Idéias de Presentes para as Crianças

Eu sou o tipo de pessoa que sempre fica na dúvida do que comprar de presente de aniversário quando tem festa de algum amiguinho da Mia ou do Eric, principalmente porque conforme vão crescendo, os gostos pelos brinquedos vão mudando, é claro. Então para facilitar para você, eu vou dar algums idéias de presentes para as crianças de acordo com a faixa etária. Então vem comigo:

Grávida

Uma amiga sua engravidou e você quer presenteá-la mas não tem idéia do que comprar? Filho custa caro, então qualquer presente de necessidade básica é muito bem vindo, como roupas ou fraldas. Mas se você quer deixar isso para o chá de bebê, é melhor. Uns dos melhores presentes que eu ganhei quando estava grávida do Eric foram a cadeirinha do carro e o carrinho de bebê.

O que não dar: chupetas e mamadeiras, porque você não sabe se a mãe vai querer amamentar e esses itens podem atrapalhar, por isso é melhor deixar a mãe compra-los.


ideias de presentes ideias de presentes

De 0 a 2 anos

Nessa idade as crianças estão descobrindo o mundo e aprendendo como tudo funciona com uma velocidade enorme. Eu gosto muito de dar brinquedos educativos, como brinquedos de encaixar que ensinam as crianças a trabalharem a coordenação motora, muito importante nessa faixa etária, além de ensinar formas de todos os tipos (estrela, quadrado, círculo etc) e a criança começa a aprender lógica – quadrado só encaixa no quadrado, retângulo só encaixa no retângulo e por aí vai.

ideias de presentes

Eu também gosto muito de presentear com pelúcias nessa idade. Mia por exemplo adora uma pelúcia desde pequenininha (a madrinha dela já deu muitas para ela). Só que esse não é um presente só para meninas, meninos também gostam. Calma que eu vou te explicar. Por exemplo pelúcias personagens que o menino mais gosta (se você não souber pode mandar uma mensagem para a mãe da criança perguntando quais são os personagens preferidos). O Eric ganhou da Mia, quando ela nasceu, um kit de pelúcias do Pocoyo. Na época ele tinha 2 anos e ele adora até hoje (ele está com 6 anos). Eu já vi pelúcias dos pokemon, pelúcias dos vingadores e outras muito legais.

ideias de presentes ideias de presentes ideias de presentes

De 3 a 5 anos

Nessa idade algumas crianças ainda curtem pelúcia, então a dica da idade anterior ainda vale. Mas eu recomendo mandar uma mensagem para a mãe ou o pai da criança para descobrir se ainda curte (meus filhos ainda curtem).

Para essa faixa etária eu gosto muito de comprar presentes que façam a criança trabalhar a criatividade delas com as mãos, como: massinha, areia cinética, slime, geleca etc. Esse tipo de brinquedo, além de trabalhar a criatividade, já que a criança pode construir qualquer coisa que vier na cabeça dela, também trabalha a coordenação motora e o lado sensorial do tato, ajudando as crianças a aprenderem a identificar diferentes materiais e temperaturas através do tato.  O que eu mais gosto desse tipo de areia é que dá para brincar em casa e ela fica bem grudadinha, como se fosse uma areia da praia molhada, só que é seca ao toque, ou seja, ótima para modelar sem sujar muito. Aqui as crianças adoram brincar com essa areia de modelar como você consegue ver na foto abaixo. Ah, algumas pessoas chamam por areia divertida ou areia mágica, mas é a mesma coisa.

ideias de presentes

Com essa idade os meus filhos começaram a gostar de brinquedos que você brinca e faz exercício físico ao mesmo tempo. E vamos combinar que exercício fisíco é importante para as crianças desde cedo. No caso deles eu dei um patinete para cada um e eles amam patinar para lá e para cá nos finais de semana. Claro que começaram devagar, tentando pegar jeito e hoje em dia patinam bem rápido. No nosso caso eles preferiram um patinete, mas a bicicleta tem a mesma função em  ajudar bastante na coordenação motora, equilíbrio e claro, gastar energia da criança, já que é uma atividade física.

ideias de presentes

Outra coisa legal de dar de presente nessa idade são os brinquedos personagens – daí cabe a você descobrir os personagens preferidos da criança antes de comprar (manda mensagem para a mãe ou o pai perguntando). Mia, por exemplo, ama Peppa Pig e tem vários personagens do desenho. O Eric não é muito fã de personagem mas mesmo assim ele tem alguns como o Capitão América, o Homem Aranha e o Hulk. Quem acha que esse tipo de brinquedo não ajuda a desenvolver habilidades, está enganado. Brinquedos de personagens desenvolvem demais a criatividade e ajudam a criança a trabalhar na interação, já que eles costumam, nessa idade, imaginar situações com os bonecos nas mãos – pode observar uma criança brincando com bonecos, nessa idade, e depois me conta. Eles imaginam todos os diálogos, chega a ser engraçado vê-los brincando.

Aliás, isso me lembra que a Mia fará aniversário em breve (11 de março) e eu quero comprar a boneca da Masha (do desenho Masha e o Urso) para ela, porque ela adora. Veja que gracinha!

 

De 6 anos em diante

Nessa idade as crianças ainda curtem muito tudo o que eu falei na faixa etária anterior: bicicleta, patinete, areia cinética, massinha, bonecos de personagens etc.

Porém nessa idade eles começam a curtir demais os jogos de tabuleiros e jogos de cartas desenvolvidos especialmente para crianças. Então eu acredito que esse tipo de presente a partir dessa idade são os que vão fazer mais sucesso. Jogos ensinam as crianças a aprenderem a desenvolver estratégias, a aprenderem a perder (super importante), ajudam no desenvolvimento cognitivo e social e ajudam a família a passar um tempo de qualidade juntos enquanto se divertem.

A minha dica é checar sempre a idade recomendada para o jogo que você quer comprar de presente, porque cada jogo vai ter uma idade mínima recomendada diferente. Inclusive alguns jogos têm a versão júnior, que é uma versão simplificada que serve para crianças mais novas (a partir de 6 anos) e a versão normal que é para crianças mais velhas (a partir de 12 anos). Sempre olhe na caixa antes de comprar.

Aqui em casa, nós jogamos detetive, jogo da vida, banco imobiliário, UNO, super trunfo de dinossauros, super trunfo de criaturas do mar e muitos outros jogos que temos. Eric adora e a Mia joga também, mesmo com 3 anos. Ela não entende nada, mas adora participar. O problema é que às vezes ela sai no meio do jogo hahahah. São com os jogos de tabuleiros que nós mais nos divertimos juntos.

 

Mas onde encontrar isso tudo sem gastar muito do meu tempo?

Eu sei que a vida é mesmo muito corrida e a gente não tem tempo de ficar toda hora indo a lojas de brinquedos para comprar presente de aniversário, presente de natal, presente de dia das crianças dentre outros eventos onde presenteamos os pequeninos. Além de que, quem tem criança sabe como é complicado ir comprar presente para outra criança e sair sem nada para a sua própria. Por isso vou recomendar uma loja de brinquedos online bem legal que entrega na sua casa, o site é bem fácil de navegar e encontrar o que você procura e ainda dá para dividir em até 12 vezes no cartão. E a ARIKE agora está dando um desconto especial para os leitores do Mamãe Tagarela, é só usar o código de desconto ARIKEMT5 na hora de finalizar o pedido. É uma maravilha poder resolver o presente em 5 minutos, podendo pedir online de uma loja confiável como a Arike e receber em casa sem estresse algum e se você não acredita em mim, pode ir lá conferir os diversos depoimentos de quem já comprou. Eu recomendo demais! Então acesse a Arike aqui para escolher o presente do próximo aniversário, mas não se esqueça de usar o código de desconto ARIKEMT5 para economizar uma graninha.

Espero que você tenha gostado das dicas. Me conta depois o que você comprou e se a criança gostou. O seu comentário pode ajudar outra pessoa a escolher um presente.
Um beijo,
Thata

Deixe seu comentário!