Transtorno Opositivo Desafiador: Psicóloga infantil alerta.

O Transtorno Opositivo Desafiador surgiu em nossa família quando a Mia recebeu o diagnóstico ano passado com 5 anos. Embarcamos na jornada de estudos e informações para assim conseguir ajudar a Mia como fosse preciso.

Contudo, essa busca me surpreendeu diante de tanta informação desatualizada e desencontrada de como lidar e o que fazer para ajudar a criança com o diagnóstico de TOD. De fato, algumas recomendações faziam sentido para nós e outras não.

O que é o Transtorno Opositivo Desafiador?

De acordo com o DSM- V o diagnóstico de TOD apresenta as seguintes características:

  • dificuldades em seguir regras e figuras de autoridade, como: pais e professores;
  • dificuldades em seguir comandos;
  • apresenta comportamentos disruptivos ou agressivos.
Menino de óculos gritando transtorno opositivo desafiador.

Segundo a psicóloga infantil especialista em inteligência parental, Nanda Perim o TOD tem sido pesquisado e estudado ultimamente com grande intensidade pelos grandes pesquisadores sobre o desenvolvimento e comportamento infantil que se questionam quanto esse transtorno.

Nesse vídeo a psicóloga Nanda chama atenção para as dicas tradicionais de como lidar com o TOD que eu pesquisei e trouxe para nossa conversa e deixa um alerta para reflexão sobre os rótulos com as crianças e o quanto isso impacta em sua formação, pois as crianças são seres em construção.

Sendo de forma positiva ou negativa sobre seu comportamento, influenciamos quando falamos diretamente sobre elas. As crianças entendem que precisam corresponder ao que os adultos dizem dela.

Uma mulher psicóloga sorrindo e olhando para frente reagindo ao TOD.
Nanda Perim, Psimama reage às dicas tradicionais de como lidar com o TOD.

É necessário aceitar que precisamos entender sobre o comportamento da criança, é preciso ouvi-la antes de qualquer atitude por algum comportamento, uma criança compreendida e amada se sente protegida e segura para compartilhada algo que está incomodando.

Esse vídeo faz parte de uma série sobre o TOD, com intuito de despertar nos pais e educadores um novo jeito de enxergar a infância, sem rótulos e acolhedora.

Leia também o artigo que falamos sobre uma visão diferente sobre o Transtorno Opositivo Desafiador desconstruído.

Compartilhe esse vídeo e espalhe informação de qualidade que ajude as famílias a criar um vínculo com seus filhos e um ambiente agradável de confiança e respeito.

Até mais, beijos!

Thata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *