SELETIVIDADE ALIMENTAR EM BEBÊS AUTISTAS

SELETIVIDADE ALIMENTAR EM BEBÊS

Oi, pessoal. Tudo bem? Hoje vamos conversar sobre seletividade alimentar em bebês autistas! Você tem um bebê autista é vai começar a introdução alimentar?

É comum as crianças no Transtorno do Espectro Autista apresentarem seletividade alimentar e os pais ficarem desesperados sem saber o que fazer!

Eu, você e milhares de outras mães passamos por isso. Só que quase ninguém fala sobre como a introdução alimentar pode ser frustrante e desesperadora para os bebês que estão no espectro e suas famílias. Então, bora bater um papo sobre esse assunto? 

Nesse vídeo, vou compartilhar algumas experiências com a introdução alimentar em bebês autistas, como identificar traços de seletividade e, claro, como passar por esse momento com o menor nível de estresse possível, com dicas que vão te ajudar por aí!

O Transtorno do Processamento Sensorial é uma dificuldade que o autista pode ter na hora de comer, também a coordenação motora e a rejeição de alimentos que comia antes.

Muitas pessoas que estão no espectro apresentam dificuldades motoras e elas podem se manifestar desde cedo. E como observar isso no seu bebê? 

Bom, antes de mais nada, você precisa observar se o seu bebê faz o movimento de pinça, que é a junção do polegar com o indicador para segurar um alimento. 

E, mais tarde, quando o bebê for maiorzinho, precisa observar como ele lida com os talheres. Consegue segurá-los? Consegue levá-los à boca? Se notar atraso, converse com o pediatra sobre isso!

Muitos autistas irão apresentar alergias alimentares, intolerância à lactose, por exemplo e outros problemas gastrointestinais. Não há nenhum estudo conclusivo sobre esse assunto ainda, mas é FATO que muitos autistas sofrem por conta disso.

Então, já na introdução alimentar, atente-se também a esse fato. Se o seu bebê se mostrar intolerante e passar mal ao ingerir certas comidas, busque a ajuda de um profissional.

Vamos para as 7 dicas para ajudar vocês com a seletividade alimentar em bebês autistas:

Dica 1) Tente não reduzir a oferta de alimentos;

Dica 2) Acrescente micro pedaços da comida ao prato;

Dica 3) Prato da aprendizagem;

Dica 4) Ofereça a comida fria;

Dica 5) Ofereça o alimento feito de diversas formas: Frito, cozido, assado;

Dica 6) Use um prato com divisórias;

Dica 7) Use um copo colorido (para a criança não ver, de cara, a cor do líquido que está dentro dele).

Para compreender melhor os detalhes que falo no vídeo, clique aqui para assistir!

Gostou desse vídeo? Compartilhe para que essas informações possam ajudar mais famílias! Espero que esse vídeo possa ajudar você e seu bebê autista na introdução alimentar.

Até mais, beijo!

Thata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *