Sinais de TDAH em adultos.

O TDAH é um transtorno neurológico, que tem como particularidade um conjunto de sinais que estão especificados no DSM 5 (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais), que se apresenta em três tipos.

Tipos de TDAH

Hiperativo-Impulsivo: são hiperativas em seus movimentos e também na forma de falar. Costumam falar muito e, por vezes, podem interromper o seu interlocutor. Apresentam inquietude e podem ter dificuldades de ficarem sentadas em algum lugar por mais que alguns minutos. Também têm um temperamento mais explosivo, popularmente conhecido como “pavio curto”.

Desatento: não apresenta hiperatividade, a não ser hiperatividade de pensamento. Pessoas com esse tipo de TDAH costumam ser mais lentas, parecem mais desligadas, concentradas em seus próprios pensamentos e, por isso, podem não prestar atenção no que os outros falam e podem ter dificuldades de seguir instruções. 

Combinado: Esse tipo reúne características dos outros 2 tipos. é necessário apresentar 6 ou mais características de cada tipo para caracterizar o tipo combinado.

As pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresentam dificuldades nas tarefas simples no dia a dia que podem implicar em seu desempenho acadêmico, profissional e pessoal, ou seja, tarefas que são fáceis para pessoas neurotípicas podem ser muito difíceis no dia a dia de pessoas com TDAH.

Sintomas de TDAH em adultos.
Conheça os sinais de TDAH em adultos.

Recentemente o Rafael recebeu o diagnóstico de TDAH e conta para nós, neste vídeo Sintomas de TDAH em adultos, sobre os seus próprios sinais de TDAH e o que ele faz para lidar com as dificuldades que o transtorno do déficit de atenção traz para a vida dele.

Muitas vezes o TDAH é taxado como preguiçoso, porém existe uma diferença entre ambos. A preguiça considerada normal, geralmente é passageira. Já no TDAH, acontece sempre virando procrastinação frequente.

Rafa nos conta nesse relato que, geralmente, a pessoa sente culpa por não estar fazendo o que é necessário e tem sua autoestima afetada por causa disso. 

O esquecimento é dos sinais comuns, às vezes, a pessoa com TDAH esquece o que estava falando no meio da frase. Ela também pode esquecer o que uma pessoa disse, dando a impressão de não se importar.

O que acontece, na verdade, é que a pessoa com TDAH pode se sentir sobrecarregada durante as conversas e conseguir processá-las verbalmente acaba sendo um desafio.

Rafa compartilha dicas para concentração, atenção e como lidar com a procrastinação que vão ajudar você a ser mais organizado, focado e produtivo.

Essas informações podem ajudar muitas pessoas a buscarem seu diagnóstico e melhorar a qualidade de vida. Você pode ajudar compartilhando esse vídeo e levando informações à essas pessoas.

Se você apresenta sinais do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o recomendado é procurar um profissional especializado para avaliação de TDAH.

Até mais, beijo!

Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *