Dever de casa: Meu filho autista não quer fazer, e agora?

O dever de casa ou tarefa da escola são enviados pelos professores aos alunos para realizar em casa com a função de reforçar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, sendo mais uma oportunidade de memorizar o conteúdo. Porém, deve ser algo que a criança consiga fazer sozinha.

Entretanto, é comum ouvirmos que as famílias encontram dificuldades com as crianças na hora realizar o dever de casa, não só pelo grau de dificuldades dos exercícios para os pais, como também para as crianças autistas que muitas vezes entram em pânico ou até crises.

Um menino e uma menina fazendo dever de casa.

O dever de casa está presente diariamente na rotina das crianças, porém quando está causando grande desconforto e desgaste emocional para a família e principalmente para a criança, refletindo negativamente em seus comportamentos, como choro, fuga e ansiedade é hora de conversar com a escola. 

A psicopedagoga Talita Pazeto explica que tudo que é difícil temos a tendência em evitar de fazer e isso pode estar acontecendo com as tarefas escolares das crianças. 

Para apoiar os pais nesse momento importante da rotina de dever de casa, ela nos deixa dicas importantes para ajudá-los. 

Estratégia de manejo de tempo

As crianças não têm noção do tempo e o quanto isso significa, é necessário que elas compreendam o tempo que precisam para realizar a tarefa e como administrar esse tempo, a previsibilidade e controle do tempo alivia a ansiedade gerada.

Anote as dicas que a psicopedagoga Talita Pazeto compartilhou: 

  1. Estratégia visual de manejo de tempo: Desenhe um círculo e divida em 4 partes, por exemplo a criança irá realizar a tarefa em 40 minutos e em cada parte você irá colocar 10.
  2. Explique para criança que esse círculo está sinalizando o tempo total para executar a tarefa e conforme for passando o tempo , irá riscando para sinalizar que o tempo já passou e a criança terá uma noção de quanto falta para finalizar a tarefa. Essa estratégia é autorreguladora para a criança e deve ser repetida para o efeito do aprendizado ser fixado.
  3. Use um timer para a realização das tarefas escolares.
Autismo e dever de casa: dicas

Apoiar as crianças no dever escolar é fundamental para que ela se sinta encorajada, comprometida e segura. Compartilhe com as famílias que estão precisando dessas dicas para ajudarem seus pequenos com o dever de casa, assista ao vídeo!

Para complementar sua leitura o artigo Alfabetização e autismo: dicas para fazer em casa, está repleto de dicas práticas para estimular as habilidades importantes para o processo de alfabetização.

Até mais, beijo!

Thata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *