A Febre do Brinquedo ou A Doença do Brinquedo

a febre do brinquedo ou a doenca do brinquedoA Flavia Gallucci, uma leitora querida do blog, veio me dizer que alguns filhos de amigos andavam doentes por causa de brinquedos (sim, tendo a febre do brinquedo). Vejam só esse mundo capitalista em que vivemos. Comerciais na TV, no intervalo dos desenhos animados, fazem de tudo para convencer as crianças que aquele brinquedo é legal. Mas o que acontece muito é que alguns pais não tem dinheiro para bancar isso. Os brinquedos hoje em dia estão absurdamente caros e a criança continua querendo o brinquedo.

Logo abaixo a Flavia vai nos contar tudo o que ela sabe sobre o assunto:

Quando uma criança quer muito um brinquedo a ponto de adoecer:

Sim é possível. E não é frescura. Eu mesma adoeci quando era criança porque queria muito uma boneca, tive febre alta durante uma semana, febre que cessou assim que meus pais compraram a boneca.

A compra do brinquedo nesse Dia das Crianças não foi fácil, o País em crise, o dólar nas alturas e as propagandas (principalmente nos canais de desenhos da tv a cabo).. aaahh as propagandas… que só mostram brinquedos e mais brinquedos, acredito que muitas mães pelo menos 1 vez por dia escuta “Mãe, quero esse!” enquanto a criança assiste os desenhos. E daqui 2 meses e meio, tem o Natal! Quando a criança esta na loja de brinquedos é normal ela ficar encantada, querendo esse e aquele, pedindo para que os pais comprem mas o “perigo” está quando ela continua pedindo durante dias, semanas, meses.. essa vontade pode deixar a criança doente, desde uma febre até verminose. Sim, a criança pode ter até vermes.

Ontem, li 3 relatos de mães num grupo que participo, contanto sobre crianças que chegaram ao ponto de ter vermes. O pai de uma amiga minha viu um menino morrer por causa de uma colcha de um super herói, ele começou com febre alta e em 3 semanas veio a óbito. Comentando com a minha mãe, ela disse que conheceu casos de crianças terem vermes (lombriga) por vontade de brinquedo e até de um doce.

Meu conselho é, nunca mentir para a criança! Falando “Depois nós compramos!” ou “Você vai ganhar no seu aniversário (Natal, Dia Das crianças..)” se não for verdade! Isso cria uma expectativa enorme nelas! E evitar (na medida do possível) idas as lojas de brinquedos com as crianças. Vivemos num mundo cada vez mais consumista, precisamos estar sempre atentas, não ao ponto de dar tudo que a criança pede, não dar limites. E sim de observar, conversar, explicar, não mentir (para não criar as expectativas) e até mesmo de evitar muitas vezes as idas as lojas (com as crianças).

Esse texto trata-se de um depoimento de uma leitora, baseado somente em experiências pessoais. Não existe atualmente nenhuma comprovação científica a respeito de crianças que desenvolvem vermes por causa da febre do brinquedo.



A Febre do Brinquedo flavia gallucci

 

Flávia Gallucci e a sua filha Valentina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: The Asian Parent

13 comentários

  1. Rose comentou

    Mamãe Tagarela, cuidado com esse tipo de postagens…. Pesquisei na literatura científica, e não achei nada sobre passar vontade de algo e vermes….
    Os vermes estão no corpo da criança por outros motivos… Mais nunca pq está passando vontade!

    1. Thata Tagarela respondeu Rose

      Oi Rose, esse foi o depoimento de uma leitora, assim como alguns depoimentos nossos que não tem base científica e sim base de vivência. Em relação aos vermes eu concordo que antes precisa ter ovos no corpo da criança. Em relação à febre eu acredito que o emocional mexa muito conosco, nos deixe para baixo, depressivos e até mesmo dê febre. Beijos e obrigada pelo comentário.

  2. Simone comentou

    Olá meninas boa noite,diante do q li .. Resolvi contar minha experiênci como mae rsr… Tenho duas filhas uma de 13 anos (q nunca ficou doente por nada “brinquedos” ) . e tenho uma de 8 anos ,essa em compensação vive me deixando aflita pois fica doente.. Mas ela nunca fica doente antes de ganhar o q pede ,ao contrario sempre fica doente depois de ganhar… O mais recente foi um livro de colorir (desses q lançaram agora como terapia pra pessoas expressadas e anciosas)..pois bem uma amiguinhas dela tem um livro desses… E ela me pediu,mas como vivo dando livrinhos de colorir a ela e ela nunca termina de pintar..falei a ela q não iria comprar ..ela como sempre insistiu algumas vezes no mercado,mas como nao obteve sucesso desistiu e entendeu,passou!!! Mas hoje,mais o menos um mês depois dela ter me pedido, a amiguinhas dela veio trazer um livro pra ela de presente… Fiquei ate com vergonha pq ela nem quis dar muita atenção a amiguinha só quis pintar os desenhos… Pois bem resumindo ela amou o livro,mas agora pouco tive uma desagradável surpresa …ela já estava dormindo e de repente ouvi barulho no quarto dela,fui ate lá e ela estava vomitando.. 🙁 … Vomitou três vezes e tomou banho três vezes todas reclamando de dores na barriga,agora graças a Deus dormiu… 🙁 e sei q isso vai durar de dois a três dias como sempre!!! … Sinceramente não entendo muitas crianças fuçam doente pq querem o brinquedo ou coisa do tipo, mas minha filha fica doente depois q ganha o q quer… Estranho isso né?…bom eu estava na NET procurando explicações pra isso,mas não encontrei por isso resolvi dar meu depoimento… Se alguém souber me explicar ou dar algum conselho eu estou a disposição… Desde já obrigado…e viva nós mamães guerreiras né rsrrs…bjus meninas Deus abençoe vcs e seus filhos(as)…

  3. Simone comentou

    Meninas me desculpe tantos erros kkkk é pq digitei do celular e esse corretor do teclado só atrapalha …nossa quantos erros kkk espero q consigam entender..bjus

  4. Eleyda almeida comentou

    Minha filha também fica doente por coisas agora e um cachorro estou passando um sufoco e com medo foi notificada dengue mas pede durante as febres e fora delas sempre o cachorro eu não queria mas o que fazer estou confusa agora ela está melhor mas ainda pedi

  5. andreia comentou

    quero saber sobre isso,mas não pelo termo “acho” e sim por bases cientificas, e não achei nada sobre o assunto, se alguém achar por favor compartilhe.

  6. “Não vai dar e a criança vai ficar sofrendo das bichas” Termo dos antigos qdo, com vontade, as crianças ficavam com dor de barriga e febre. Ache este texto justamente porque a nossa de 5 anos agora está assim, e já descobrimos que é por conta de um patins que a de 9 deseja. Dissemos q não compraríamos por conta da idade dela – perigoso. Enfim, já foi ao seu pediatra, fez exames… Nada! Estamos neste instante saindo para comprar os patins. Acreditamos na medicina, principalmente homeopática, mas por vezes só as mamães sabem o que seus filhos realmente preciso, como é o caso da dentição que muitos dos médicos não admitem a febre por decorrência. Nem tudo está nos livros. Muito legal o site. Abs.

  7. Errata: “Achei…” “…realmente precisam,…” (Perdoem-me)

  8. Luiza comentou

    Minha filha quando era pequena ficou doente por causa de uma bicicleta, enrolamos até onde deu, porque meu marido estava trabalhando direto, sem final de semana…mas num sábado não teve jeito…ela só vomitava, quando ela vomitou dentro do prato que eu estava dando comida para ela me desesperei, quando meu marido chegou corremos no shopping comprar a bicicleta, sem mentira nenhuma, acabou vomito e febre. temos que tomar cuidado com essas vontades…abs

  9. Adriana comentou

    Sou mae de um adolecente de 15 e uma menina de 10 anos. Ja ouvi falar muito sobre criancas que adoecem por estar com vontade de comer ou possuir algo. Gracas a Deus, nunca conheci uma crianca assim. Eu nao dou tudo que meus filhos pedem (nao sou milhionaria), mas sempre converso muito com eles (desde bebes) e eles sempre entenderam que, apesar de quere dar tudo para eles, nem sempre e possivel. Acho que os pais tem o dever de fazer com que a crianca seja saudavel nao somente fisicamente, mas tambem piscologicamente, conversando, explicando e impondo limites.
    Obs. Me desculpem a falta de acentuacao, meu android nao possui essa opcao.

  10. Jessica comentou

    Olá no meu caso minha filha de 6 anos me pediu uma boneca no momento em q me pediu eu não tinha o dinheiro, dps eu arrumei e comprei a tal boneca,ela já tinha adoecido, dps q ela teve a boneca eu não consegui ficar satisfeita com o comportamento dela, pois anda com o olhar triste, olho estalado isso seria motivo de bichas C manifestando?eu pergunto sempre C ela está com vontade de mais alguma coisa e ela me fala sempre q não, é normal ficar assim..? Por favor me ajudem estou desesperada, não sei o q fazer, estou com muito medo q seja algum tipo de parasita pois conversei com algumas pessoas e me falam q bicha até mata. É verdade ou mito?

  11. Ana Flávia comentou

    Pra vcs terem ideia, minha filha mais velha (q hj tem 5 anos) adoeceu com 10 meses por causa de uma bendita paçoquinha, eu estava indo na farmácia, e na época tinha uma doceria Aki na rua da minha casa, aí um menino, passou perto da gente comendo PAÇOCA, Ela ficou falando dá, mas nem me toquei ?, eis que chego em casa, passam horas e ela tranquila sem febre, nem nada.. ela dormiu, quando deu 02h ela acorda, choramingando, suando, estava queimando em febre.. e pra descobrir o que era? Aí q me veio na cabeça, do menino com a BENDITA PAÇOQUINHA.. Fui com ela, comprei a paçoca na doceria, assim que dei a paçoca, sumiu febre, sumiu moleza do corpo, aquela criança que estava tristonha, toda amoadinha no canto, já estava a todo vapor..
    Portanto, como eu digo, oq aconteceu aqui, pode ser que aconteça tbm com alguma outra pessoa..

  12. SAMARA BEATRIZ MONTEIRO TRIGO comentou

    Eu não sou mãe, mas vou deixar meu depoimento por ter sido uma criança dessas e ter casos na família… Minha mãe teve um primeiro q sim, quase morreu de verme por causa de vontade de comer doce… A treta foi quando ele tinha 2 anos de idade, uma outra criança fez a gracinha com um pedaço de pão doce oferecendo pra ele e, quando ele ia comer a criança puxou da boca dele e comeu… O menino só curou quando descobriram isso e os pais dele fizeram o menino q fez isso dar o pedaço de pão pra ele… Minha mãe conta q ficava acordada de noite olhando esse meu primo pq os vermes saim pelo nariz dele!!! E não tinha remédio q curasse… Eu e minha irmã tbm sofria disso, mas diferente de vômito, eu tinha uma tosse seca e incessante q não me deixa dormir direito, meio q irritava a garganta e eu não parava de tossir… E o pior de tudo é Q EU AINDA TENHO ISSO!!! Sem brincadeira nenhuma, 20 anos nas costas e hj eu comecei a tossir e dar até falta de ar, se eu não soubesse o q era e não posse pelas Lacrimas (pq eu começo a chorar dormindo e quando tusso) eu diria q era covid… Mas só foi eu lembrar o q tô com vontade q para (dica: se a criança começa a negar ou ‘esquece’ do q tá com vontade, os sintomas pioram então façam elas falarem!! Minha irmã esquecia, vulgo negava q tava com vontade por saber q não tinhamos condições financeiras boas, até ficar de cama) Creio muito q seja um fator psicossomático pq eu fico adoecida tbm, dor na garganta de angustia, fico acoada, arredia e dispersa… E eu tenho problemas com ansiedade e pânico e minha irmã tbm… Com certeza tem haver com ansiedade pq não é possível… Eu tô sem dormir hj por causa de um sapato!!! O q já é frustante por si só, afinal 20 anos e eu sei bem como q as coisas funcionam, mas é um negócio muito subconsciente q não consigo evitar e se eu negar ou me contentar com a resposta ‘não posso’ (o q é vdd, enfim desemprego) simplesmente vou adoecendo… Engraçado q eu nunca fui daquelas crianças de pedir TD pq quando queria algo ficava doente pq não queria q minha mãe gastasse

Deixe seu comentário!