Memória Fotográfica no Autismo

Memória Fotográfica no Autismo

Oi, pessoal! Hoje eu vou falar sobre memória fotográfica no autismo. A memória fotográfica, também é conhecida como memória eidética, quem possui essa habilidade, consegue se lembrar de detalhes visuais extremamente precisos como se, aquela situação que já ocorreu, estivesse diante dela.

Mas é importante frisar que a maioria dos autistas não apresenta essa habilidade especial!

Mas é importante frisar que a maioria dos autistas não apresenta essa habilidade especial. A memória fotográfica é uma característica rara e pode ser encontrada tanto em pessoas atípicas quanto em pessoas neurotípicas.

Existem 3 grupos de pessoas que são ligados à memória fotográfica: Savants Excepcionais, Hipertimesia e Mnemonistas. São todos termos relacionados à capacidade incomum de lembrar e/ou processar informações.

No entanto, eles se referem a condições diferentes. Os mnemonistas não possuem capacidades extraordinárias. Eles simplesmente aprenderam a usar algumas técnicas de memorização e desses 3 grupos,  é o grupo mais conhecido.

Alguns sinais que podem ser indicativos dessa habilidade: 

  • Detalhes precisos: a criança pode se lembrar de detalhes visuais extremamente precisos, como cores, formas e posições.
  • Repetição de informações visuais: a criança pode repetir informações visuais, como histórias ou desenhos, com grande precisão.
  • Habilidade para reconhecer padrões: a criança pode ter uma habilidade incrível para identificar padrões visuais e lembrar deles.
  • Habilidade para aprender rapidamente: a criança pode ser capaz de aprender rapidamente informações visuais, como mapas ou diagramas.

Importante procurar a ajuda de um profissional qualificado, como um neuropediatra ou psicólogo, para fazer uma avaliação precisa. Eles podem realizar testes específicos para avaliar a memória visual da sua criança e ajudar a entender melhor suas habilidades e desafios.

Existem algumas maneiras de usar essa habilidade a seu favor:

  • Aprendizado: A memória fotográfica pode ser útil para aprender e memorizar informações visuais, como mapas, diagramas ou tabelas. Isso pode ser útil em disciplinas como geografia, ciências ou matemática.
  • Desenvolvimento de habilidades artísticas: A habilidade para lembrar de detalhes visuais precisos pode ser usada para desenvolver habilidades artísticas, como desenho ou pintura.
  • Comunicação: A memória fotográfica pode ser útil para ajudar a comunicar informações visuais, como descrever cenas ou situações para outras pessoas.
  • Conciliação de problemas: A habilidade para lembrar de detalhes visuais precisos pode ser útil para resolver problemas ou identificar padrões.

Nesse vídeo abaixo, eu conto com mais detalhes para vocês! Clique no link para assistir o vídeo.

É importante lembrar que a memória fotográfica é apenas uma das muitas habilidades que podem ser desenvolvidas por nós, autistas e não deve ser vista como a única fonte de potencial ou habilidade.

Cada pessoa é única e pode ter uma combinação única de habilidades e desafios, e é importante apoiá-los em seus interesses e talentos individuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *