Cão terapeuta: Você sabe como cães terapeutas auxiliam no tratamento do autismo?

Cães de terapeuta ou cães de serviço você já ouviu falar?

Os cães terapeuta são aqueles treinados por um profissional para adquirirem habilidades e auxiliar na melhoria da autonomia das pessoas com alguma deficiência ou transtorno, apoiando de duas maneiras: com o suporte físico e emocional.

Eles podem ajudar a pessoa autista trazendo sua medicação na hora certa, evitando autoagressões, dando apoio emocional, entre outras coisas.

Estímulo Sensorial: os cães de serviço podem fornecer estímulos sensoriais relaxantes para autistas. Acariciar um gato ou cachorro, por exemplo, é um movimento repetitivo que proporciona sensação de calma. Animais grandes, quando encostados ou em cima de pessoas autistas podem fazer uma pressão sensorialmente agradável. De modo geral, animais podem ajudar a regular o sistema sensorial.

Rotina: os cães de serviço proporcionam rotina para pessoas autistas. Saber que o animal sempre estará por perto, precisando ser alimentado, penteado, levado para passear etc. traz previsibilidade, que é muito importante para pessoas no espectro.

Companhia: cães terapeuta também previnem o sentimento de solidão já que são companhia frequente para seus donos. Além disso, a interação com animais acontece de forma simples, sem precisar gastar muita energia ou esforço.

Hiperfoco: Animais podem ser hiperfoco de pessoas no espectro. Os hiperfocos são fonte de diversão, bloqueiam sentimentos ruins e servem como escape.

CONHEÇA LILY NOSSA CÃO TERAPEUTA

Lily nossa cão terapeuta.
Lily nossa cão terapeuta.

A Lily é nossa cão terapeuta, nós a adotamos do abrigo de animais chamado Noah‘s Ark, na entrevista inicial com o responsável ele nos disse que deveríamos adotar um filhotinho para crescer conhecendo as crianças, essa foi a orientação devido ao Eric ser autista. Naquela época somente ele tinha o diagnóstico.

Embora a Lily o treinamento seja cansativo, pois a Lily nossa cão terapeuta foi treinada por nós em casa para ajudar as crianças a se regularem nos momentos de crise, foi a melhor escolha que fizemos.

Cada vez que as crianças tinham uma crise ou choravam, nós a chamávamos para perto e dávamos um petisco. Assim ela aprendeu a se aproximar quando a criança está com crise e ou estressada

Lily é uma cachorra sensacional, super carinhosa e protetora com as crianças, está desempenhando muito bem sua função como cão terapeuta para o tratamento de autismo e além de muito amada e nos ama também. Estamos com muita saudades, Lily!

Como estamos passando esses meses aqui no Brasil, tivemos que fazer uma escolha em deixar a Lily em Malta e em qual local ela ficaria segura. Escolhemos o abrigo onde nós a adotamos, pois conhecemos o trabalho deles e sabemos que a Lily estará bem , segura e amada.

Quer conhecer um pouco mais sobre o transtorno do espectro autista? Nesse artigo eu conto 11 afirmações que todo mundo deveria saber sobre autismo, vamos espalhar essa informação e conscientizar as pessoas sobre respeito as neurodiversidades.

One thought on “Cão terapeuta: Você sabe como cães terapeutas auxiliam no tratamento do autismo?

  1. Que delícia! Aqui temos dois cachorros, são super companheiros da minha filha! Mas não possuem esse treinamento que a Lilly passou

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *