O TPS atrapalhou o desfralde do meu filho autista

Desfralde no autismo: Pois é, hoje eu quero conversar com vocês sobre esse tema que deixa muita família assustada e não é por menos!

O desfralde do Eric só começou a acontecer quando conseguimos entender melhor o que acontecia com ele, quando ele conseguiu comunicar que não sentia o xixi e o cocô. Foi aí que percebemos que o problema dele era no Transtorno do Processamento Sensorial.

É comum que os autistas apresentem dificuldades sensoriais devido ao TPS e algumas crianças autistas apresentam o que chamam de Fecal Smearing, que é quando a criança coloca a mãozinha na fralda e espalha o cocô pela casa.

O fecal Smearing ocorre com crianças que buscam as sensações pelas mãos. E se, você passa por isso, deixo aqui meu abraço virtual. Estamos juntas!

Para que possamos entender um pouquinho sobre o TPS, nós temos 8 sentidos que são: tato, visão, olfato, paladar, audição, propriocepção, interocepção e sistema vestibular.

E, as pessoas que sofrem com TPS, podem apresentar o Sensory Seekers que são os buscadores de sensações ou Sensory Avoiders que evitam as sensações e diante dos estímulos que falei acima, podem buscar ou evitar os sentidos. 

Dicas que deram certo no desfralde

o TPS atrapalhou o desfralde do meu filho autista.
Kit desfralde que preparei para o Eric

Para iniciar o desfralde com o Eric, eu me preparei com um arsenal de coisas legais para chamar a atenção dele, entre eles estavam os livros sobre desfralde, bonequinhos preferidos, peniquinho e as cuecas de transição.

Usamos o penico de forma lúdica com os seus bonequinhos e repetimos o processo por 6 meses, pois repetição é muito importante para crianças autistas. Para deixar mais realista possível, eu simulava o xixi e o cocô (no vídeo você vê como).

O TPS atrapalhou o desfralde do meu filho autista.
Os bonequinhos do Eric usavam o peniquinho e de forma lúdica ele foi assimilando o processo do banheiro.

Eu levava o Eric no banheiro a cada 1 hora, assim, evitava os escapes. Caso contrário, ele não sentia e sujava toda a roupa.

Cuecas e Calcinhas impermeáveis

São cuecas e calcinhas forradas por várias camadas que absorvem o xixi e não vazam na roupa. Quando iniciamos o desfralde, eu comprei aqui onde moramos na Europa e, nas férias que passamos no Brasil, compramos as cuecas e calcinhas Vazadini, da marca MiniDini, que são as preferidas do Eric.

Terapia Ocupacional com Integração Sensorial

Quando o Eric nos contou sua dificuldade em sentir o xixi e o cocô, comecei a estudar sobre TPS para poder ajudá-lo. Assim, Eric iniciou as sessões de terapia ocupacional com integração sensorial no Inspire com a terapeuta Cláudia para aprender a sentir seu corpo.

Nesse vídeo eu conto tudo o que eu aprendi com o desfralde dos meus filhos, inclusive a dica de ouro que a TO do Eric passou para nós trabalharmos em casa e as dicas que deram certo. Clique no link para assistir.

Espero que essas dicas possam ajudar vocês, aproveita e me conta nos comentários as dicas que deram certo aí na casa de vocês.

Gostou desse vídeo? Compartilhe para que essas informações possam ajudar mais famílias! ❤️

Faça parte dessa família, se inscreva no nosso canal Família Tagarela e ative o sininho para não perder nenhum vídeo!

Para complementar sua leitura, recomendo o artigo Desfralde – Dicas da especialista

Até mais, beijo!

Thata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *