Desenvolvimento da Linguagem da Criança – de 0 a 6 Anos

Desenvolvimento da linguagem da criança é um assunto que muito me interessa, primeiro porque eu tenho um filho autista, o Eric, que sempre teve um atraso na linguagem. Hoje em dia, com 4 anos, ele só tem 1 ano de trasado. Segundo porque eu tenho a Mia que desde 1 ano e meio fala TUDO, absolutamente tudo que pedimos para ela falar ela repete. Mas não é só repetição não, ela entende mesmo o que a gente fala porque é capaz de responder perguntas e seguir comandos.

Por causa do atraso de um filho e de ter uma filha adiantada, fui estudar sobre o assunto e hoje eu trouxe para vocês as idades em que se desenvolve a linguagem.

Antes de começar eu quero que você se lembre de uma coisa: cada criança tem seu tempo, sim, ok, mas se passar do tempo estipulado como limite para o desenvolvimento (seja da linguagem ou desenvolvimento motor) você precisa investigar a causa do atraso.



Desenvolvimento da linguagem por idade:

1 a 3 meses – Presta atenção aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, faz alguns sons e dá gargalhadas. Observa o rosto e sorri quando alguém fala com ele. Faz movimentos corporais bruscos ou acorda quando ouve algum barulho.

4 a 6 meses – Procura de onde vem o som. Grita, faz alguns sons como se estivesse conversando e imita sua voz. Para de chorar quando ouve uma música.

7 a 11 meses – Encontra de qual lado vem o som. Faz alguns sons. Repete palavras. Bate palmas, aponta o que quer e dá tchau.

12 meses a 17 meses – Começa a falar as primeiras palavras. Imita a ação de outra pessoa.

18 meses a 23 meses – Pede as coisas usando uma palavra. Identifica pelo menos uma parte do corpo. Já sabe falar umas 20 palavras. É nessa idade que as crianças começam a falar mais. Entre 18 meses e 2 anos acontece o BOOM da linguagem.

2 anos a 3 anos – Consegue dizer frases curtas com duas palavras. Já sabe falar umas 200 palavras.

3 anos a 4 anos – É possível entender tudo o que ele fala, mas as vezes conjuga errado.

4 anos  – Inventa histórias. Compreende regras simples de jogos.

5 anos – Forma frases completas e fala corretamente.

6 anos – Aprende a ler e escrever.

Lembrando que as crianças bilingues ou que estão aprendendo mais de duas línguas ao mesmo tempo, tendem a ter um leve atraso na fala. Segundo a fonoaudióloga do meu filho, esse atraso por causa do bilinguismo não é muito grande.

Assim como crianças com bastante interação social (seja com adultos ou com outras crianças) vão desenvolver a linguagem muito mais rápido.

O importante é, se você percebeu que existe um atraso no desenvolvimento da fala, procure uma fonoaudióloga o mais rápido possível para avaliação, pois com intervenção precoce o seu filho / sua filha vai chegar lá.

Sempre observe se o seu filho ou filha está usando a linguagem para se comunicar: chamar o papai ou a mamãe, pedir alguma coisa, mostrar alguma coisa. Isso é o mais importante a se observar, mais do que quantidade de palavras.

7 comentários

  1. AUGUSTO comentou

    Quero ouvir a voz da Mia!

    1. Thaís Cardoso respondeu AUGUSTO

      Vai no Instagram (Stories)

  2. Juliana comentou

    Olá boa noite ! Vocês ainda tem grupo no WhatsApp que possamos trocar ideias com outras mães sobre filhos ?

    Att:Juliana

  3. Letícia comentou

    Oi, bom dia , vi seu vídeo sobre características do BB com a síndrome, e dese que minha BB tinha 11 meses eu me preocupo, ela é muito diferente dos meus outros três filhos. Fica muito irritada a toa, chora muito, não atende quando chamamos, mas escuta bem, até mesmo pq não gosta de barulho. Ela está com 13 meses e não fala nada que podemos entender, somente coisas enroladas e grita bastante.Em qual especialista devo procurar, pq ela faz acompanhamento pediátrico , mês a mês a a médica nunca percebeu nada e diz que é normal.

  4. Silvania Santos Leal comentou

    Boa tarde assisti seu vidio caracteristicas de um bb altista goataria de saber como faço para ter maia informações vcs tem grupos de wtsap o meu filho tem 4 anos e esta com grande atraso no final de 2019 teve duas consuts somente com fonodiologa porem entaram de ferias agora com a pandemia nao teve mas nenhuma chamada portanto agora ouvindo vc entendi q tenho q buscar as minhas possibilidades para ajudar meu pequeno tenho feito com ele o q tenho buscado esta ajudando ele eu mesma.
    Se tiverem como eu esta recebendo mais informações ja sou grata.

  5. Silvania Santos Leal comentou

    Boa tarde assisti seu vidio caracteristicas de um bb altista goataria de saber como faço para ter mais informações vcs tem grupos de wtsap o meu filho tem 4 anos e esta com grande atraso no final de 2019 teve duas consuts somente com fonodiologa porem entaram de ferias agora com a pandemia nao teve mas nenhuma chamada portanto agora ouvindo vc entendi q tenho q buscar as minhas possibilidades para ajudar meu pequeno tenho feito com ele o q tenho buscado esta ajudando ele eu mesma.
    Se tiverem como eu esta recebendo mais informações ja sou grata.

  6. Lívia comentou

    Boa tarde eu gostaria de saber sobre a linguagem do autismo pois meu sobrinho tem 3 anos e não fala absolutamente nada eu gostaria de saber quais são os estímulos para fazer em casa pra ajudar a fala dele

Deixe seu comentário!