Picos de Crescimento X Saltos de Desenvolvimento

Picos de Crescimento X Saltos de Desenvolvimento

Picos de Crescimento X Saltos de Desenvolvimento

Já ouviu falar que quando bebê tá dormindo mal, fica manhoso por tudo, chorando bastante, querendo colo o tempo todo pode significar que ele esteja passando por um pico de crescimento ou salto de desenvolvimento?

Mas o que significa isso afinal?
Os picos de crescimento nada mais são do que estirões de crescimento. Criança nenhuma cresce um pouquinho a cada dia, ocorrem estirões ao longo da vida.

Os saltos de desenvolvimento são quando a criança (o bebê) aprende algo novo como: andar, sentar etc. Algo que para nós é fácil mas como para eles é novidade, pode ser estressante e cansativo.

Vou falar separadamente de cada uma dessas fases, para poder citar mais detalhes e você entender melhor.

PICOS DE CRESCIMENTO
Picos de crescimento, ou Growth Spurt como é chamado em inglês, é aquela fase que o bebê dá uma boooa crescida. É uma fase em que o bebê ganha altura e peso. Bebês não crescem um pouquinho a cada dia, eles passam por fases e são nessas fases que eles dão uma esticada. É um estirão de crescimento de acontece de tempos em tempos.

Como reconhecer:
-bebês vão comer ou mamar em maior quantidade e com mais frequência, pois precisam de mais energia para crescer.
-podem ficar com o sono inquieto ou acordar mais vezes de madrugada.
-podem querer mais colo do que o normal.

Quanto tempo dura:
Por volta de uma semana, mas isso pode variar de acordo com a criança. Pode durar poucos dias ou mais semanas.

Quando acontece:


Entre 7 a 10 dias de vida;
Entre 2 a 3 semanas de vida;
Entre 4 a 6 semanas de vida;
Aos 3 meses de vida;
Aos 4 meses de vida;
Aos 6 meses de vida;
Por volta de 9 meses de vida.

Na verdade toda criança vai ter pico de crescimento, desde bebê até adolescente. Mas no primeiro ano de vida esses picos são muito mais intensos, acontecem com maior frequência.

SALTOS DE DESENVOLVIMENTO:
É a fase em que o bebê está aprendendo novas hablidades, como sorrir, sentar, engatinhar, andar etc.

As mudanças no desenvolvimento motor é mais dicífil para os bebês. Porque tudo o que é novidade para eles pode ser estressante e muito difícil. Por tudo isso ser novidade e desconhecido para o bebê, o bebê acaba se sentindo perdido. O sistema perceptivo e cognitivo do bebê mudou, só que o bebê leva um tempo para se adaptar a essas mudanças. Para eles quando acontece uma novidade como essa, o mundo se torna um lugar estranho e desconhecido. É por isso motivo que ele procura o porto seguro dele, ou seja, a mãe. É nessa fase que eles pedem muito colo, principalmente da mamãe.

Como reconhecer:
-o bebê perde o apetite e passa a comer mal.
-o bebê dorme muito mal também.
-o bebê quer ficar mais tempo perto da mãe que é o seu porto seguro.
-o bebê fica mais carente, pedindo mais colo (principalmente da mãe).
-você percebe que o bebê está fazendo alguma coisa nova que não fazia antes da crise, como sorrir, engatinhar, andar etc.

Quanto tempo dura:
Dura por volta de uma semana, mas dependendo do bebê ou da habilidade que o bebê esteja aprendendo no momento, pode durar até seis semanas

Quando acontece:


– 5 semanas / 1 mês
– 8 semanas / quase 2 meses
– 12 semanas / quase 3 meses
– 19 semanas / 4 meses e meio
– 26 semanas / 6 meses
– 30 semanas / 7 meses
– 37 semanas / 8 meses e meio
– 46 semanas / quase 11 meses
– 55 semanas / quase 13 meses
– 64 semanas / quase 15 meses
– 75 semanas / 17 meses

Todos os bebês passam por isso?
Sim porque todo bebê vai crescer, se desenvolver e aprender novas habilidades. Mas não necessariamente todos vão demonstrar o incômodo por estar passando por essas fases. Alguns pais nunca perceberam essa fase porque os bebês não demonstraram nenhum sinal.

O que posso fazer para ajudar quando a criança estiver passando por um salto de desenvolvimento ou pico de crescimento?
Muita paciência. Bebês ficam mais enjoadinhos e precisam mais de colo, querem ficar mais com a mãe. Muito mamá ou comida. Muito líquido. E repete quando estiver difícil: vai passar!

Então força na peruca que os primeiros dois anos são bem complicados mesmo.

Aproveite para ver esse vídeo que fala do mesmo assunto:


Um bj,
Thata

 

Fontes:
Guia do Bebê
Mãe Pop
As Semanas Mágicas
Macetes de Mãe
Baby Centre

 

9 thoughts on “Picos de Crescimento X Saltos de Desenvolvimento

  1. Tenho um bb de 11 meses, o Johnny, e ele está nessa fase. Está começando a andar e engatinhar.
    Chora muito quando não estou por perto, não fica com ninguém e chama o tempo Minha atenção, resumindo não consigo fazer nada a não ser q esteja com ele no colo… Enfim, vai passar!

    1. Olha, eu não etendi nem o seu comentário, muito menos porque você se esconde atrás de um nome e e-mail falso para comentar, mas quero deixar bem claro aqui que os meus textos, assim como todos os textos online, são protegidos por direitos autorais e não tenho problema nenhum em correr atrás dos meus direitos.

  2. Tenho um bb de 19 semanas! Tá bem chatinho! Quer colo, parou de tomar mamadeira e só quer dormir no peito! O que fazer ????

  3. Tenho um bb de 4m e meio e tá bem chatinho! Só quer colo, não quer mais a mamadeira e só dorme no peito! Da um show!!! O que fazer?

  4. Thata… Minha filha está com 1 ano e 23 dias, ou seja, quase 13 meses… Vc disse que com quase 13 tem um salto… Mas essas 55 semanas são contadas a partir do nascimento ou a partir da data provavel do parto? Parece que isso influencia na contagem, né?!… Enfim, há duas semanas não tenho dormido… Minha filha que até estava dormindo bem, desandou…e estou um caco…em modo zumbi… Qdo termina isso senhor?!?!

    1. Hahahaha! Termina qdo casarem e forem morar na casa deles ??? a minha tem 6 anos e tenho um bebê de 6 meses! É igual vídeo game, cada fase que passa vem uma pior ???? força aí ??

  5. Super esclarecedor o texto e o vídeo sobre o salto no crescimento e no desenvolvimento, minha bebê está com 1 mês e 6 dias, percebo a diferença. Essa noite mesmo ela estava bem agitada 3:30 da manhã foi quando ela conseguiu se tranquilizar, hora queria mamar outra não, só colo e no caso o meu. Ninguém mais conseguia acalmar a ferinha.
    Estou bem tranquila, apesar do cansasso lido muito bem com a situação, sem ansiedade…
    Aliás, não sei se a dor no estômago é ansiedade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *