10 SINAIS QUE SUA CRIANÇA NÃO É AUTISTA

10 SINAIS QUE SUA CRIANÇA NÃO É AUTISTA

Oi, pessoal! Tudo bem? Hoje eu vou contar para vocês 10 sinais que sua criança não é autista. Se você é uma mãe ou um pai em dúvida se seu filho está no espectro autista ou não, essa leitura é para você!

Mas antes de começar, vou deixar aqui algumas ressalvas, ok? Apenas um vídeo NÃO É suficiente para dar ou descartar um diagnóstico! O objetivo deste vídeo é levantar alguns pontos que vão te ajudar a compreender se os sinais que a sua criança apresenta são de autismo ou não, já que vou mostrar sinais que a maioria dos autistas NÃO apresentam. Mas, se a busca pelo diagnóstico tem sido difícil por aí, eu recomendo que você busque um profissional com experiência em diagnosticar autismo na sua cidade. Assim, você descarta de vez o diagnóstico ou tem acesso a ele.

Agora presta bem atenção que eu vou te mostrar sinais que podem descartar um diagnóstico de autismo para você observar aí na sua casa.

Sinal 1) Olhar nos olhos com facilidade. Autistas geralmente apresentam MUITA dificuldade para fazer contato visual. Esse, inclusive, é um dos primeiros sinais que crianças autistas apresentam: NÃO OLHAR NOS OLHOS das suas mães durante a amamentação.

Já neurotípicos olham nos olhos com facilidade. Então, observe aí como anda o contato visual da sua criança. Quando vocês estão conversando, ela olha para você? E quando eu digo olhar, quero saber se há uma troca. Se ela se comunica por esse olhar, se ela o sustenta.

Sinal 2) Ficar parada e focada durante uma conversa ou atividade.

A criança autista costuma se distrair com facilidade e fazer estereotipias para se autorregular durante uma conversa.

Já a criança neurotipica, aquela que apresenta desenvolvimento e comportamento considerado padrão, ela consegue ficar paradinha em situações que exijam dela esse comportamento. Uma criança neurotípica dificilmente apresentará dificuldade em ficar sentada durante uma aula.

Sinal número 3) Não apresentar dificuldades sensoriais

Crianças autistas geralmente apresentam dificuldades sensoriais e elas ficam bem nítidas quando elas são expostas à estímulos. 

Já a criança que não é autista, provavelmente não se sentirá incomodada em um supermercado. Ela vai explorar o ambiente, brincar e, talvez, até pedir para que seus pais comprem algumas coisas para ela. Ou seja, a criança que não é autista vai agir naturalmente em um ambiente com muitos estímulos, não vai demonstrar desconforto.

Sinal 4) Sua criança come de tudo!

Ainda por conta das dificuldades sensoriais, os autistas geralmente apresentam dificuldades para aceitar bem todos os tipos de alimentos. Isso acontece porque o cheiro, a textura e, até mesmo a cor de determinado alimento podem ser incômodos para os sentidos apurados do autista. Dificilmente você vai encontrar um autista que coma de tudo.

Uma criança que come de tudo, que topa experimentar comidas diferentes sem relutância, essa criança está MENOS propensa a estar no transtorno do espectro autista.

Sinal 5) Sua criança dorme bem!

A maioria dos autistas apresenta algum distúrbio do sono. Alguns têm dificuldades para pegar no sono, outros, para mantê-lo. Grande parte das pessoas que estão no espectro, inclusive, precisam de medicação para dormir. Do contrário, não conseguem.

Então, se você tem em casa uma criança que dorme bem, que tem um sono fácil e tranquilo, esse também é um sinal que ela não é autista.

Sinal 6) Não ter crises

A maioria dos autistas têm crises. Alguns, até conseguem mascarar esses episódios, se isolando, fugindo do que está incomodando. E podem fazer isso de forma sutil. Mas é só você prestar bastante atenção que vai perceber!

A criança autista, quando está super estimulada, ou quando tem uma mudança brusca na sua rotina, por exemplo, entra em crise.

No episódio de crise, você vai precisar tirar esse incômodo da criança. Tirando ela da situação que causa estresse, gerenciando a frustração e as emoções dela.

Já se a sua criança chora, mas o choro não dura muito tempo, se ela para de chorar quando você dá a ela o que ela quer, se esses episódios de choro são raros, então provavelmente NÃO É CRISE. 

Crianças neurotípicas geralmente NÃO APRESENTAM crises. Já as autistas, sim. 

Sinal 7) Não precisar de rotina

Autistas se sentem muito confortáveis com rotina e previsibilidade. E, para a criança autista, é muito importante poder contar com uma rotina para se regular e se sentir segura.

Mas a criança autista gosta de rotinas tão restritas e específicas que lembram até mesmo rituais. A criança que tá no espectro geralmente assiste ao mesmo desenho todos os dias, prefere que leiam um livro específico para ela, gosta de fazer o mesmo caminho quando vai à escola, quer falar sobre os mesmos assuntos, brincar as mesmas brincadeiras.

Se a sua criança não conduz uma rotina aí na sua casa. Se ela topa assistir desenhos diferentes de boa, se ela brinca de várias coisas diferentes ao invés de repetir as mesmas brincadeiras todos os dias, se ela fala sobre tudo com naturalidade, se ela não se estressa em viagens, não se incomoda com mudanças de última hora. Isso é um indicativo de que, provavelmente, ela não é autista.

Sinal 8) Sua criança é sociável!

Seu filho ou filha conversa com os amiguinhos e não se incomoda quando está rodeada por outras pessoas? Esse é um comportamento esperado para crianças neurotípicas. 

A criança autista, ela pode até ficar por perto das outras crianças, mas ela vai socializar de forma diferente. Por mais que ela queria brincar, pode ser que ela não compreenda a brincadeira e acabe brincando diferente das outras crianças da mesma idade.  

Já a criança neurotípica, mesmo se ela for tímida, ela vai entender regras sociais. Vai saber a hora de dizer “oi” quando alguém chega. Se a sua criança socializa com facilidade ou se ela entende e corresponde às regras sociais mesmo sendo tímida, ela provavelmente não é autista.

Sinal 9) Não ter hiperfoco

Uma vez, quando eu era mais nova, peguei um livro para ler e fiquei tão imersa na minha leitura, que esqueci de fazer coisas importantes como comer e ir ao banheiro. Sabe por que isso aconteceu? Porque eu fiquei hiperfocada. Autistas têm hiperfocos!

As crianças neurotípicas costumam demonstrar interesse em temas variados. Elas podem ter até um assunto favorito, mas não precisam falar sempre sobre ele.

A criança autista, quando hiper focada, geralmente só quer falar do assunto do seu interesse. Ela tem essa necessidade, essa vontade de falar sobre o seu hiperfoco, de fazer atividades relacionadas a ele. 

Sinal 10) Desfraldou com facilidade

O último sinal da nossa lista é uma coisa que até hoje ainda não é fácil aqui em casa, que é o desfralde.  

Hoje, eles conseguem verbalizar muitas coisas. Então, eu já sei que, para eles, é difícil identificar a vontade de fazer xixi ou cocô. Eles só percebem quando estão com muita vontade e é aí que acontecem os escapes.

Para autistas, conseguir entender os sinais que o corpo manda pode ser muito difícil. O autista pode ter dificuldades para identificar se está sentindo frio, calor, fome, sede…E também ir ao banheiro. E essa dificuldade em perceber os sinais que o corpo manda, afeta o desfralde.

Já a criança neurotípica, quando desfraldada no momento correto, embora ela sinta as mudanças do desfralde e ele não aconteça do dia para a noite, ela provavelmente vai se mostrar menos resistente a ele que a criança autista.

O desfralde para a criança neurotípica até pode levar alguns meses. Mas para a autista, ele pode levar muitos anos.

Então, se o desfralde aconteceu naturalmente, de forma relativamente fácil por aí, esse é um indicativo que a sua criança provavelmente não está no espectro.

Se você quer conhecer os 10 sinais com detalhes, clique no link do vídeo:

Para complementar sua leitura, neste artigo O TPS ATRAPALHOU O DESFRALDE DO MEU FILHO AUTISTA fala sobre o desfralde do Eric e as dificuldades sensoriais que encontramos nesse processo.

Até mais, beijo!

Thata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *