3 dicas para autorregulação no autismo

Se cuida, autista!
Saber lidar com as emoções é importante para nosso equilíbrio emocional.

Você sabe o que é autorregulação? O que você faz para se autorregular? Como você lida com suas emoções?

Todos nós já passamos por situações que despertaram uma emoção forte e intensa e nesses momentos ter controle dos comportamentos e emoções é fundamental.

Autorregular significa você mesmo buscar formas de retornar seu estado de equilíbrio, tranquilidade e se restabelecer diante da situação.

Dicas para autorregulação

Dica 1: Respiração diafragmática

A respiração diafragmática é uma técnica de relaxamento com o objetivo de diminuir a ansiedade. Eu trouxe uma sugestão de técnica bem simples de ser executada.

  • Coloque as mãos sobre o abdômen e a região peitoral prestando atenção em sua respiração para identificar os movimentos de inspirar e expirar.
  • Em seguida, respire lentamente, inspirando em três segundos e soltando a respiração pela boca por seis segundos, repita até você sentir que está se acalmando.

Dica 2: Música

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Psicologia do Reino Unido, a música possui propriedades especiais para equilibrar nosso corpo.

A música influencia diretamente na forma como nos sentimos e ajuda a controlar nosso humor e nossas emoções, diminuindo a ansiedade e nos acalma. Assim ficando mais calmo e relaxado consegue respirar melhor.

Vou deixar algumas sugestões de músicas para vocês experimentarem:

  • MÚSICAS INSTRUMENTAIS

As músicas instrumentais são ótimas para lidar com a ansiedade, por não ter uma letra para provocar outras sensações, a música é sentida de forma leve.

  • SONS DA NATUREZA

Barulho de chuva, mar, floresta e pássaros são muito utilizadas na prática de meditação e para bebês dormirem chamada de ruído branco.

  • MÚSICAS CALMAS

As músicas calmas geralmente trazem um piano ou instrumentos clássicos em melodias mais leves e delicadas é comum que tenham um ritmo mais lento também.

  • MÚSICAS HEAVY METAL

Para o Rafa ouvir música heavy metal o ajuda a se autorregular e manter o foco. Clique aqui para assistir o vídeo que o Rafa conta sobre a relação de música e TDAH.

Dica 3: Mindfulness

Mindfulness traduzida como atenção plena, é a prática de se concentrar no presente, as preocupações com o passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, incluindo percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

A prática dos exercícios auxiliam na prevenção da depressão, diminui a ansiedade, melhora a cognição, melhora o gerenciamento dos pensamentos e qualidade de vida. A intenção da prática do Mindfulness é aplicar a técnica no dia a dia ajudando em episódios de estresse e ansiedade, por exemplo.

As formas mais simples de praticar a atenção plena são baseadas em criar um ponto para fixar a atenção que é chamado de âncora, é recomendado que os exercícios sejam realizados regularmente, em ambientes silenciosos e posições confortáveis.

Práticas básicas para iniciantes:

Três minutos de mindfulness

De olhos fechados, levar a atenção para uma parte do corpo ou para as sensações físicas, pensamentos e sentimentos. Segundo passo, concentrar em movimentos ou sensações da respiração. E, o terceiro passo, voltar a atenção para o corpo inicial e incluir as percepções do local.

Mindfulness da respiração

Nessa prática a âncora também é a atenção para o corpo, mas, deixe que a mente divague naturalmente. Ao perceber a distração, volte para o corpo. Fazer isso quantas vezes forem necessárias durante o tempo em que pratica o exercício.

O mindfulness como intervenção terapêutica para pessoas com TEA vem progredindo nos últimos anos, com evidências interessantes a respeito da prática, sendo necessárias adaptações para cada pessoa .

O artigo Cão terapeuta: Você sabe como cães terapeutas auxiliam no tratamento do autismo? Eles podem ajudar a pessoa autista trazendo sua medicação na hora certa, evitando autoagressões, dando apoio emocional, entre outras coisas.

Até mais, beijo!

Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *