Desenvolvimento da linguagem da criança é um assunto que muito me interessa, primeiro porque eu tenho um filho autista, o Eric, que sempre teve um atraso na linguagem. Hoje em dia, com 4 anos, ele só tem 1 ano de trasado. Segundo porque eu tenho a Mia que desde 1 ano e meio fala TUDO, absolutamente tudo que pedimos para ela falar ela repete. Mas não é só repetição não, ela entende mesmo o que a gente fala porque é capaz de responder perguntas e seguir comandos.
Por causa do atraso de um filho e de ter uma filha adiantada, fui estudar sobre o assunto e hoje eu trouxe para vocês as idades em que se desenvolve a linguagem.
Antes de começar eu quero que você se lembre de uma coisa: cada criança tem seu tempo, sim, ok, mas se passar do tempo estipulado como limite para o desenvolvimento (seja da linguagem ou desenvolvimento motor) você precisa investigar a causa do atraso.
Desenvolvimento da linguagem por idade:
1 a 3 meses – Presta atenção aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, faz alguns sons e dá gargalhadas. Observa o rosto e sorri quando alguém fala com ele. Faz movimentos corporais bruscos ou acorda quando ouve algum barulho.
4 a 6 meses – Procura de onde vem o som. Grita, faz alguns sons como se estivesse conversando e imita sua voz. Para de chorar quando ouve uma música.
7 a 11 meses – Encontra de qual lado vem o som. Faz alguns sons. Repete palavras. Bate palmas, aponta o que quer e dá tchau.
12 meses a 17 meses – Começa a falar as primeiras palavras. Imita a ação de outra pessoa.
18 meses a 23 meses – Pede as coisas usando uma palavra. Identifica pelo menos uma parte do corpo. Já sabe falar umas 20 palavras. É nessa idade que as crianças começam a falar mais. Entre 18 meses e 2 anos acontece o BOOM da linguagem.
2 anos a 3 anos – Consegue dizer frases curtas com duas palavras. Já sabe falar umas 200 palavras.
3 anos a 4 anos – É possível entender tudo o que ele fala, mas as vezes conjuga errado.
4 anos – Inventa histórias. Compreende regras simples de jogos.
5 anos – Forma frases completas e fala corretamente.
6 anos – Aprende a ler e escrever.
Lembrando que as crianças bilingues ou que estão aprendendo mais de duas línguas ao mesmo tempo, tendem a ter um leve atraso na fala. Segundo a fonoaudióloga do meu filho, esse atraso por causa do bilinguismo não é muito grande.
Assim como crianças com bastante interação social (seja com adultos ou com outras crianças) vão desenvolver a linguagem muito mais rápido.
O importante é, se você percebeu que existe um atraso no desenvolvimento da fala, procure uma fonoaudióloga o mais rápido possível para avaliação, pois com intervenção precoce o seu filho / sua filha vai chegar lá.
Sempre observe se o seu filho ou filha está usando a linguagem para se comunicar: chamar o papai ou a mamãe, pedir alguma coisa, mostrar alguma coisa. Isso é o mais importante a se observar, mais do que quantidade de palavras.
Quero ouvir a voz da Mia!
Vai no Instagram (Stories)
Olá boa noite ! Vocês ainda tem grupo no WhatsApp que possamos trocar ideias com outras mães sobre filhos ?
Att:Juliana
Oi, bom dia , vi seu vídeo sobre características do BB com a síndrome, e dese que minha BB tinha 11 meses eu me preocupo, ela é muito diferente dos meus outros três filhos. Fica muito irritada a toa, chora muito, não atende quando chamamos, mas escuta bem, até mesmo pq não gosta de barulho. Ela está com 13 meses e não fala nada que podemos entender, somente coisas enroladas e grita bastante.Em qual especialista devo procurar, pq ela faz acompanhamento pediátrico , mês a mês a a médica nunca percebeu nada e diz que é normal.