervura à 70 graus. Nessa temperatura so irá aquecer a agua. Fervura sempre será de 100 graus pra cima. O q tá errado no post é que deve-se esfriar a água e nao deixar q esfrie menos q 70 graus para colocar o pó da fórmula. Nunca deixar menos de 70 para isso.

    1. Nossa vcs estão bêbados rs Primeiramente para matar a maioria das bactérias e fungos é necessário atingir 70 graus celsius, não necessariamente precisa levantar fervura (isso é crendice de vó), se vc pegar uma legislação da anvisa por exemplo como a CVS-9 ou a RDC 275, verá que a recomendação para cocção segura de alimentos é essa. Deu 70 graus já é o suficiente. É claro que se pensarmos existem os micro-organismos hipertermófilos, que sobrevivem a temperaturas mais altas que 150 graus por exemplo, nem fervendo a agua vai conseguir elimina-los, porém eles são mais raros. Antes que venham de mimimi, a legislação citada não se refere a amamentação, apenas é mais um exemplo de que 70 graus é considerado uma temperatura segura para consumo humano de alimentos seguros, pois conforme o texto do site, para consumo seguro do leite também é necessário se atingir a temperatura de 70 graus recomendado pela OMS. Por fim, a leitora ainda certa de seu palpite, afirma que deve-se misturar o leite na agua nunca a menos de 70 graus (que é para garantir bem que estará soltando todo o bisfenol do plástico no alimento), só espero que ela tenha o mínimo de consciência de não oferecer nessa temperatura ao bebê, pois queimadura é algo que ninguém deseja ao seu filho. Ahhh mas minha mamadeira é BPA free. Parabéns, vc deixou de dar 1 substancia neurotoxica, que é a mais falada, a mais famosa, ao seu filho, masss restam outros 49 componentes tóxicos no plástico ainda, portanto evite esquentar no plástico. Não precisa dar leite quente, após esquentar a agua a no mínimo 70 graus e esfriar, vc pode mistura-la ao leite em temperatura ambiente sem nenhum problema. Por fim e n˜åo menos importante, acho bem saudável a troca de ideias e debates em qq área que seja, mas venham com mais amor no coração, tem gente sendo extremamente grosseiro com a dona do texto, em especial o rapaz ali em cima.

  5. Meu bebê mama de 3 em 3 horas durante a madrugada, eu faço as mamadeiras a noite e coloco em uma bolsa térmica, tem algum problema? Não é recomendado?

  6. Fiquei com dúvidas com qual água devo fazer o leite em pó,mineral ou água tratada se eu posso ferver a mineral,fasso pra minha filha com mineral de a dica ai obrigado

  7. Bebês que tomam formula não podem sair de casa? Não existe jeito de armazenar a mamadeira e transportar? Sempre vou ter que ter um fogão disponível e andar carregando uma lata?

    Estou dando fórmula como complemento, mas ainda estou insistindo na amamentação e espero ficar exclusiva.
    Respeito quem dá fórmula e sou contra esse xiitismo do politicamente correto do aleitamento materno, que parece que se o bebê nao mamar está fadado a ser praticamente um imunossuprimido. Porém acho que o leite materno proporciona muito mais qualidad de vida pra o bebe enquanto bebê, e claro é mais saudável.

    1. Eu já levava a água dentro da garrafa e o pó em um compartimento próprio para pó. Misturava na hora e oferecia.

  8. Minha filha tem 01 ano e 2 meses ela termina de tomar o ninho fases 1 hj .. queria saber se posso começar o ninho instantâneo ainda hj ou só amanhã?

  9. Mais não vai dar água com cloro é por isso que ferve!!! E em relação a fervura não é 70 graus!! Vc vai ferver por alguns minutos a água na embalagem indica por cinco minutos vai desligar o fogo E A PARTIR DE QUANDO ESTIVER A 70 GRAUS PREPARAR O LEITE!!!?

  10. Olá. Meu filho tem 1 ano e quatro meses. Mama só no peito. Antes aceitava mamadeira, mas não está aceitando mais. Estou querendo desmamar. Mas bem preocupada por ele não aceitar LA. Alguém tem alguma dica? Já passaram por isso? Já tentei varias marcas de leite e todos os tipos de mamadeira e copos existentes. Obrigada.

  11. Olá minha bebê tem 1 mês estou dando fórmula pois não tenho leite mas ela não consegue tomar de 3 em 3 horas o leite e nem sempre toma os 60ml estou preocupada pois ela precisa pegar um pouco mais de peso e não sei o q fazer

  12. Olá estou aqui 2019 rs, também cheia de dúvidas ! ficaria extremamente grata se meu comentário for respondido , eu assim q a água borbulava eu colocava na gavarra e dae fazia a mamadeira e esquentava na hora no microondas só a água ou as vezes já com o pó a mamadeira ou em um copo 13 segundos ficava morninho eu já dava, as vezes esquentava só a água no fogão se ficava muito quente eu amornava só que sempre a água da garrafa já fervida , só que minha garrafa não ficava a água quente ate acabar por isso eu esquentava, as vezes não esquentava dava temperatura que estava mesmo na garrafa, só q as vezes não tinha mais água na garrafa, dae eu esquentava no microondas sem ferver água da torneira , as vezes no fogão , só alguns segundos , dae eu dava se sobrava jogava fora , mais se ela não quisesse beber eu esperava ate no máximo 1 hora e meia sem armazenar, deixava em cima da mesa mesmo na mamadeira, ou quando eu saia deixava na bolsa , caso passasse desde período eu fazia outro na hora , mais a água nunca estava quente sempre temperatura ambiente na rua , ou as vezes ate misturava água fervida com água da torneira para amornar, minha nene tem 5 meses e dês d antes de 1 mês já mama formula e mama peito ainda , e vai um rio de leite fora , eu sempre ia insistindo para ela mamar ate decidir jogar o mama fora , e eu dou as 2 coisa pq ela mama pouco o peito e nunca sustentou só o peito nem quando mamava só o peito .

  13. Todo mundo debatendo se ferve a 70 ou 100 graus e eu só me perguntando como a galera sabe a quantos graus está a água…

  14. Meu bebê tem 3meses em setembro volto trabalhar o doutor me passou o aptamil eu vou intercalar durante o dia que estou fora dar a fórmula e a noite o peito, eu tenho que dar água pra ele ??

  15. Acho que seria prudente (e inteligente) retirar as informações erradas desse texto, pois elas podem induzir mães e pais a erros perigosos para com a utilização da fórmula. De início, a água ferve a 100 graus em todas as cidades litorâneas e a 97 graus em cidades mais altas, em parte alguma do nosso planeta ela ferve a 70 graus. Em segundo lugar, a água tem que ser fervida (entre 100 e 97 graus, logicamente!), mas a fórmula deve ser despejada na água somente quando essa estiver a 70 graus, para não destruir as suas propriedades pelo calor, mas ser capaz de matar bactérias como cronobacter(fatal em bebês!) e que, às vezes, se encontram nas latas de fórmula. Em terceiro lugar, o bebê só poderá tomar a fórmula quando a temperatura da mistura tiver descido para 40 graus ou um pouco menos que isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *