Atraso na fala e Autismo

O atraso na fala no autismo é uma das grandes preocupações das mães e dos pais e logo vem um questionamento na cabeça: será que meu filho vai falar? 

Recebo muitas perguntas no meu inbox do Instagram sobre a fala do Eric e da Mia, se apresentaram atraso na fala ou dificuldades na comunicação e vou contar um pouquinho para vocês.

O Eric apresentou atraso na fala e além disso parou de falar por alguns dias, na época ele estava com dois anos de idade e a fala voltou aos poucos dias depois.

A Mia não apresentou atraso na fala, porém apresentou episódios de mutismo seletivo até com as pessoas mais próximas que somos nós. Na verdade ela apresenta até hoje o mutismo seletivo.

atraso de fala no autismo.

Nesse vídeo Atraso na fala no Autismo, eu e o Rafa contamos um pouco mais sobre a nossa experiência com o Eric e a Mia. Nesta conversa também falamos sobre ecolalia, compreensão do que é falado e mutismo seletivo.

A fala é um dos meios de comunicação, mas não o único!

Se seu filho apresenta dificuldades na comunicação, saiba que é possível utilizar os recursos de comunicação alternativa ou de comunicação alternativa aumentativa e ajudá-lo a se comunicar melhor.

O recurso visual auxilia a criança a identificar e expressar o que está sentindo no momento. A comunicação por imagens também favorece o desenvolvimento da fala e da linguagem. Vale a pena conversar com a fonoaudióloga para que ela ensine o uso de PECS ou de alguma comunicação aumentativa. Esse tipo de comunicação não atrapalha o desenvolvimento da fala, que em algumas crianças autistas pode acontecer de forma tardia.

Outro tópico abordado na conversa são as habilidades sociais e como trabalhamos isso com as crianças no dia a dia. 

Se você quer conhecer mais sobre o desenvolvimento da linguagem, neste artigo Desenvolvimento da linguagem da criança – de 0 a 6 anos eu falo sobre cada fase do desenvolvimento infantil.

E aí, me conta nos comentários se o seu filho ou a sua filha teve algum atraso na fala?

Até mais, Beijos!
Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *