Alfabetização no TEA: Consciência Fonológica.

Alfabetização no autismo: consciência fonológica.
A habilidade que mais impacta na alfabetização é a consciência fonológica.

Para que o processo de alfabetização aconteça é necessário que algumas áreas no desenvolvimento infantil estejam maduras e algumas habilidades desenvolvidas, isso ocorre a partir dos 6 anos de idade e chamamos de janela de oportunidade.

Quais são as habilidades pré-requisito para a alfabetização?

  1. Habilidades de linguagem oral: Nomear, compreender e comunicar, são habilidades que devem estar bem desenvolvida na criança.
  2. Coordenação motora refinada: A criança deve possuir um controle melhor do seu corpo, mãos e dedos.
  3. Tempo de concentração: A criança consegue ficar mais tempo concentrada e apresenta um tempo de atenção maior, conseguindo controlar melhor seus comportamentos.

Quando pensamos em alfabetização, logo vem à cabeça que devemos ensinar o alfabeto para as crianças em casa e está tudo certo. Mas, é preciso muito além do que apenas decorar as letras. 

Conhecer o alfabeto é apenas uma das habilidades que a criança precisa aprender juntamente com as habilidades de linguagem oral, como o vocabulário que é muito importante.

Porém, a psicopedagoga Talita Pazeto nos conta que a área que mais impacta a alfabetização é a consciência fonológica.

As pesquisas apontam que a consciência fonológica é a habilidade que mais influencia na alfabetização das crianças atípicas e neurotípicas.

Você sabe o que é consciência fonológica?

A consciência fonológica é a habilidade de manipular os sons da fala, é a percepção que cada frase é formada por palavras, estas palavras por sílabas e, estas, por sons.

Quando a criança desenvolve a consciência fonológica ela consegue perceber que aquele determinado som pertence a uma letra específica e, quando essas letras se juntam formam um novo som.

No vídeo abaixo, a Psicopedagoga Talita Pazeto explica a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização e alguns exemplos práticos de como ela funciona. 

Conhecer as particularidades e dificuldades de cada criança auxilia no processo de alfabetização com as adaptações adequadas.

Compartilhe esse vídeo com aquela família que está precisando dessa informação.

Para complementar essa leitura leia o artigo ALFABETIZAÇÃO E AUTISMO: DICAS PARA FAZER EM CASA.

Até mais, beijo!

Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *