Como Tirar Fotos de Bebê Para Passaporte Em Casa

Como Tirar Fotos de Bebê Para Passaporte Em Casa

Como Tirar Fotos de Bebe Para Passaporte Em CasaComo tirar fotos de bebê para passaporte em casa? Se você precisa solicitar um passaporte para o bebê, a Polícia Federal Brasileira exige que os pais apresentem uma foto impressa da criança menor de 3 anos de idade. Eles não tiram foto na hora, como acontece com adultos ou crianças maiores. De acordo com o site da PF precisa ser uma fotografia recente do rosto, em papel, tamanho 5 x 7, colorida, sem data e com fundo branco.

Por que a Polícia Federal pede isso? Simplesmente para agilizar o atendimento de todo mundo. Eles sabem que tirar foto de um bebê, especialmente quando é muito novinho e não se sustenta sentado, é uma tarefa difícil e que toma bastante tempo. Algumas repartições públicas, como o DETRAN por exemplo, tiram a foto do bebê na hora, mas se a criança estiver irritada, com fome, com sono ou incomodada com qualquer coisa, tirar foto dela se torna impossível.

Hoje nós trazemos algumas dicas para você tirar fotos de bebê para passaporte no conforto da sua casa!

1- O que você vai precisar:

  • Um bebê;
  • Dois adultos;
  • Um pano branco para servir de fundo (lençol ou cueiro, por exemplo);
  • Uma roupinha colorida, que se destaque bem do fundo branco;
  • Câmera fotográfica de alta resolução. Pode ser uma câmera comum, profissional ou a do smartphone (os mais modernos possuem câmeras com ótima resolução);
  • Luz natural;
  • Brinquedinhos para chamar a atenção do bebê;
  • Computador com acesso à internet;
  • Um pouquinho de paciência.

 

2- Requisitos básicos internacionais para foto de passaporte:

Quando você tira fotos de passaporte em um estúdio fotográfico ou loja de revelação de fotos, os fotógrafos geralmente se encarregam de verificar que todos os requisitos estão preenchidos. Mas quando você tirar as fotos em casa é importante que você saiba quais são os requisitos para que a foto seja aceita:

  • Qualidade boa, com cores naturais, não pode estar tremida nem fora de foco;
  • Foto frontal – a dica aqui é que as duas orelhas precisam estar bem visíveis na foto;
  • Olhos totalmente abertos, olhando diretamente para a câmera;
  • Expressão neutra e boca fechada – não pode sorrir, nem fazer cara de mau, nem de assustado, nem chorar. Isso é uma das coisas mais difíceis de se conseguir numa foto de bebê! Eles estão sempre nos extremos, ou sorrindo felizes da vida, ou chorando copiosamente…
  • Os cabelos não podem cobrir os olhos;
  • Nenhum objeto pode cobrir o rosto do bebê, mesmo que parcialmente;
  • Não pode aparecer sombra atrás da cabeça;
  • Não pode aparecer o efeito de “olhos vermelhos”;
  • Se o bebê ou criança usa óculos normalmente, você pode tirar a foto com eles no rosto. Porém, a armação não pode cobrir os olhos e não pode haver reflexo na lente.
  • Não podem aparecer as mãos do adulto que está segurando a criança, nem qualquer outra parte do seu corpo;
  • Não se podem usar chapéus, laços, fitas ou outros acessórios semelhantes;
  • Não se pode tratar as fotos em Photoshop ou outro software de edição de imagens;
  • As fotos devem ser impressas em alta qualidade em papel fotográfico (não use a impressora de casa).

Agora que você já sabe os requisitos básicos para uma foto de passaporte, vamos colocar a mão na massa!

3- Como tirar fotos de bebê para passaporte passo a passo:

  • Escolha um momento do dia em que seu bebê esteja calmo, descansado e alimentado. Se o bebê estiver nervoso, é muito difícil conseguir fotos boas.
  • Procure um ambiente na sua casa que tenha bastante incidência de luz natural. Não pode ser sol direto porque ele faz muita sombra no fundo e a foto fica fora dos padrões aceitáveis.
  • Estenda um pano branco (cueiro ou lençol) no local que você escolheu para tirar as fotos. O pano vai servir de fundo e precisa estar bem esticado. Se o pano estiver amarrotado, o fundo da foto não vai ficar liso e a foto pode ser rejeitada. O melhor é estender o pano sobre o chão, pois numa superfície dura é mais difícil de ele ficar amassado.
  • Prepare a câmera – entre nas configurações e selecione alta resolução.
  • Não use o flash embutido da câmera ou do celular, ele pode resultar em cor de pele alterada, reflexos indesejados ou criar muita sombra atrás da cabeça do bebê.
  • Antes de colocar o bebê sobre o pano, verifique a existência de sombras no local. Se houver, verifique em que direção as sombras das coisas estão. Use isso a seu favor e posicione o corpo bebê na mesma direção da incidência de luz para evitar sombras de um lado da cabeça.
  • Enquanto um adulto posiciona o bebê sobre o pano, o outro prepara a câmera. O adulto 1 deve se encarregar de ajeitar o bebê tantas vezes quantas forem necessárias, virando o rostinho dele ou abaixando os braços por exemplo. O adulto 1 também deve chamar a atenção do bebê para que ele olhe para a câmera, usando algum brinquedo ou falando com ele. Enquanto isso o adulto 2 deve se preocupar apenas em tirar as fotos.
  • Tire várias fotos sequencialmente (várias mesmo, estou falando de 15 ou mais se necessário), sem se preocupar em fazer o enquadramento perfeito. Faça fotos com um ângulo mais aberto, pois ela vai ser cortada depois. Procure sempre tirar fotos totalmente frontais.
  • Você bateu a foto quase perfeita e o bebê piscou? Está com dificuldades para conseguir uma expressão neutra depois de vários cliques? Você pode filmar o bebê com uma câmera que tenha alta resolução (os smartphones de primeira linha costumam filmar em HD). Depois disso, baixe o vídeo no computador e use um reprodutor de vídeo como o VLC Media Player (https://www.videolan.org/vlc/). Usando o VLC você pode dar pause no vídeo em qualquer frame e criar uma captura de tela, ou seja, uma foto.
  • Faça sessões curtas. Se o bebê não estiver colaborando, faça uma pausa e tente novamente em outra hora.

Segue uma foto do making of da nossa sessão de fotos de passaporte da Mia:

Papai Tagarela tirando foto para passaporte do bebê

Ok, você conseguiu algumas fotos que ficaram boas, e agora? Existem alguns aplicativos online que fazem o corte da foto nas dimensões da foto de passaporte. O que eu achei mais simples, rápido e fácil de usar foi o IdPhotoLand, além de ser grátis.

Basta você selecionar a foto, depois ajustar o tamanho usando a guia do rosto e dos olhos.

foto de bebe para passaporte edicao 01

Finalmente, clicando na 3ª aba, o programa gera um arquivo no tamanho de foto 10×15 (padrão de foto comum) com 8 imagens para imprimir.

foto de bebe para passaporte edicao 02

Basta você salvar esse arquivo e imprimir a foto na sua loja de revelação de preferência, em papel brilhante e sem bordas. É muito importante que a impressão seja sem bordas para que a imagem não seja redimensionada!

Note que o padrão do programa acima segue o padrão internacional (35mm x 45mmm) enquanto a Polícia Federal pede que a foto seja 50mm x 70mm (ai ai, Brasil sempre querendo ser diferente). Como não consegui resultados tão bons fazendo fotos 50mm x 70mm usando o IdPhotoLand, então testei o Online Passport Photo que também é grátis e fácil de usar. Funciona de forma muito semelhante. Nesse programa você escolhe o país – Brasil (as dimensões são preenchidas automaticamente para 5cm x 7cm), depois envia um arquivo e ajusta a imagem de acordo com a guia do rosto.

foto de bebe para passaporte edicao 03

Em seguida basta fazer download do arquivo no tamanho padrão 10cm x15cm já pronto para ser impresso no local de sua preferência. Existem outras opções, possivelmente até melhores do que essas duas que citei, algumas são pagas, mas aí já é um serviço agregado de recorte, impressão e envio direto para sua casa.

Esperamos que essas dicas ajudem você a tirar as fotos para o passaporte do bebê sem sair de casa e ainda economizar tempo e dinheiro. E boas viagens!

2 thoughts on “Como Tirar Fotos de Bebê Para Passaporte Em Casa

  1. Boa noite;então tenha a foto 3/4 da minha menina é queria ampliar para o passaporte só que tem um lacinho no cabelo dela,não pode?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *