Dicas para criança autista colaborar

Oi, pessoal. Tudo bem? Hoje trago dicas para a criança autista colaborar em casa.

Agora me conta, sua criança é do tipo que colabora ou do que se opõe a praticamente tudo o que você pede? 

Se você falou a segunda opção, calma! A maioria das crianças se opõem ao trocarem de atividades que consideram prazerosas para as que lhes são pedidas ou impostas e isso não é diferente com as crianças autistas.

O que fazer para minha criança ser mais colaborativa?

1- Identifique os destratores como a TV ligada, um jogo, tablet e dê uma pausa;

2- Chame as crianças para arrumarem e explique o motivo que vão fazer a tarefa juntos

3- Conforme as crianças forem arrumando dê reforços positivos.

O que fazer quando a criança grita e se joga no chão que não quer fazer?

Nessa situação não é recomendado argumentar, pois nesse momento a criança está com o cérebro primitivo e não está raciocinando direito.

Quando a criança grita, ela ativou o sistema de luta e fuga, que é uma reação de sobrevivência. Nesse momento o aconselhável é acalmar a criança primeiro.

Regulação emocional

A regulação emocional da criança autista é muito importante para auxiliar nos momentos de desorganização. Se for possível trocar de pessoa que está com a criança naquele momento.

Caso não seja possível, dê tempo para a criança se acalmar e observar para que não se machuque. Para acalmar a criança você deve ser empático, pode abraçar e dar colo se está em crise e auxilia-la no processo de regulação.

Neste artigo eu conto 3 dicas para autorregulação no autismo que podem ajudar vocês!

O que fazer quando a crise sair da crise?

1- Explicar para a criança de maneira simples e direta o que você quer que ela faça e o que ela vai conquistar após concluir a tarefa.

2- Conforme a criança participa da tarefa, elogie e logo você vai perceber que o humor da criança vai mudando e a colaboração aumenta.

Tenha consistência nos reforços positivos e no que combinou com ela, se não a criança não irá cumprir mais pois, perdeu a confiança. O reforço positivo deve existir de verdade, senão perde o valor.

Neste vídeo, eu e o Rafael ensinaremos para vocês como fazer para as criança autista colaborar em casa, de forma que possa ter uma vida autossuficiente. 

Apesar de parecer simples, esta é uma das melhores maneiras de lidar com as dificuldades das crianças autistas. Clique no link para assistir o vídeo.

Até mais, beijo!

Thata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *