Dicionário do Autismo – Tipos de Autismo, Asperger, TDAH etc

Oi pessoal. Vocês sabem quais são os tipos de autismo? E o que é autismo regressivo? Já ouviram falar de comorbidade? O que é o TDAH que tanto se fala por aí? E o que seriam as estereotipias ou STIMs?

Muitas vezes a gente usa certos termos e nomenclaturas relacionados ao autismo, e algumas pessoas perguntam pra gente nos comentários do YouTube o que significam esses termos. Claro que a gente sempre tenta explicar, mas alguns termos são tão recorrentes que a gente acaba não entrando nos detalhes todas as vezes pra não atrapalhar o fluxo de idéias e pensamentos. Por causa disso resolvemos fazer um vídeo para servir como uma espécie de dicionário de autismo online, juntando as principais nomenclaturas ligadas ao transtorno do espectro autista. Algumas delas são bastante conhecidas, outras nem tanto, mas o intuito é explicar um pouco sobre cada uma delas.

Então se você tem dúvidas em relação a qualquer um dos termos que estamos listando logo em seguida (é só rolar um pouquinho a tela pra baixo), ou se você busca apenas expandir seus conhecimentos e vocabulário sobre assuntos ligados ao transtorno do espectro autista, vale a pena assistir a esse vídeo. Basta clicar nele logo abaixo.



Alguns dos tópicos do nosso dicionário de autismo online que você vai encontrar nesse vídeo:
– Asperger (Síndrome de Asperger);
– Autismo leve;
– Autismo atípico;
– Autismo clássico;
– Autismo funcional;
– Autismo infantil;
– Transtorno do espectro autista;
– Autismo de Kanner;
– Autismo regressivo;
– CID11;
– Comorbidade;
– TDAH (Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade);
– Hiperlexia;
– TOD (Transtorno Opositivo Desafiador);
– Síndrome de Savant (Savantismo);
– Crise sensorial;
– Transtorno de processamento sensorial;
– DSM, DSM4, DSM5;
– Estar no espectro;
– Estereotipia;
– STIM;
– Hiperfoco;
– Linguagem pragmática;
– Neuropediatra;
– Neurologista infantil;
– Neurotípico;
– Transtorno desintegrativo da infância;
– Transtorno global do desenvolvimento.

Esperamos que essas informações ajudem a esclarecer algumas das dúvidas de vocês. É bastante normal a gente se confundir com as nomenclaturas. Muitos desses termos vêm da língua inglesa e vamos combinar que são difíceis até para profissionais da área. Se você me perguntar algumas dessas nomenclaturas, confesso que não saberei responder de cabeça sobre algumas.

Se você achar que ficou faltando acrescentar neste dicionário algum vocábulo importante relacionado a autismo, avisa a gente, que podemos incluir num próximo vídeo sobre o assunto. Combinado?

Aproveite para conhecer o nosso canal no YouTube também, com conteúdos novos todas as semanas, sempre preparados com muito carinho e dedicação. Espero que gostem!

Um grande abraço e espero vê-los por aqui de novo em breve,
Rafael Manes

Deixe seu comentário!