O Que É Ser Uma Menina Tomboy?

O Que É Ser Uma Menina Tomboy?

O Que e Ser Uma Menina TomboyDe acordo com alguns dicionários modernos, uma menina tomboy é uma garota que tem características e comportamentos considerados típicos de um menino, o que inclui usar roupas masculinas, gostar de jogos e atividades que em muitas culturas são considerados nem um pouco femininos e são dominantes dos garotos.

Vejo que mesmo sem saberem que existe um nome para isso (agora já sabem), pais e mães se preocupam com meninos que brincam de casinha e vestem rosa. Se preocupam com meninas que se vestem como meninos e jogam futebol.

Eu gostaria de deixar uma pergunta aqui para os leitores, “qual é a sua real preocupação?” Não precisa me responder se não quiser (mas se quiser pode me dizer também), mas responda para si mesmo como uma auto reflexão.

Para quem se interessou sobre o assunto, já existe um filme francês que conta a história de uma menina que se sente bem se vestindo de menino e acaba fingindo para todos ser realmente um menino só para não ser julgada. O nome em português é Tomboy: Um filme sobre as menina-meninos.

A partir de agora vou deixar a minha opinião e dizer algumas coisinhas que penso sobre o assunto:

Essa é a definição de menina tomboy dos dicionários, mas só porque está escrito ali você não precisa levar isso ao pé da letra, você não precisa cair nessa.

Algumas garotas gostam de escalar árvores.

Algumas garotas gostam de brincar de carrinhos.

Algumas garotas brincam de skate e de bola.

Algumas garotas usam vestidos e outras não.

Aliás, algumas garotas sobem nas árvores enquanto estão usando vestidos.

A sociedade não deveria definir as crianças pelo o que elas gostam de brincar. Não chamem meninas de Tomboys. Boy em inglês significa “menino”. Por que dizer que uma garota é um garoto só porque ela gosta de brincar em poças de lama? A mesma menina pode gostar de pintar as unhas e ao mesmo tempo rolar na grama.

Se você é mãe ou pai de uma menina que gosta de fazer coisas “de menino” deixe que ela faça o que dá vontade. Explorar o mundo à sua volta faz parte da infância, ela está formando a personalidade / identidade dela! Mesmo que isso signifique que você tenha que deixar a sua filha usar bermudas, por que não?

Usar batom, vestir bermudas, pintar as unhas, jogar futebol… fazer amizades com meninas e também com meninos! Deixe-a vestir rosa, vestir azul, vestir todas as cores do arco íres. Viva o colorido!

Se a sua filha gosta de brincar com insetos: catar grilos em uma garrafa plástica cheia de furos e depois soltá-los, fazer corrida de percevejo etc. Deixe-a ser feliz. Eu fiz isso e a minha infância foi maravilhosa.

As pessoas precisam aprender que opção sexual não tem nada a ver com o seu modo de viver e experimentar o mundo.

Eu acredito que eu tenha sido uma Tomboy. Cresci cercada de meninos (Bruno, Vinicius, Rafael, Felipe e Camilo, muito obrigada por fazerem parte da minha infância). Joguei muita bolinha de gude e fiz muita coisa de menino. Eu era a única menina do meio deles. Cresci, me casei, tenho um filho e estou grávida do segundo.

Nada disso definiu a minha orientação sexual, que poderia ter sido qualquer uma.

Deixe as crianças serem crianças. Deixe-as correrem livres e aproveitarem a inocência. Porque uma vez que crescemos a magia acaba e as preocupações começam. O mundo dos adultos é complicado demais. Deixe-as viverem. Simples assim.

Beijos, Thata

 

Fonte:
Urban Dictionary 
Wikipedia 
A Mighty Girl

Foto:
Quotes Gram 

11 thoughts on “O Que É Ser Uma Menina Tomboy?

  1. “Eu Fiz isso e minha infância foi maravilhosa.” Tenho cicatrizes nos joelhos e nas canelas. Sou adulta, bem casada com meu marido, tenho dos filhos, (1 menina de 4 anos, e 1 menino de1 ano). Plantei uma árvore no meu jardim pra Gabi e pro Pedro aprenderem a subir nela. Não interferiu na minha sexualidade, só fui “moleca”, tenho uma filha moleca.

  2. Só um detalhe: não é “opção sexual ” e sim orientação, não escolhemos nossa orientação, nascemos com ela. Bjs!!

  3. Eu amei o que você escreveu. Tenha orgulho de si mesma pois você é uma mãe muito dedicada! ! Estou feliz pelo seus exemplo pois a cada dia que passa estou muito enteressada no estilo Tomboy!

  4. Eu tenho 11 anos comecei minha puberdade aos 8 foi bem difícil desde pequenina eu adoro! Brincar com meninos rosa é a minha arque inimiga não gosto de amizades com garotas eu adoro adrenalina! Não brincadeiras de casinha e de bonecas, eu gosto de correr pular! Coisas realmente divertidas mais por causa disso todos da minha escola ficam falando nas minhas costas principalmente as meninas, coisas como “estranha” e essas palavras bom eu adoraria usar roupas de garota mas meus pais não aceitam isso isso me deixa um pouco triste no fim…

    1. Olá Maria Livia, que bom que você está buscando entender o porque das coisas. Eu fui uma criança bem parecida com vc. Eu digo até hoje que eu era um moleque. Sò andava com os meninos da minha rua, nunca fui princesa e isso dificultava que eu me relacionasse com outras meninas na minha escola. Mas no fundo vi que tudo é uma questão de gosto. Existe uma cultura maxista e acredito que algumas pessoas estão bem acima disto. Seja verdadeira com vc e acredite nas suas qualidades, é isso que importa. Seja feliz.

  5. Ser ou não ser tomboy é algo que surge com a escolha da própria pessoa. Ser tomboy é como assumir uma identidade de gênero. Não é como se qualquer menina que gosta de coisas masculinas fosse, mas aquela que decidiu por si mesma ser masculino, como se fosse algum tipo de gênero, essa é um tomboy.

  6. Eu sempre fui muito muleque, inclusive na escola, eu sempre perturbava as meninas. Mas as meninas que eu gostava, não deixava os meninos mexerem, me tornava a defensora delas, assim comecei a ter amizade com as meninas, era de luz de vez em quando qr ficar quieta na minha, no outro já botava fogo na escola. Só no ensino médio vim se dar conta da sexualidade, e só no começo do ano que vim aceitar minha orientação sexual. E fico bem mas confortável de tomboy porém tem dias e dias. Q qr sair como uma princesinha. Acontece

  7. Oi, bem eu ainda me descobrindo porque esse texto descrever muito minha infância mais vc fala que ser tomboy e uma sexualidade, então eu queria fazer uma pergunta… Ser tomboy quer dizer que vc faz parte do time lgbt?

  8. Caramba. Sempre gostei de coisas de meninos e me vestir como menino. Mas sou uma mulher de 43 anos, e gosto de peças masculinas. E não sou lésbica, nada contra quem é, pois eu respeito, é a pessoa com DEUS, não julgo. Até já acharam que eu fosse homossexual, mas eu gosto e de HOMEM ????AI, AI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *