5 dicas para viajar com um autista

Vai viajar com autistas? Tenho dicas que podem ajudar você!

Como vocês sabem estamos passando uma temporada aqui no Brasil e para que a nossa viagem fosse tranquila, nós nos preparamos e planejamos cada detalhe.

Entretanto, para que as crianças pudessem se sentir o mais confortável possível, foram necessárias algumas estratégias que eu gostaria de compartilhar com vocês que deram certo.

5 dicas para viajar com autista.
Dicas para uma viagem tranquila.

Confira as dicas e curta sua viagem

  1. Previsibilidade

Previsibilidade é uma das estratégias que podem gerar mais conforto e controle da situação para pessoas autistas.

Para diminuir a ansiedade diante do tempo que faltava, imprimimos calendários e, todos os dias, as crianças riscavam um “X” no dia terminava. que

Dessa forma, conseguimos tornar mais concreta a quantidade de dias que faltavam até a viagem.

2. Cordão de Girassol com Crachá Identificador

O cordão de girassol está cada vez mais popular para identificação de pessoas com doenças ou transtornos invisíveis (como o autismo, por exemplo).

Usando o cordão, o acesso a atendimento preferencial, filas de prioridade e mais empatia por parte dos passageiros, se dá de maneira mais fácil.

3. Abafador de Ruído

Para autistas e pessoas com Transtorno do Processamento Sensorial, lidar com ambientes barulhentos ou caóticos pode ser fisicamente doloroso e emocionalmente estressante.

O uso de fones abafadores de som para pessoas com sensibilidade auditiva podem minimizar o impacto de ruídos abruptos ou altos, que são comuns em aeroportos.

4. História Social

Na véspera da viagem, lemos para as crianças uma história social para prepará-las para as situações comuns relativas a aeroporto, avião, esperas, check-in, imigração etc.

Assim, reforçamos a questão da previsibilidade dando recursos para entenderem como seria a mudança na rotina deles.

5. Stim Toys, Lanchinhos e Muito Entretenimento

Mala de mão preparada para nos dar o maior suporte possível durante o voo. Separamos os Stim Toys, já higienizados, levamos muitos lanchinhos e relaxamos na alimentação saudável esse dia. Também levamos vários recursos para entretenimento: Tablet, livros, brinquedos.

Se você quiser saber as dicas com mais detalhes, neste vídeo eu e o Rafa contamos como foi nossa viagem de Malta para o Brasil, clique aqui para assistir.

Até mais, beijo!

Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *