5 Dicas Essenciais de Como Não Perder a Paciência Com o Seu Filho

5 Dicas Essenciais de Como Não Perder a Paciência Com o Seu Filho

10 dicas de como nao perder a paciencia com o seu filho mamae tagarelaGente, criar um filho é difícil. Criar filho é puxaaaaado! Só quem é mãe entende! E como nós mães nos entendemos, não é mesmo?! Não consigo nem me imaginar criando dois ou mais filhos ao mesmo tempo. Para mães de dois (ou mais) eu tiro o meu chapéu, viu!

Quando chega nos terrible two então, nooooooossa! Sai de baixo! Birras, chiliques, ataques de raiva, não importa o nome. A criança se joga no chão aos berros… qualquer coisa que você tenta fazer só piora a situação. O único jeito é respirar fundo, contar até 10… fechar os olhos ajuda, né?

Gritar com o seu filho e perder a paciência não é a solução, sabe por quê?

Primeiro porque, com isso, você está mostrando para ele que tudo se resolve no berro.
Segundo que ele vai ficar mais nervoso e vai demorar mais tempo ainda para melhorar da crise.
Terceiro porque quando você grita com o seu filho você se desconecta emocionalmente dele.
Quarto porque o arrependimento de ter perdido a paciência é doloroso e nenhuma mãe merece isso. Ficar se sentindo a pior mãe do mundo é ruim demais!
Quinto porque não é essa mãe que você quer que o seu filho se lembre quando ele for maior. Você quer que o seu filho se lembre de uma mãe amorosa e compreensiva.

Bom, eu sempre fui uma pessoa sem paciência e ansiosa por natureza (mas tenho um coração enorme, tá? rss). Para mim, conseguir me controlar e não perder a paciência tem sido bem difícil, mas estou conseguindo e sinceramente? Nunca imaginei que eu fosse capaz de ser tão paciente assim. Se eu consigo você consegue! Pega na minha mão que estamos juntas nessa!

Por isso vou compartilhar as 5 coisas que eu penso na hora crucial em que não devo perder a paciência:

1- Lembre-se o quanto você desejou esse filho e quanto tempo você tentou engravidar. O bebê foi um acidente? Sem problemas, pensa em tudo que você sonhou enquanto estava grávida, nos momentos deliciosos da gravidez, o quarto que você planejou com carinho, as roupinhas que foram compradas com amor. Lembre-se do quanto foi sofrida a gravidez, se você teve algum problema durante a estação e que superou por ele.

2- Lembre-se que crianças pequenas só se comunicam com choro. Se ele está chorando, mesmo que aos berros, é porque quer se comunicar, quer dizer alguma coisa para você. E você é a mãe, tem que tentar adivinhar, tem que tentar captar a mensagem. É difícil, mas uma vez que você descobre o problema, tudo se resolve.

3- Pense nos bebês que precisam daquela cirurgia milionária nos Estados Unidos para sobreviver. Não conhece? Vou então te apresentar os casos do Pedrinho, da Sofia, da Marina e do outro Pedrinho. É só clicar nos links e ver a história de cada um deles. Pense também nas mães que perderam seus filhos por causa de algum acidente doméstico ou outro tipo de problema. O seu filho é saudável e só está tendo uma crise que, com muita paciência, já já vai passar. Então sempre se lembre que o seu filho está saudável e vivo ao seu lado.

4- Lembre-se que a criança é ele! Ele está aprendendo a controlar as emoções. Ele não sabe como se comunicar. Você já sabe como controlar as emoções e se comunicar, não é? No meio de uma crise eu repito para mim várias vezes: “a criança é ele, a criança é ele…”

5- Aja como você quer ser lembrada um dia por ele. Você quer ser lembrada como uma mãe impaciente, que gritava com ele ou quer ser lembrada por uma mãe amorosa? Eu sei que você pode ser as duas e uma não exclui a outra, mas as pessoas costumam lembrar com muito mais facilidade as experiências negativas do que as positivas. Então não grite de volta para que ele não se lembre disso. Não diga coisas que possam ferir os sentimentos dele porque essas coisas uma vez que saem da boca não tem mais volta.

Se você tentou os 5 passos e ainda assim acha que vai perder o controle, saia de perto. Vá para outro cômodo da casa, respire fundo, beba uma água e pense de novo nessas 5 dicas acima. Só depois de ficar mais calma volte para ficar ao lado dele.

Se mesmo assim depois de tentar de tudo, você perdeu a paciência, não se culpe! Você é humana! Mas tente sempre os passos acima, não se esqueça deles…

Aproveite também para ler sobre crises, birras e ataques de raiva. Tem ótima dicas por lá!

Também temos um material falando sobre os perigos que se escondem dentro da nossa casa. Já parou para pensar que a sua casa pode não ser tão segura assim para os seus filhos?

67 thoughts on “5 Dicas Essenciais de Como Não Perder a Paciência Com o Seu Filho

  1. Achei um espetáculo essas dicas, minha filha começou as birras faz um tempo e eu sou um pouco sem paciência e meus olhos se enxeram de água, pois tudo que vc escreveu tá certo. Obrigada pelas dicas, me ajudaram mto no relacionamento meu com minha filha.

    1. Eu também sou mae de gemeos e ter paciencia ta dificil eles me testa o tempo todo tem 2 anos e meio e tem hora que eu me tranco no banheiro . E voce passa por esse sufoco. Tambem

  2. Meu filho tem 4 e meio, e muito teimoso, na frente das pessoas ele me testa, nunca fui uma mãe boazinha, brigo muito com ele, e me arrependo muito, estou procurando ter mais paciência de todas as formas.Vou tentar as dicas.

    1. Sou assim também, eu perco a paciencia começo a gritar quero bater, e o meu medo é ele crescer uma criança revoltada e pensa que tudo tem que bater, eu não queria ser assim, mas ele me testa demais, eu choro todo dia pois de manhã é uma briga pra ele acordar, outra pra comer e outra pra dormir, ele não gosta de dividir nada com ninguem, tudo ele quer e como vcs sabem nem sempre temos dinheiro. Queria saber o que faço vou tentar fazer tudo isso pois quero que ele tenha orgulho deu ser a mãe dele. Desculpa mãezinhas isso é um desabafo.

  3. Estava neste momento passando por essa situação. Toda noite faz reina pra dormir e hoje estava se superando. fico MUITO irritada, não tenho paciência pra isso. Na busca de um consolo achei esse artigo. No tópico três meu coração apertou e agradeci a Deus pelas reinas noturnas. Esta no meu colo, sem choro e querendo pegar o teclado. kkk Obrigada.

  4. Adorei as dicas. Vou tentar.
    ou melhor. Vou ter mais paciência com minha filha. Brigo com ela,falo Coisas que ela não deveria ouvir. E me arrependo depois. Tenho que parar com isso. Deus vai me ajudar. Vou conseguir. Amo de mais ela

    1. Amanda me identifiquei com seu comentário, sou assim como vc sabe, não tenho muita paciência e na hora da explosão falo coisas que não devia e fico orando e pedindo a Deus depois pra me perdoar…..vou tentar as dicas acima tb, creio que vão me ajudar sim, o que me consola é que não estou sozinha….tem mais mães que passam pelo que estou passando…rs

      1. Cinthia, eu acredito que toda mãe já perdeu a paciência um dia. Eu as vezes perco também e sou uma pessoa bem paciente com os meus filhos, até. Assim vamos seguindo e tentando melhorar, mas se acontecer, não se culpe. Um beijo. Thata

    2. Comentários como o seu e vejo que não estou sozinho, me culpo demais pela falta de paciência e por falar coisas que minha filha não deveria ouvir, depois saio de perto para chorar, pois bate o arrependimento e a sensação de pior mãe do mundo :'(

      1. Nossa estou me sentindo muito mal agora..acabei de perder a paciência..ele tem 3anos e 10 meses..está em uma fase que só chora.. faz manhas e birras..
        Estou triste por não saber me controlar e nem controlar ele.. briguei com ele e ele dormiu..que arrependimento!!?

  5. Obrigada pelas dicas!! Grito …xingo …e daí fico arrependida pq ela e meu sonho…eu a quis …eu quis que ela nascesse …foi uma opção minha…vou tentar seguir as dicas …Não tenho boas lembranças da minha infância …Não quero que ela se lembre de uma mãe má. ….ela tem 6 anos e.hiperativa e não cuida de nada que tem…fico chateada pq compro hoje e amanhã já está quebrado….imundo …dou com carinho e ela não se importa …sei que criança não liga pra coisas mais até os tenis …os lápis …a sombrinha ….ela não cuida !!! Estou super triste por não saber lidar com isso !!!

  6. Gostei muito das dicas, vou prometer muito para minha mesma que não vou perder a cabeça pq meu filho tem 4 aninhos,nunca mais vou bater nele com chinelos ,me senti um lixo de mãe, chorei muito,e o abracei, daqui para frente vou ter mais paciência e conversar mais e abraçar mais ,obrigada pela dica

    1. Patrícia, acho lindo você ter repensado essa atitude de bater. Bater não é mesmo a melhor solução. Mas lixo não!!! Você é humana! Você deve ficar muito cansada. Eu sou mãe de dois e sei o quanto é cansativo educar. Você chorou e abraçou o seu filho. Isso só mostra a mãe excelente que você é! Mas tenta respirar fundo e contar até 10 da próxima vez. Obrigada por ter feito esse comentário lindo. São comentários que nem o seu que me inspiram continuar escrevendo.

  7. é flor! confesso que tenho passado umas raivas com a minha menina de 2 quase 3 anos, ela está demais, lembrei do terrible twuo , e ela está insuportável, e realmente é o que você escreveu , eu quero que ela tenha uma lembrança de mim, de uma mãe calma, me sinto triste quando perco a paciência, não sou de xingar, amaldiçoar, mas dou umas palmadas, ´vou seguir os seus conselhos, realmente, a gente tem que levantar as mãos para o céu e agradecer á Deus por ter filhos com saúde, se não tem com saúde agradeça assim mesmo, este serzinho está aqui pra nos ensinar muita coisa.

  8. ola, boa noite…
    meu nome é Caroline, sou mãe, nesse exato momento estava arrasada pois dei uma palmada na minha filha, nao pude me conter e chorei. Minha filha está na fase da birras e choros prolongados quando nao fazemos o que ela que, hoje perdi a paciencia mais uma vez. Estou naquela fase tambem de se sentir sobrecarregada sabe, ser mãe é algo bem dificil mas estou conseguindo, por mais que algumas vezes dá aquela vontade de se trancar em um quarto e chorar bastante. Mas, apesar de ser tão dificil ser mãe, enfim nao trocaria nada disso por nada, amo ser mãe da minha incrivel e mais linda do universo, minha Mariah.

    obrigado!

    1. Carol, já estive muito no seu lugar. Essa fase é muito difícil mesmo. Eu escrevi muitos textos sobre birra e terrible twos (dá uma procurada aqui no blog – “Querida mãe da criança que está fazendo escândalo no shopping”, “terapia do abraço”). Espero que alguma coisa ajude. Adianta eu te falar para não se sentir culpada? Porque isso acontece e não significa que você seja uma mãe ruim, só significa que você está cansada. Então calma, respira e da proxima vez se afasta um pouco e tenta contar até 10. Um beijo. Qualquer coisa estou aqui.

  9. Bom dia mim chamo Mary tenho um filho de 7 anos e não tenho muito paciencia com ele… Não sei mais o que fazer acho que estou perdendo o controle, e muito triste porque só quero o melhor para ele e ensinar o melhor caminho. Estou aqui de coração partido por ontem ter dado uns tapas e te xingado, mas como todas as outras mães disseram eu tem mim arrependi e chorei muito pedi muito perdão a Deus não deveria te feito aquilo mas sai do meu controle mesmo. Trabalho o dia todo fora de casa sei que não estou tendo tempo de ficar com ele … chego sinceramente muito cansada e extressada. Meu filho é minha vida amo demais da conta. Obrigada

    1. Mary, primeiro de tudo um abraço apertado em você. O cansaço acaba conosco não é? O primeiro passo você já deu que é enxergar o seu erro e pensar em melhorar (assim como foi comigo). Agora olhe para frente porque água passadas não movem moinhos. Quando você sentir que está perdendo a paciência tenta sair de perto. Talvez o uso de terapias florais pode ajudar você e o seu filho também. Espero que tudo fique bem com vocês dois. Um beijo, Thata

  10. Boa tarde me chamo Angélica e tenho 1 filha, e minha filha é muito chorona, quer as coisas na hora dela, faz muitas birras e as vezes não consigo me controlar e acabo dando umas palmadas nela. Não tenho muita paciência, mais mesmo assim tento explicar pra ela que as coisas não são do jeito dela.Me sinto muito mal e choro bastante me arrependendo do que eu fiz , me arrependo de falar alto com ela ou se me descontrolar.Sempre sonhei em ser mãe,e não me arrependo de ter tido ela, amo muito ela e só quero o melhor pra ela. Sei que não e fácil ser mãe mais queria ter mais controle. AMO MINHA FILHA ALANNA

  11. Perdi a paciência com minha bebê d 1 ano e 2 meses e gritei com ela e dei uns chacoalhoēs e estou muito mal preciso me controlar e trabalhar esses 5 conselhos do texto pois agora minha filha está dormindo e eu a olho minha princesa tão desejada e me sinto mal não quero mais fazer isso com ela o sentimento d arrependimento dói em mim

    1. Normal se sentir assim Ellen. Já me senti como você. Tenta sair de perto, respirar fundo e contar até 10. O primeiro passo voc~e já deu, querer mudar. Parabéns, você é uma excelente mãe por querer ser melhor para a sua bebê.

  12. Mamãe Tagarela, fiquei muito feliz em encontrar tuas palavras e meio a tantas orientações para deixar a criança chorando, dar as costas e medir “poderes” na hora da crise. Meu marido e eu nos encantamos com a terapia do abraço e prometemos a nós mesmos rever todas nossas atitudes. Nossa filha é um anjo de 1a5m, super calma e sossegada, mas a última semana foi um show de horrores e não sabíamos como agir. A parte da explicação fisiológica dos gatilhos que ocorrem no cérebro também é uma ótima explanação que nos fez lembrar a todo momento as causas e, instantaneamente, travar nossa reação de impaciência. Muito obrigada pelo tempo que vc dedica em prol de ajudar a comunidade familiar.
    Um abraço de sua chará, Tatá.

    1. Fico tão feliz quando vejo que estou conseguindo ajudar famílias a terem mais empatia com os pequenos. Parabéns, xará, por pesquisar, ler e querer tentar algo diferente pela sua filha. Espero de coração que as coisas fiquem bem aí. Um bj

  13. Olá mamãe Tagarela, tenho menina de 4anos e um bebezinho de tres meses, antes minha filha era um amor me obedecia, me abraçava. ..Agora depois do bebê tudo virou birra fazer a tarefa, tomar banho, almoçar. ..É fora isso tudo me tira a paciência digo coisas sem pensar e ainda tem o bebê que só para de chorar quando estar dormindo ou no colo…fico triste comigo mesma pois ela quer minha atenção É não posso dar quando ela quer . Fico muito aperriada em relação a isso pois o bebê precisa muito de mim e sei q ela tb. Essa birras tem me cansado muito fico esgotada sem ânimo, vontade de chorar pois amo muito os dois. Por isso procurei ajuda na net e achei teus conselhos e vou fazer o máximo seguir obrigada!

    1. Oi Renata, estamos passando juntas pela mesma coisa. Eu tenho uma bebezinha de 5 meses e o meu filho mais velho tem 3 anos. Ele tá agindo assim como a sua filha. Estou me desdobrando para tentar dar atenção para ele, mas é difícil mesmo. Sò nos resta ter muita paciencia porque é ciume, eles estão se sentindo de lado ( o que não é verdade, mas na cabeça deles é porque perderam espaço par ao bebê que chegou). Paciência que vai passar. Um beijo

  14. Minha filha é muito estressada ela tem 1ano e 2 mês. Não sei o que faço eu tento não grita mais tem hora que escapa um grito.?

  15. Chorando horrores.. acabei de brigar com minha filha de 3 anos pq ela sempre demora pra mastigar a comida e eu perco logo a paciencia.. depois fico chorando pela casa arrependida de te-la tratado assim.
    Grito muito.. mas não bato, mas pego o chinelo pra ameassar e depois que a birra passa e ela vem rindo pra mim me corta o coracao.
    É muito difícil ser mãe..
    Tendo melhorar a cada dia.. mas qd as birras começam eu me perco.. mas jamais vou desistir de melhorar.
    Essas dicas são perfeitas..
    Juntas somos mais fortes.
    Deus no controle sempre.

    1. Olá Tatiana. Eu entendo você. As vezes perco a paciência também. È difícil demais ser mãe. Um super abraço em você. Tenta trabalhar a sua paciência, é um exercício diário. Bjs, Thata

  16. Li suas dicas em um momento de tristeza quando agente perde a paciência e depois fica triste por isso. Vc diz q se tentar tudo e não dá certo para sair de perto da criança até se acalmar, o problema é que ja tentei e meu filho vai atrás de mim e fico mais nervosa pois ele não permite que eu fique sozinha um pouco para me acalmar. O que fazer?

  17. Mais do que as dicas, fiquei contente em descobrir que não estou sozinho.
    Embora, não vi nenhum pai por aqui, vim prestar meu relato também.
    Para o pai, esse caminho é bem duro também, pois a criança até os 4 anos tem uma conexão muito íntima com a mãe, sobretudo se ela amamentou por livre demanda.
    Eu perdia constantemente a paciência com minha filha e isso acabou tornando uma rotina, mesmo eu não aprovando.
    Hoje minha filha tem quase 2 anos e é a razão da minha vida, faço tudo por ela.
    Mas sou quase um pai solteiro e o mais difícil é você não ter mais vida depois que o primeiro filho nasce.
    Essa perda de identidade, de auto estima, te deixa perdido e a falta de lazer faz o stress aflorar e o resto todo mundo já sabe.
    Acho que o melhor caminho é não deixar que sua vida seja engolida pela paternidade/maternidade.
    Viva a vida também, dedique um tempo a você e tenho certeza que o stress vai diminuir.
    As vezes pensar em você é a melhor forma de pensar em seus filhos.

    1. Estou a me rever imenso nestes comentarios… estou desolada comigo mesma… tenho duas filhas com 2 e 4 anos… ta dificil demais, só me apetece mesmo chorar. Gostei de ver a opinião de um pai. Algumas vezes converso com meu marido sobre esta crise que estou sentindo mas até isso é dificil, ele me ajude sempre que pode e chega a casa, mas eu é que tenho a maior parte da tarefa para estar com elas… consigo aguentar 1 a 2 minutos me controlando mas depois vem o descontrole total. bjs

  18. Tenho 1 filho de 1 ano e 9 meses, está justamente nessa fase terrível.
    Minha falta de paciência é imensa e a culpa depois é pior ainda…
    Minha gravidez foi horrivel, sofri muito com enjoos(que durou toda a gravidez), sofri no parto, precisei ficar internada quase um mês pois descobri que ele tinha parado de desenvolver(ambiente de hospital não é bom) ele nasceu prematuro e aí foram mais 2 meses com ele no hospital. Vencida essa parte veio a amamentação que sofri muito tbm pois sentia muita dor até com decidi tirar do peito com 4 meses mas pq ele tinha refluxo e tava bem forte nessa etapa, fiquei com muito medo de perde-lo pois tinha q socorrer ele muitas vezes pq o leite saia ate pelo nariz.
    Enfim, hj ele está super bem de saúde Graças a Deus mas nessa fase terrivel e eu me culpo por ele estar assim pois não tive muita paciencia com ele desde q ele começou a fase sapeca(por volta dos 10 meses).
    Varios dias eu acordo determinada que vou ter paciencia não importa o que aconteça e por muitas vezes consigo, mas muitas vezes quando eu to conseguindo o pai chega e piora a situação com gritos.
    Me desculpem pelo comentário tão grande.
    As preocupações, os traumas (pra quem teve gravidez e parto complicado), e a ajuda que não tenho, acredito que essas coisas que pesam no meu auto controle.
    Estou torcendo por cada uma, que possamos ser lembradas pelos nossos filhos como mães amorosas. abraços

    1. Olá! Eu sei o que você está passando, eu tive um parto complicado, e meu período de resguardo passei muita raiva com uma pessoa que estava na minha casa, para me ajudar, com isso fiquei muito cansada e desde o primeiro dia de contração para o parto até hoje (1 ano e 2 meses) eu não durmo neim 3 horas seguidas, e meu filho começou com a fase dos choros e birras , e muitas vezes eu grito com ele, e isto me faz ficar devastada. Estou tentando melhorar mas não é fácil não, eu fico com ele o dia todo, não tenho ninguém, onde moro não tenho parentes para ajudar, meu marido trabalha o dia todo, chega no fim do dia estou morta de cansaço e estressada. Mas meu filho é meu tudo, sofri muito até ter ele, tive uma gravidez antes dele que não deu certo, sofro muito até hoje por esta perca . E não quero perder ele, mas falo com vocês, não está sendo fácil. Obrigada e me desculpa por desabafar aqui com vocês .

  19. Adorei as dicas!!!
    Tenho um filho de 7 anos, uma filha de 3 e estou grávida de mais uma menina!
    O menino sempre foi bonzinho e obediente mas a menina é muito hiperativa, ela teima, põe a casa abaixo e eu acabo perdendo a paciência com ela, chingo e grito, depois me sinto mal…
    Preciso muito ter mais paciência pois o bebê nasce dia 24/01 e não vai ser fácil trabalhar o dia todo, chegar em casa e ter 3 crianças pra cuidar, mas Deus vai me ajudar e me guiar…
    Beijos!!!

  20. Eu to naquela fase de fazer e me arrepender depois.. mas na real a culpa é minha que não tenho paciência com as novidades que minha filha tem todo dia; ela tem um ano e um mês eu tenho 36…. Grito com ela e me corta o coração depois; ela não entende com meus gritos e nem sem eles… realmente a criança é ela!!!

  21. tenho uma filha de 2 anos .perco mt a paciencia grito com ela e depois me arrependo quando passa a birra ela vem me abraça me beija e isso me corta o coração.Ela é o maior presente de Deus na minha vida. Vou me esforçar mais e praticar essas dicas. Obrigado

  22. Boa noite, me chamo Daniela e tenho um filhinho de 1 ano e 4 meses. Ele é super carinhoso, inteligente, esperto… Mas se ele está fazendo algo de errado e eu vou pegar ele no colo pra tirá-lo daquele local que ele está aprontando….meu Deus ele se transforma. Chora, dá tapas, e hoje até puxar meus cabelos com muita força ele puxou. Ele chega até a bater a cabecinha no chão de tão irritado que ele fica. Isso acaba comigo. Já acho que não estou sabendo conter meu próprio filho e às vezes dá impressão que até raiva de mim ele tem ??

    1. Oi meu nome e leticia eu me sinto igual a vc as vezes?? nao deixa eu dormir direito ele acha vou embora vou deixa ele e muitooo triste
      Eu sei o que vc esta sentindo filhos e complicados mais e uma bença de Deus

  23. Meu filho tem 1 anos e 6 meses ele me deixa doida muito teimoso eu as vezes penso sou uma mae ruim ? vou tenta com suas dicas

  24. Quero ser paciente com Minh a filha ela não me encimada e o pouquinho q ela se souta me irrita eu brigo bruto e as vezes quero bater ela só tem sete anos é um doce de menina eu q sou estressada e quando eu brigo com ela isso me doi tanto q eu choro muito

  25. Quero ser paciente com Minh a filha ela não me encomada e o pouquinho q ela se souta me irrita eu brigo bruto e as vezes quero bater ela só tem sete anos é um doce de menina eu q sou estressada e quando eu brigo com ela isso me doi tanto q eu choro muito

  26. Nossa até me emocionei, não entendo pq sou Tá o impaciente com meu “pedacinho” ele é td q eu pedi a Deus, mais ultimamente perco a paciência muito rapidamente, às vezes ele só quer explorar, conhecer aprender i eu entendo td errado… Ao acorda a partir de amanhã quero ser uma nova mãe.. .
    Muito obrigada Thais Cardoso q Deus te abençoe

  27. Nossa! Tô me sentindo um lixo. Ñ consigo entender pq sou tão impaciente com o meu filho q é tudo o q eu tenho na minha vida. Me sinto tão sobrecarregada: parece q só tenho obrigações. Obrigações de mãe, de esposa, de funcionária, de estudante. Tenho a impressão de que ñ tenho direitos, só deveres e, mesmo sem querer, acabo quase sempre descontando nele. Muitas vezes, deixo de ficar com ele brincando as brincadeiras q ele gosta pra ler algum assunto da faculdade, ou pra fazer algum serviço, ou simplesmente ficar deitada na minha cama mexendo no celular, vendo tv ou dormindo. Muitas vezes, prefiro ficar deitada no meu quarto msm sem sono enqto meu marido está lá sentado no chão do quarto dele vendo os desenhos q ele gosta. Ñ consigo falar sem perder a paciência. Esse filho foi tão amado, tão esperado. E vejo o qto é inteligente, sábio, alegre. Às vezes, tenho ficado surpresa ao vê-lo se aproximar de mim e me beijar. Como se isso ñ fosse uma coisa normal. Ñ sei o q falta pra mim. Ñ falta nada. Tenho tudo o q preciso mas ñ consigo valorizar. Mas tenho medo de perder. De perder o amor do meu filho, cada vez mais amigo e próximo do pai. Me sinto um lixo de mãe cada vez que grito com ele, que faço ele chorar. Me sinto um lixo de mãe qdo vejo seu olhar de medo qdo falo com ele. Eu preciso mudar. Pq sei o qto tenho um filho maravilhoso, que parece que horas depois esqueceu tudo o que eu falei. Eu quero mudar. Por ele. E por mim. Porque eu não quero semear um futuro triste pra mim mesma. Foi Deus quem me direcionou pra esse site. Eu vou mudar.

  28. Olá meu filho 2anos e 1 mês ele é bem esperto, inteligente enfim, maaas… Sempre me tira a paciência. Mexe em tudo q n devia já tirei tudo q é alcance dele p n mexer mas n tem jeito, n para nem p assistir filmes nem desenho n tem TV q dê jeito. As vezes penso q n sou uma mãe suficiente p cria ele. Penso q n esto fazendo meu papel de mãe crt. Ele me tira tanto a. Paciência q até me pego chorando. Enfim oq Eu faço pq eu. N sei mais oq fazer.

  29. Nossa como estou pedindo a Deus em minhas orações , pra ser mais paciênte e calma com meus filhos.. Tenho 2 filhos uma menina de 10 e um menino de 2, com os muitos afazeres do dia dia depois do trabalho, não estou conseguindo lidar com isso, pois estou muito estressada e nervosa .. Penso que sou uma péssima mãe, de ficar pouco tempo com eles e ainda não saber aproveitar. Amo eles mais que tudo, eu planejei eu sonhei com eles.. Preciso mudar ,antes que eles crescam e não tenham boas lembranças de mim.
    Parabéns pelo blog ajuda muito .. Será que passar no psicóloga me ajuda mais a manter a calma

  30. Tambem chorei muito porque me identifique com muitos comentarios acima, Tenho uma filha de 3 anos e tem horas que eu me sinto a pior mae do mundo, perco a paciencia com muita facilidade principalmente quando a casa esta suja, banheiro sujo pratos sujos etc. e ela só quer colo e qualquer coisa que acontece ela vem pra mim chorando querendo que eu a pegue e isso me irrita muito fico a ponto de ter um ataque, peço a Deus todos os dias paciencia. trabalho oito horas por dia e e ai pensei que quando tivesse férias tudo iria ficar bem seria as mil maravilha, hum, me enganei porque ai piorou o dengo dela,mas acredito que isso e uma fase e vai passar. vou tentar as dicas acima. bjus.

  31. Outra coisa que eu costumo pensar quando estou a ponto de explodir é que, se você que é a mãe, é a pessoa que mais o ama no mundo, tem o dever de cuidar e proteger; grita ou age de forma violenta, ou faz com que ele se sinta mal, ele vai achar que isso faz parte de uma relação de amor e, no futuro, acabar aceitando esse tratamento vindo de outras pessoas como professoras, babás, sei lá… não é pra acontecer, mas às vezes acontece, né?

  32. Tenho dado tapas na minha bebê de 11 meses ela é boazinha mas quando começa a chorar eu perco a paciência. As vezes tento ignorar, mas os vizinhos perguntam o porquê dela estar chorando. Muitas vezes eu estou cozinhando ou limpando a casa e isso me irrita ainda mais , pq tenho hora pras coisas dela e minhas e manha atrapalha as coisas. Não consigo sentir um amor como as mulheres relatam de doer o coração por ela é uma relação de cuidado e ponto. Beijo ela é faço cosquinhas , mas carinho é difícil eu fazer. Gostaria de mudar essa situação ser mais paciente e ter prazer de cuidar e estar com ela. Não sei o que faço para mudar essa situação.

  33. Olá eu tenho um filho de 1 anos e 8 meses ele é muito imperativo não para um momento desafia eu é o pai não obedecer quando falamos com ele nem um momento ele desafia muito agente e acabamos batendo muito nele e morremos de medo se sentimos arrependidos e ficamos se sentindo mal a todos momentos não tem um dia que eu não bata nele e eu não aguento mais isso eu quero para aprender um castigo sem gritar ou bate e Morro de medo sabe suas dicas todas eu sigo mais nada resolve porque mesmo ele apanhando ele faz de novo e de novo o dia todo assim ele não dorme pra dormir tem que toma uns tapas eu não aguento mais isso me sinto uma péssima mãe e preciso de ajuda da tempo de muda por favor me ajudem

  34. Minha bebê tem 2 e 10 meses. É perfeita e linda e estou me sentindo o pior dos seres pq não tenho conseguido manter a calma diante de tanta teimosia e pirraça… perdi o equilíbrio. Tá horrível. Me sentindo uma bosta

  35. Mesmo sabendo de todas estas dicas, nunca paramos para organiza las na mente na hora do desespero com o bebe. Elas sempre chegam na hora do arrependimento, da culpa.
    Li sua postagem pq estava me sentindo muito perdida, nervosa e me sentindo uma pessima mae.
    Ha dois dias estpu colocando em prática…neste momento estamos (bebe e eu) na cama brincando, sem chorar ou esperniar.
    Obrigada e que Deus abençoe

  36. Eu me sinto uma péssima mãe.
    Meu filho não foi planejado, sério eu já pensei que não sou deste mundo, porque quando a gente tem um filho a vida muda em tudo completamente.
    Eu não estou sabendo lidar com isso, e com isso acabo culpando meu filho. Ele está com 1 ano e 7 meses até agora está sendo a pior fase. Não quer comer, está chorando bastante, quando eu vejo já perdi a paciência. Quando vou conversar com meu esposo ele faz de tudo para chamar atenção é pior quando eu falo não ele me testa no último faz as coisas só porque falei não.
    Estou me sentindo perdida, sério estou perdendo a vontade de tanta coisa.
    Ser mãe não é fácil. Literalmente.

  37. Eu sou muito sem paciência 🙁 minha filha vai fazer 1 ano e quando ta com raiva se jogar, faz birra e eu acabo gritando com ela… Depois o arrependimento bate. Faço de tudo pra não perde a paciência com ela, vou seguir suas dicas com fé em Deus vou mudar esse jeito.

  38. Meninas, hoje vi que não estou sozinha no mundo, me sentia a pior mãe do mundo, e para completar algumas pessoas dizem na minha cara q se eu n tenho paciência para que tive filho isso me deixa mal e ainda respondo grosseiramente dizendo que não foi planejado, mas hoje reflito que tenho que mudar, quando imagino que algo de ruim poderá acontecer com ele eu choro. Meu filho é muito manhoso, tudo chora e eu tudo grito, quado chega perto da hora do almoço e da janta eu me desespero pq sei q vai ter muita gritaria e choro. Vou tentar todas as táticas deste artigo.

  39. Em busca se auxílio para controlar minha raiva, achei esse site.
    Triste ver que tem muitas mães na mesma situação eu.
    Tenho uma filha de 2 anos e meio e uma menina de um mês de vida.
    São inúmeras coisas que mudaram nos últimos meses, Laura mudou de casa, de escola, convivia com os avós todos os dias, via o pai toda semana, e agora estamos longe de todos.
    Maitê chegou, com isso o ciúmes também, ai junta as birras e teimosias da idade, ai pra piorar chega as férias, ai tem o desfralde… Meu Deus, ser mãe esta bem longe de padecer no paraíso. Todo mundo fala pra ter paciência mas tem situações que realmente fogem do nosso controle.
    É muito muito difícil ter que cuidar de duas crianças em fases completamente diferentes, mas elas são as minhas filhas se eu desistir delas como vai ficar?
    Eu optei por deixar o desfralde mais para frente pois é muita coisa de uma só vez.
    Fico imaginando um futuro não muito distante com essa geração que estamos criando, todos esses filhos sem compreensão, todos esses filhos que ao tentarem aprender e descobrirem o mundo só recebem gritos e chineladas, todos esses filhos que são reprimidos…
    Somos tão egoístas, não é uma questão só de paciência e sim de coerência.
    Como vamos esperar um mundo melhor se o futuro que esta em nossas mãos não tem amor, nem respeito!?
    Tudo bem ter dias difíceis, tudo bem não estar bem sempre mas temos que parar de descontar em nossos filhos as nossas frustrações. Nossos filhos são extensões de nós, pensando assim o que eles serão para o mundo?

  40. Boa noite mamães, passo o brigando, gritando, agora pouco, antes de briguei feio com a minha bebê ela tem apenas 2 anos e 9 meses, ao colocar ela pra dormir falei com a minha mãe, moramos juntas, ela me disse filha vocês precisam ficar mais cauma

  41. Boa noite mamães, passo o brigando, gritando, agora pouco, antes de briguei feio com a minha bebê ela tem apenas 2 anos e 9 meses, ao colocar ela pra dormir falei com a minha mãe, moramos juntas, ela me disse filha vocês precisam ficar mais calma, eu disse mais é impossível, ,então ela disse que eu precisava de ajuda entao procurando encontrei essa página. Agradeço de coração. Chorei por me indentificar

  42. Olá tem uma filho de 7 e outra de 3 às vezes acho que vou ficar louca.eles brigam o tempo todo e por tudo e que me deixa mais sem paciência e de ajuda nas tarefas pois estou sobrecarregada com o trabalho e tem o serviço de casa ele está com dificuldades na leitura e na escrita e vai chegando a hora de mim trabalhar eu vou perdendo a paciência.não é certo depois que perdo a paciência me arrependo e choro muito e fico me culpando por sentir uma das piores mãe ??gostaria de ser uma boa mãe pra ele em que ele me amasse e se sentisse seguro comigo. Hoje mesmo perdir a paciência com ele estou muito triste.não quero passar uma imagem de mãe briguenta que só grita ou da uma palmadas. Isso é um desabafo preciso de ajuda. ??

  43. Nossa chorei horrores aqui. Foi perfeito . To muito irritada com meu filho ele tem 8 anos e quer chamar atenção a todo momento parece muito carente e eu com muita pouca paciência e não sou tão melosa ai acabo gritando muito com ele pôs ele quer ficar encima de mim todo tempo .mas ai minha consciência pesa e grita de dó dele e de mim. Obrigada mamãe tagarela pelas dicas , vou por prática.

  44. Gratidão ??
    Obrigada por esse artigo.
    Realmente não é fácil, e eu acredito muito na energia que vibramos, eles captão com certeza e acaba retornando essa intolerância de várias formas negativa.
    E mesmo assim sabendo de tudo isso e todas essas dicas que você nos dá me passanso sempre pelo pensamento ainda sim me vejo perdendo a paciência e depois me achando a pior mãe do mundo.
    Estou grávida entrando para o 6 mês dês gestação e ando muito irritada, por nada, qualquer coisa tem me deixado desequilibrada com o meu outro pequeno de 2,6 anos e meio.
    É realmente um teste de tolerância e muito amor envolvido para buscar ser melhor a cada dia.
    Obrigada, adorei!

  45. Sou mt nervosa,impaciente,Bato no meu filho mt?e dps eu choro e fico muito arrependida.As vzs e doloroso demais vc por de castigo esas coisas.So Deus p me ajuda nessa viu

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *