Birra infantil: Entenda por que acontece!

birra infantil: entende por que acontece!
Entenda por que acontece a birra.

Quem já  passou um apuro com seu filho na hora da birra, sem saber lidar com a situação? Quer entender como ajudar seu filho? Permaneça nessa leitura que podemos te ajudar.

É necessário compreender que vários fatores envolvem o comportamento da “birra” e um deles é o desenvolvimento neurológico da criança, compreender que o cérebro infantil está em processo de amadurecimento é fundamental.

Estamos acostumados com a educação tradicional que recebemos dos nossos pais e avós, que segundo a Psicóloga e especialista parental Nanda Perim, as crianças não têm voz de fala, não podem se justificar ou se explicar e em alguns casos podem até apanhar. 

Na mentalidade tradicional autoritária existe uma hierarquia onde os pais são os superiores e as crianças inferiores e obedecer é sinal de respeito.

Neurocepção e Birra 

Para entendermos o comportamento da “birra” precisamos compreender o que é neurocepção.

De acordo com a Teoria Polivagal do Dr Porges, a neurocepção é como o seu corpo reage quando está em perigo iminente, relacionada a nossa segurança física e emocional.

A criança pode bater ou correr, se agredir ou agredir aos outros, ou esquivar das demandas que oferecemos a ela de forma inconsciente e voluntária.

Exigimos das crianças que parem com o comportamento inadequado, mas naquele momento o seu corpo está em busca de se autorregular devido a neurocepção e quando não ocorre, ficamos aborrecidos e muitas das vezes agimos de forma que não colabora com a situação. 

Como agir na hora da birra?

Birra infantil: como agir? Menina chorando por birra.

Nesse vídeo a psicóloga Nanda Perim, nos conta mais detalhes sobre o comportamento infantil e explica alguns pontos importantes, como: 

  • Por que o castigo não funciona?
  • O que é segurança relacional?
  • Cantinho da calma.

Assim podemos compreender e saber lidar com os episódios de birra da nossa criança, acolhendo e trazendo segurança a ela.

Esse vídeo faz parte de uma série sobre TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) que já está disponível no canal Família Tagarela.

Compartilhe esse vídeo para que essas informações possam ajudar mais famílias! ❤️

Nesse artigo Força, Vai Passar! Mas os Momentos Bons Também Vão é uma reflexão sobre os momentos de crises, birras e cansaço que passamos e como reagimos mediante a eles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *