Transtorno Opositivo Desafiador desconstruído!

Transtorno Opositivo Desafiador: Meu filho é muito difícil, não obedece, não me escuta, me desafia o tempo todo, será que é TOD?

Mas, até que ponto é considerado um transtorno esses comportamentos desafiadores ou parte do desenvolvimento infantil? De acordo com o DSM-5 comportamentos como, padrão de humor raivoso, comportamento questionador/ desafiante ou vingativo se enquadram no TOD. Uma criança com TOD geralmente perde a paciência facilmente, discute com os adultos e desafia as regras estabelecidas por eles.

Sinal de alerta ligado, comportamentos que a Mia apresentava em casa e na escola, chegamos até desenvolver algumas técnicas para que ela aceitasse fazer algo que a gente pedisse. No ano passado iniciamos o processo de investigação de TEA da Mia com uma psicóloga em Malta e uma das escalas e testes aplicados foram para o TOD, realizado através de observação comportamental em ambientes comuns, como a escola ao qual havíamos recebido várias queixas ao seu comportamento, Mia atendeu aos parâmetros do transtorno, assim o diagnóstico de TOD da Mia foi fechado e tudo fez sentido para nós.

Conversando com a minha amiga Nanda, neuropsicóloga e especialista em inteligência parental conhecida como Psimama ela me indicou um livro da Dra Mona Delahooke especialista em comportamento infantil e fiquei apaixonada com a visão diferente a respeito do TOD. Pensando nessa perspectiva, convidei a Nanda para trazer esse olhar diferente, ou seja, desconstruir o TOD com uma visão mais humanizada. Você pode assistir esse vídeo clicando na imagem abaixo ⬇️

transtorno opositivo desafiador.
Sua criança apresenta comportamentos opositivos e desafiadores? Calma, a Nanda Perim, neuropsicóloga pode ajudar você.

Saber lidar com comportamentos opositivos e desafiadores dos pequenos não é uma função simples, não é mesmo? 

Para acolher o conceito desconstruído do TOD é preciso virar a chave de tudo que sabemos e vivemos até hoje, chamada de Educação Tradicional e Autoritária. Nanda Perim explica o quanto a Educação tradicional afeta as crianças diagnosticadas com esse transtorno e apresenta a Educação Democrática baseada em dois grandes autores super atualizados que estão revolucionando o conceito do Transtorno Opositivo Desafiador.

Nesse vídeo a Nanda explica a importância de entender o cérebro das crianças, que os comportamentos disruptivos são uma reação do cérebro, não culpe a criança dizendo que ela quer fazer, mas sim seu corpo buscando equilíbrio, ela explica sobre neurocepção desregulada e segurança relacional, e que a maioria esmagadora das crianças diagnosticadas opositoras caem nesse conceito.

Contudo, ainda fica a dúvida, e as crianças autistas? O transtorno do processamento sensorial é um fator importantíssimo e pode influenciar no diagnóstico de TOD, conheça as particularidades de sua criança para poder ajudá-la em momentos de crises sensoriais e como evitá-las. E, claro, não poderia faltar o melhor conselho para pais de crianças que foram diagnosticadas com TOD.

Compartilhando esse vídeo podemos ajudar as famílias que estão precisando dessas informações, construindo um ambiente seguro e agradável para nossas crianças, quebrando os rótulos e fortalecendo os laços familiares.

Se você quiser saber mais informações sobre como o cérebro infantil funciona e qual relação entre a mente e o corpo da criança, quando se deparam em momentos de estresse e ocorre o comportamento disruptivo.

Até mais, beijo da Thata!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *