Aluno Autista – Carta Inclusiva de Apresentação à Escola

Oi gente, tudo bem? Fevereiro chegou e se tem um assunto que não sai de nossas mentes nesse mês é Adaptação Escolar, não é? Pois é, foi pensando nisso que eu criei a carta de apresentação à escola para o aluno autista e outras dicas que hoje eu vim te dar, para passar por esse período que é crítico para nós, famílias atípicas com crianças autistas, e te contar sobre esse material que preparei que ajudou muito aqui em casa com as crianças!

Precisamos entender em primeiro lugar que existe uma ruptura muito intensa da rotina quando a escola chega à vida de nossos filhos autistas. Por isso, é muito importante irmos trabalhando essa mudança com eles antes mesmo dela acontecer. Antecipe tudo que puder. Leve para conhecer a escola, tenha fotos dos ambientes que ele irá frequentar e apresente para ele, explique o que ele fará naquele ambiente, promova uma reunião com antecedência entre vocês e a professora.

Nessa reunião, além de permitir que uma criação de vínculo se inicie, leve um guia com dicas que possam auxiliar seu filho na escola. Alguns aspectos são bastante importantes de serem  explicados nesse momento, pois podem ser decisivos em tornar a ambientação da criança muito mais fácil.

Por exemplo, conte a professora sobre os interesses e hiperfocos da criança. Com a professora tendo essa informação, ela poderá organizar a programação pedagógica inserindo elementos que irão chamar atenção da criança e poderão garantir o engajamento dele.

Sabemos que num ambiente sem referências, com muitas pessoas e excesso de estímulo, a criança pode se desorganizar e uma crise pode acontecer. Crianças desreguladas não estarão abertas para aprender e o ganho de habilidades será muito mais difícil. Por isso, oriente a professora contando sobre o que pode levar a criança a ficar desregulada e o que fazer para auxiliar caso sinais de uma crise apareçam.

Com a conversa mais guiada dessa maneira, será muito mais fácil da professora conseguir oferecer o suporte que a criança precisa para a criação dessa nova rotina dela. Você também pode sugerir a presença de um quadro de rotinas para ela em sala de aula e tenha também um em casa. Previsibilidade traz bastante conforto para crianças que estão no espectro.

Assim Surgiu a Carta de Apresentação do Aluno Autista

Por fim, com toda essa dificuldade que existe na adaptação, criei uma Carta de Apresentação da Criança Autista à Escola e por aqui ela foi um sucesso. Pontuei absolutamente tudo que achei que pudesse ser relevante e que pudesse ajudar na ambientação dos meus filhos. Vendo o resultado positivo que tivemos e a segurança que ganhei, achei que seria muito justo compartilhar esse material com vocês. Você pode imprimir o modelo e preencher. 

A idéia da carta é ser um material completamente personalizado e individualizado. Você terá um espaço para pontuar aspectos gerais (como nome, idade, diagnóstico, tipo sanguíneo, etc),  foto, interesses, situações que demandam suporte, medos, gostos da criança, comorbidades, terapias que faz, você poderá falar sobre a alimentação, muito importante sobretudo para casos de seletividade e alergia, poderá dar dicas de como agir diante de comportamentos que são difíceis mas você já aprendeu a lidar, sinais de crise e como agir diante dela e muito mais! 

Você pode adquirir a carta para o aluno autista aqui.

Ao longo da carta, vou pontuando dicas sobre autismo e de como lidar com algumas situações, tudo que eu acredito que possa ajudar a professora a incluir o aluno autista em sala de aula.

A melhor parte é que esse material está sendo vendido por um valor simbólico, são apenas R$ 5,79 e você recebe ele lá hora em seu e-mail. Para comprar, você pode clicar aqui. Toda contribuição será revertida para um projeto de inclusão que estou desenvolvendo e que muito em breve darei notícias dele aqui. 

História Social Sobre Ir Para a Escola – Tudo Sobre a Minha Escola

A carta de apresentação escolar do aluno autista. Mas para ajudar na adaptação do aluno autista nessa nova rotina de volta às aulas, para evitar que as crianças entrassem em crise aqui em casa, eu bolei uma história social sobre a escola do aluno autista. A história social é uma técnica usada com a criança autista onde é preciso responder 6 perguntas principais. E também estou disponibilizando aqui para vocês comprarem (link aqui).

Espero que essas dicas e o material ajudem vocês e podem me marcar no instagram @mamaetagarela quando imprimirem e usarem a Carta! Amo ver as ideias que coloca aqui ganhando vida.

Já Ouviu da Revista Semanal de Autismo e TDAH – a Newsletter que o pessoal recebe por e-mail?

Além disso, todo domingo os inscritos na nossa newsletter recebe por e-mail um resumo de tudo o que aconteceu sobre autismo naquela semana! Eu recomendo que se inscrevam em nossa Newsletter (clica aqui), pois compartilhamos dicas, notícias, assuntos relevantes para nossa comunidade e de vez em quando ainda pinta um brinde por lá. Você pode se inscrever neste link aqui e é de graça!!! 

Até mais!

Um beijo, Thata

Deixe seu comentário!