Crianças e o uso telas em demasia durante a pandemia.

A pandemia foi  um momento difícil para todas as famílias, repleto de incertezas e inseguranças, tornando-se um verdadeiro tormento para todos e confesso que aqui em casa o uso de telas aumentou mais do que nós gostaríamos.

Muitas mudanças aconteceram nesse período,  refletindo com grande impacto no comportamento das crianças em casa e saber lidar com tudo isso é uma tarefa difícil para as famílias.

Desafio das famílias atípicas na pandemia

O desafio se torna ainda maior para as famílias atípicas, sendo uma grande dificuldade em lidar com as alterações repentinas na rotina das crianças com o fechamento das escolas e as adaptações para a aula online em casa, mais o isolamento e os protocolos de segurança gerando ansiedade, irritabilidade e agitação.

Inserir uma nova rotina ou uma nova habilidade requer tempo, repetição e previsibilidade. Cerca de 90% dos autistas podem apresentar o transtorno do processamento sensorial e para alguns o uso da máscara é um desconforto.

Isolamento social na pandemia com crianças autistas

Ficar em casa com as crianças devido ao isolamento social pelo coronavírus foi muito difícil, implementar uma nova rotina que mudava o tempo todo, as crianças precisam de suporte durante as atividades remotas nas aulas online pois perdem o foco com muita facilidade e retomar é sempre complicado.

Aumento do uso de telas na pandemia 

Crianças e o uso excessivo de telas durante a pandemia.

Segundo uma pesquisa que eu li o uso de telas teve um aumento de 41% durante a pandemia. Embora usamos esse recurso de forma controlada, percebemos que às vezes era necessário recorrer às tecnologias e às telas, infelizmente muito mais do que gostaríamos.

Para o Eric é um gatilho fácil para uma crise, ele fica muito agitado e irritado. Sabemos que o uso de tela desregula os hormônios liberando cortisol que aumenta a irritabilidade das crianças. 

Dicas para diminuir o uso de telas

  1. Livros: Aqui em casa nós gostamos muito de livros e temos o hábito de ler para as crianças, a leitura é um ótimo recurso para substituir as telas e aproveitar um momento em família. 

Inclusive faltam apenas 2 dias para o lançamento oficial do livro O Fone que não toca música, inspirado em uma vivência da nossa família que tem a missão de ajudar no combate ao bullying e ensinar a todos sobre a importância de não fazê-lo.

  1. Imagens para colorir: Eu imprimo as figuras e imagens para colorir dos personagens que as crianças gostam e sempre carrego na bolsa com lápis de cor, as crianças gostam bastante e tem auxiliado nas atividades em casa.

Se sua criança gosta de desenhar, nesse artigo você encontra dicas fáceis com passo a passo para desenhar junto com seu filho (a).

Nesse vídeo eu e o Rafael contamos como foi a pandemia com duas crianças autistas em casa e contamos com mais detalhes as dicas que usamos com as crianças para substituir o uso de telas.

Até mais, beijo!

Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *