Saúde emocional no autismo e esportes

saúde emocional no autismo e esportes.
Natação é o esporte mais completo que movimenta o corpo inteiro e é indica para todas as idades.

Você sabe qual relação entre atividade física e saúde emocional?

Sabemos que atividade física regular é excelente para saúde, prevenção de doenças e controle de peso. Mas, você sabia que a prática esportiva favorece a saúde emocional?

Praticar esportes melhora a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade, estresse, aumenta a autoestima, elevação do humor, melhor qualidade do sono e transtorno do processamento sensorial.

No entanto, a prática de esporte também favorece o desenvolvimento de habilidades motoras que auxiliam nas atividades de vida diária.

Com a regularidade da prática esportiva irá favorecer o fortalecimento dos músculos melhorando a hipotonia, que é muito comum em autistas e por consequência reduzindo as crises e agindo como um regulador emocional.

Todos esses fatores exercem efeitos positivos em diversos transtornos como: a ansiedade, a depressão, a síndrome do pânico, TDAH e TEA aliados no plano terapêutico de cada pessoa.

Estudos recentes apontam para os efeitos da endorfina no nosso organismo, esse  hormônio produzido pelo nosso corpo.

Quando a endorfina  é liberada durante e após a prática de atividade física, proporciona a sensação de bem-estar, alegria e conforto. 

Atividades físicas para saúde emocional

Vou deixar algumas sugestões de atividades físicas que beneficiam o coração, a respiração e a mente.

  • corrida;
  • bicicleta;
  • yoga;
  • artes marciais;
  • natação.

Assim que demos entrada no processo de investigação do autismo do Eric em Malta, o pediatra dele sugeriu que ele fizesse algum esporte.

Porém, qualquer atividade física que não tenha contato físico, pois alguns autistas não gostam da sensação de ser tocados, devido ao TPS. 

Na verdade, o pediatra sugeriu karatê, mas como em Malta o verão é muito quente, eu fui atrás de colocar o Eric logo para aprender a nadar.

Para que os benefícios da atividade física sejam efetivos para a saúde emocional é necessário que seja uma prática contínua.

A nossa experiência com a natação tem sido ótima com as crianças, é o exercício mais completo, pois movimenta o corpo inteiro e é indicado para todas as faixas etárias e níveis de experiência.

Para complementar essa leitura, leia também o artigo 3 dicas para a autorregulação no autismo.

Se você quiser saber mais sobre o tratamento no autismo, o Rafa explica todos as terapias que auxiliam no desenvolvimento das crianças autistas.

Espero que tenham gostada da dica. Um beijo!

Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *