5 coisas que você precisa conhecer sobre TDAH

O TDAH é um transtorno que deve ser tratado com muita seriedade. Somente quem apresenta as características dele sabe os desafios que enfrenta no dia a dia. 

Infelizmente, as pessoas são julgadas por não se encaixarem no padrão neurotípico. Por isso,  dizer que todo mundo tem TDAH por apresentar uma característica ou outra do transtorno de forma esporádica,  invalida a pessoa que lida com os desafios em sua rotina. Entenda:

TDAH não é frescura, TDAH não é brincadeira
Não rotule uma pessoa com TDAH, seja apoio e suporte.

1. Não é preguiça: O funcionamento do córtex frontal é uma parte do cérebro responsável pela atenção, organização, controle de impulsos e capacidade de expressar sentimentos e, no TDAH, a disfunção desta área resulta em pouca atenção e falta de foco em atividades rotineiras.

O cérebro do TDAH funciona diferente dos neurotípicos. As pessoas consideradas “preguiçosas” não se esforçam para realizar as tarefas. Já as com TDAH,  se esforçam muito para finalizar e não conseguem, o que pode levar à frustração, baixa autoestima e mal estar em relação às suas habilidades.

2. Não é falta de concentração: A pessoa com TDAH possui um distúrbio no neurotransmissor chamado dopamina e, como consequência, apresenta dificuldades na concentração e déficit no aprendizado.

Quando é necessário maior concentração, o cérebro diminui a produção do córtex frontal e a atenção vai para outro lugar, direcionada a uma área que é de interesse da pessoa, o famoso hiperfoco.

3. Não é falta de compromisso: Para o TDAH, a disfunção executiva é um desafio. Por conta disso, pessoas com o transtorno têm dificuldades para gerenciar distrações, realizar planejamentos, realizar divisões e análise de tarefas, iniciar e terminar tarefas ou romper uma tarefa em andamento para iniciar outra.

Quem tem TDAH, tende a evitar determinadas tarefas como mecanismo de defesa contra a ansiedade de lidar com algo novo. É uma espécie de autoproteção contra a sensação de insegurança, estresse e julgamento.

4. Não é falta de educação: O controle de impulso, deficiente no TDAH, faz com que pessoas com essa condição tenham dificuldades no relacionamento pessoal ou profissional.

5. Não é desorganizado: Associado a organização de tempo e espaço, apresenta  dificuldades em manter os prazos, ser pontual e ,por vezes, pode ser taxado como bagunceiro.

INFORMAÇÃO SEMPRE É IMPORTANTE

É importante conhecer sobre o TDAH e não rotular as pessoas que possuem esse transtorno, seja apoio e acolhimento.

A informação ajuda a compreender o transtorno e como auxiliar a pessoa em suas particularidades. Nesse artigo eu conto o que é TDAH e os 3 tipos.

No vídeo SINAIS DE TDAH EM ADULTOS o Rafa compartilha os 18 sinais que ele apresenta e como essas características afetam o dia a dia dele.

Rafa conta 7 dicas que podem ajudar a funcionalidade e praticidade nos desafios com o TDAH.

Se você apresenta sinais de TDAH procure um profissional para avaliação. Rafael é psicólogo especialista em autismo e TDAH, entre em contato pelo e-mail: contato@familiatagarela.com.br e agende seu horário.

Até mais, beijo!

Thata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *