Nora e Sogra Deveriam Parar de Brigar e Se Unir

Nora e Sogra Deveriam Parar de Brigar e Se Unir

Já imaginou que lindo seria se as noras e as sogras parassem de se estranhar? Já imaginou que lindo se fossem amigas? Já imaginou que lindo se nora e sogra se apoiassem?

A verdade é que o mundo seria muito mais lindo se todas nós mulheres nos apoiássemos sempre. Foi assim que conquistamos alguns direitos como o voto, poder dirigir, poder trabalhar e alguns outros. Foi com a união da força feminina. Sororidade, empatia e irmandade entre as mulheres.

Mas mais do que a união das mulheres eu acredito que as mães deveriam ser unir sempre e não ficarem se criticando como geralmente acontece por aí. Hoje em dia existe muita briga entre mães e pouco acolhimento e a verdade é que todas precisamos de colo de vez em quando.

Quando são duas mulheres da mesma família esse apoio deveria ser muito mais certeiro. Porque sogra é família, vem junto com o pacote do marido. Casou com o filho, casou com a sogra, não tem jeito. Além de que juridicamente existe até ex marido, mas não existe ex sogra. Sogra é para sempre!

A verdade é que para mim existe uma grande dificuldade de falar da relação de nora com sogra porque eu sempre me dei bem com a minha.  Já pulamos juntas o carnaval na Bahia, atrás do trio elétrico. Mil viagens, mil saídas. Aí nascetam os meu filhos.

Dia das mães desse ano ela estava aqui em casa.

20 dias antes dos dias das mães passamos em frente a loja e falei para o marido:
“Tô precisando de uma bolsa. Só tenho uma e tá puindo. Eu gosto das bolsas dessa loja. Memoriza para uma próxima data comemorativa você me dar uma bolsa dessa loja.”
Ele respondeu “ok”
6 dias antes do dia das mães a minha sogra manda a mensagem para ele perguntando se sabia o que ia me dar. A resposta dele foi “não” Ai sério, gente. Morri quando a minha sogra me contou isso. Que homem desligado!
“Meu filho, não lembra que a sua mulher gostou das bolsas daquela loja, a Carpisa? Ela gostou de uma bolsa rajada, com o “couro” todo cortado, desenhado” – ela disse para ele.
Assim eu ganhei uma bolsa linda e maravilhosa que eu tanto queria. Além disso ganhei uma blusinha da Zara da minha sogra.

Esse é só um exemplo de muitos outros que ela já me ajudou e me deu uma mãozinha.

Toda sogra poderia ser assim, não? Não estou dizendo que a minha sogra seja perfeita. Ela é humana. Assim como eu não sou a nora perfeita, sei que sou bem maleta as vezes. Mas existe respeito nesse nosso relacionamento. Isso é muito importante.07

Onde eu quero chegar com isso? Que podemos ter a maioria dos relacionamentos assim. Não estou aqui para falar da SUA sogra. E acredito que se você se esforçar o seu relacionamento com a sua sogra vai melhorar, mas olha só, você não pode mudar outra pessoa, então não dá para fazer milagre.

Mas você já parou para pensar que um dia a sogra vai ser VOCÊ? Se você tiver um menino ou memina, você vai ser sogra um dia. Claro que as sogras que têm uma nora o relacionamento costuma ser pior. Então cabe aqui você tentar ser a sogra que você gostaria de ter tido. Isso mesmo, podemos romper esse ciclo.

Uma vez eu perrguntei para a minha sogra porque ela é uma sogra legal e ela respondeu exatamente isso “A minha sogra era a típica sogra que sempre me criticava, que sempre achava que o filhinho dela era a última coca do deserto etc. Eu só procuro ser uma pessoa completamente diferente daquela pessoa que ela foi comigo”.

O que você pode fazer para ser uma boa sogra?
1-Aceitar que o seu filho ou filha não é perfeito e que erra. Claro que a nora ou genro vão errar também mas não ache que é sempre culpa deles.

2-Não fique defendendo o seu filho ou filha do marido ou esposa. Na verdade, se o casal brigar, se tiverem algum problema para resolver, isso cabe a eles. Sabe aquela história de briga de marido e mulher não se mete a colher? É mais ou menos isso. Só se mete a colher em caso de violência, risco de vida etc mas não nos problemas conjugais do dia a dia.

3-Tome a sua nora ou genro para você como se fosse uma filha ou filho que você não teve. Se essa pessoa está formando família com o filho ou filha que você teve, se é essa pessoa que faz o seu filho (a) feliz, por que não?

4-Converse, troque ideias.. mesmo sobre os assuntos mais banais como maquiagem, roupa etc. Eu e a minha sogra conversamos muuuuito. Ela é realmente minha amiga. Eu sinto uma liberdade de conversar com ela o que eu precisar.

Faça uma lista mental daquilo que tudo o que a sua sogra faz e te incomoda (e conta aqui para mim nos comentários) e tente fazer um esforço de ser diferente com a sua nora ou genro. Porque nós podemos quebrar esse ciclo.

A maioria das sogras de hoje em dia sofreram nas mãos das sogras delas. Mas não quiseram mudar, não quiseram ser diferentes. Que tal, então, começar por você?

Bjs, Thata

4 thoughts on “Nora e Sogra Deveriam Parar de Brigar e Se Unir

  1. Nossa, eu vi no face e vim correndo para cá. Justamente hoje, isso me caiu como uma luva. Não sou perfeita, e realmente estou longe disso, mas cara, não sei porque aqui está difícil confiar na sogra. Tem dias que o circo está pegando fogo, ela fala algo e eu rebato e vice-versão, mas logo depois eu paro e penso, porque eu não deixei quieto!?? Existe uma diferença gritante em como ela criou os filhos e como eu pretendo criar minha filha. Não que ela tenha criado mal, até porque venero meu marido, e parte disso pode ter vindo da educação dela. Mas existem coisas que acontecem que eu acho desnecessarias, é muito bate boca em casa, eles discutem demais.. um dia se amam, no outro é uma agressão verbal violenta.. cá entre nós, meu marido nunca me tratou assim. E ela não faz nada em relação a isso.. dentre outras coisas, as vezes sinto que ela quer “tomar” minha filha de mim, ela vivia falando que sempre quis ter uma filha mulher, e quando veio a neta, meu Deus. Ela me critica pelo jeito que trato minha filha, se eu a deixo fazer alguma coisa, reclama, se eu não deixou, reclama também. É tudo muito chato, muito repetitivo. E cansa. Até conversar com ela eu ja tentei, mas acredite ou não, ela me ignorou.. não tirou os olhos do celular….
    kkkkk. enfim.. aqui é assim, obrigada por ter falado sobre esse tema, ler isso me deu uma baita aliviada.

  2. Nunca discuti com minha sogra. Vou fazer 35 anos de casada e ela nunca me aceitou como pessoa da família.
    Tudo o que aprendi é como vou fazer tudo ao contrário. E tenho feito com as namoradas dos meus filhos e com os genros que tive. Só quero que eles sejam respeitados por mim.
    Minha sogra nunca se deu conta, sobre quanto o filho é feliz com a família que temos. É uma pena, quem perdeu, foi ela.

    1. Me identifiquei bastante com o texto e seu comentário. Já tenho dois anos de casamento e minha sogra não me aceita como família na verdade ela já falou que se dependesse dela ele não estaria casado comigo. Tudo porque no pensamento dela eu não sou uma boa dona de casa. Na verdade ela é bem machista, ela é empregada do marido quer que eu seja também, para ela quando o filho dela divide as tarefas domésticas comigo isso é uma ofensa. Fora que eu quero estudar, ter uma carreira e isso também ela não admite para ela o papel da mulher se resume a cozinha e filhos. Filhos que eu e meu marido não temos ainda mais já é motivo de discussão porque para ela o pai não tem obrigação de cuidar só a mãe e outras coisas do tipo como quem é para escolher o nome é o pai a mãe obedece.

  3. Bom dia!
    Hoje acordei e meu esposo já estava acordado e tinha acabado de discutir com a mãe dele , moramos no mesmo prédio nós alugamos através de o apartamento de zeladoria pq ela e a síndica
    Ela se mete desde a casa , nossas escolhas e a minha forma de criar meus filhos sou do litoral sempre andei descalça em casa e ela n aceita isso é uma das questões que sempre deu briga temos dois filhos meninos juntos um de 2 anos e um de 4 anos e tenho uma menina de 15 anos de um relacionamento anterios onde eu tive uma sogra que era uma mãe mas o marido n prestava n queria trabalhar e me traia muito , já meu esposo é uma benção ao longo da relação com muita oração nosso casamento é de paz e benção maaaas existe ela no prédio … Vigiando as câmeras e jogando sua sementinha da discórdia sempre que fica a sós com ele … Já falou muita asneira pra mim mas eu n desrespeito ela pq entendo que devo priorizar a relação mãe e filho n quero que eles se afastem e nem que aconteça comigo no futuro … Vejo meu esposo ficar triste mas sempre falo pra ele n ligar meus pais hj moram fora do Brasil e creio que até o começo do ano que vem tbm iremos embora e sinto muito por ao invés dela aproveitar os netos fica implicando com tudo n deixa eles brincarem nem com a senhora que faz limpeza que essa sim faz o papel lindo de avó
    Oro para que no futuro eu seja uma mãe para minhas noras, uma amiga e nunca repetir o que ela faz comigo e com o filho

    Obrigada pelo texto me fez refletir que devo ser melhor nisso qnd chegar linha vez e continuar respeitando ela mesmo que ela n faça o mesmo

    Que Deus abençoe e restaure nossas relações com nossas sogras ??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *