Amamentação: Não Custa Nada se Cobrir com Um Paninho?

Amamentação: Não Custa Nada se Cobrir com Um Paninho?

Amamentacao Nao Custa Nada se Cobrir com Um Paninho
Foto: Alexandre Périgo – ensaio fotográfico com mães a fim de derrubar o preconceito

Dia desses coloquei no Facebook foto de uma mulher amamentando o seu bebê e fiquei impressionada com a quantidade de gente que veio comentar que “não custa nada se cobrir com um paninho” ou “É muita exposição” e outros comentários similares fazendo críticas ao fato dela estar amamentando com o seio “a mostra” sem nenhum pudor.

Fiquei realmente impressionada com a quantidade de gente que ainda pensa dessa maneira e agora entendi porque foi preciso de leis que permitam que a mãe possa amamentar como e quando ela quiser. Oras, na minha cabeça não fazia o mínimo sentido esse tipo de lei porque amamentar é um direito não só da mãe como mais ainda do bebê que tem fome. E convenhamos que ninguém come com um pano na cabeça, por quê os bebês têm que comer?

Eu acho um problema esse tipo de comentário porque não é somente uma pessoa dando a sua opinião como muitas alegaram. É uma pessoa tentando impor a sua opinião, explico: se qualquer uma mãe se sente incomodada em amamentar em público tem mais é que usar o artifício do paninho por cima do ombro cobrindo o rosto do bebê. Se isso vai ajudar na amamentação dela, maravilha, tem que usar mesmo! Só não ache que as outras mães tenham que fazer igual ao amamentar o seu filho. Ninguém é obrigado. A única obrigação aqui é encher a barriguinha do bebê de leite (seja com leite materno ou mamadeira, mas como estamos falando de leite materno vamos continuar nessa linha de pensamento).

É o tipo de decisão que só cabe à mãe e essa decisão vai se basear no conforto da mãe, se a mãe se sente melhor usando ou não o paninho, se ela se sente mais confortável usando ou não o paninho.

Amamentar é um ato lindo é alimentar com amor líquido. Peito é alimento mas também aconchego, é carinho, é conforto. Não tem nada que cobrir algo tão natural entre mãe e filho. Se até o Papa liberou amamentação na Capela Sistina sem pano nem nada, porque ele sabe da importância disso, por que um simples mortal vem achar que eu deva me cobrir? Não me obrigue. Se eu quiser usar em alguma situação eu uso, se eu não quiser eu não uso e ponto final.

Acho que essas pessoas deveriam começar a se acostumar que vai ter peito na boca do bebê à amostra sim, queiram essas pessoas ou não, porque é lei, é um direito e é natural. E se não está feliz segue aquela máxima “os incomodados que se mudem”.

Onde já se viu, num país famoso pelo carnaval, famoso pelos mini biquines, onde mulheres usam decotes para cima e para baixo. Todas nos seus direitos, não me entendam errado. Só não venham reclamar de exposição quando se trata de amamentação, porque se não reclama do resto, para mim não faz o mínimo sentido. Tá faltando coerência.

Nenhuma mãe precisa de paninho para esconder o peito enquanto amamenta. Se você quer usar, beleza, pode usar à vontade. Só não me obrigue.

Foto: Mães de Peito

16 thoughts on “Amamentação: Não Custa Nada se Cobrir com Um Paninho?

  1. Eu amamento meu bebê em qualquer lugar e sem paninho nenhum. Me irrita, fica caindo toda hora e meu bebê não gosta, ele puxa. Acho hipocrisia falar do seio a mostra num lugar onde as mulheres sambam nuas no carnaval e ng vê problema nisso. Se o meu seio fica a mostra, pelo menos é para alimentar meu bebê que tem fome! Não preço pra ninguém ficar olhando, se incomoda, não olhe.

  2. Eu dou mama onde eu estiver pois não vou deixar o meu bb com fome para satisfazer esses ipocritas amamentação livre sem paninho

  3. Seio não é órgão sexual. Os humanos é que o transformaram nisso e agora vêem maldade numa mulher usar oseio para o que ele realmente foi feito: amamentar!

  4. Eu amamento o meu bebê de 1 ano e 4 meses, em qualquer lugar e sem paninho. As pessoas julgam e criticam, não só pela falta do paninho, lugar..como também por eu amamentar um bebê “grande que já tem mais de 1 ano” (“pra que? já não faz diferença!!!”). Se veem maldade nisso, o problema está neles, não em mim.
    Se cada um cuidasse mais da sua vida o mundo seria mais fácil…mas por mim, fale o que quiser, eu não ligo.

    1. Queria saber oque o rapaz faz a uma hora dessas num post sobre amamentação,com essa capa horrorosa e desconfortável,sò pode ser o fornecedor não tem outra explicação, vc não amamenta meu jovem por tanto não deveria estar sugerindo um negócio desse!

  5. Não entendo esse preconceito, pois nós quando estamos com fome compramos algo e saímos comendo na frente de qualquer pessoa, pq eu não poderia alimentar a minha bebê onde ela sente fome?!
    Independente de onde estivermos!
    Eu amamento sim e sem paninho pois isso faz com q o contato entre mamãe e bebê não exista!

  6. Eu amamento a minha filha em qualquer lugar e não coloco paninho coisa nenhuma os encomodados que se retirem. Como é que no carnaval as mulheres ficam quase peladas por que querem, agora pra alimentar um bebê tenho que esconder os peitos?

  7. Minha nenem desde recém nascida não gosta de paninho,grita, então amamento sem paninho sim…pq o que importa é ela está bem e alimentada quem se incomodar que me desculpe mais não deixo de dar p sangue branco pra ela jamais!!!!!!!! Amamentar e ato de amor, e não são tds que entendem isso!!!

  8. bom a minha opinião gente EU sou mãe de 4 f eu nunca amamentei na rua ou seja fora de casa sem um fralda até qnd tinha parente na minha casa,pq EU n me sentia bem devido tbm ter seios grandes TBM sobre as outras mães , EU não acho mt legal pelo MOTIVO q os homens canalhas,estupradores, olham cm o olhar de desrespeito para a mulher ,, então eu acho q deve cobrir sim por esse motivo eu acho q devem evitar amamentar na rua PRESTEM BEM ATENÇÃO N Q TO FALANDO P/ N TER ML ENTENDIDO.

  9. uma coisa eu tenho notado as pessoas n respeitam a opinião alheia criticas é uma coisa opinião é outra eu creio q tem mts mamães q tbm n timidas q n gostam de amamentar sem um paninho e estas tbm devem serem respeitada por serem assim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *