Ler para as crianças: Por que é importante?

Uma mulher segurando um livro nas mãos com duas crianças, um menino e uma menina. Mulher lendo para as crianças
Ler para as crianças fortalece o vínculo afetivo entre pais e filhos.

A leitura está presente em vários momentos do nosso dia a dia, desde uma simples receita até o momento de descanso com seu livro favorito e para as nossas crianças? Será que ler para as crianças é importante?

Através da leitura podemos vivenciar momentos além da capacidade de nossa imaginação, quando inserimos no mundo da criança os benefícios são incríveis e vou compartilhar alguns com vocês.

Fortalece vínculos afetivos

Ler para as crianças é um momento especial de conexão e fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos. Durante a leitura, as famílias expressam suas emoções, risadas, diálogo, atenção ao outro e as descobertas com os pequenos presentes naquele livro. Isso proporciona memórias especiais que ficarão guardadas para sempre na mente e no coração dos filhos, além de contribuir para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da linguagem das crianças,  ampliando seu conhecimento sobre o mundo. 

Desempenho escolar

Na alfabetização e aprendizagem, a introdução da leitura infantil está presente de forma lúdica para auxiliar esses processos e através dos livros é possível.  As crianças que possuem uma rotina de leitura familiar apresentam melhor rendimento escolar.

Isso acontece porque elas possuem maior vocabulário de palavras, já tiveram contato com livros anteriormente e despertam a curiosidade de qual história será contada, favorecendo o momento da leitura, além de noções mais desenvolvidas sobre as cores, sons, animais e ainda a facilidade de absorver novos conteúdos ao longo do ano letivo.

Habilidades sociais 

Através da literatura infantil é possível introduzir temas importantes, que auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociais das crianças. Com os livros é possível apresentar uma série de atitudes, reações e situações que a levam a enxergar melhor o outro. Assim, podem também se relacionar de maneira mais saudável e confiante.

Quando a leitura é realizada por um responsável, os pais ou cuidadores, a criança absorve de maneira ainda mais forte o tema inserido. A mensagem é validada quando a figura de responsável pela criança lê reforçando a relevância da história. Portanto, podemos explorar a leitura para trabalhar a empatia, o respeito às diferenças, a inclusão ricamente  ao ler para uma criança.

O Fone que não toca música

O Fone Que Não Toca Música, é um livro que vai ajudar sua família a compreender o bullying e ensinar a todos sobre a importância de não fazê-lo! Somente as famílias que passam ou passaram por esse pesadelo que é bullying sabem o real sofrimento, conto mais sobre isso nesse artigo clicando aqui.

menino de óculos olhando para cima
Livro: O Fone que não toca música.

Um livro que fala sobre autismo, bullying e inclusão. Acreditamos que aprender a aceitar as diferenças deve ser um trabalho feito ainda na infância.

Um história para ensinar sobre empatia, amizade e respeito. Narrativa construída para a criança se enxergar dentro da história.

A pré venda do livro será domingo dia 31/07 com valores especiais de lançamento. Então, já deixa um espacinho na sua estante para esse livro incrível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *