Engasgos em Crianças: O que É Perigoso e Como Socorrer

SE A CRIANÇA SE ENGASGAR, O QUE DEVO FAZER?

Manobra de Heimlich: Essa manobra pode ser feita por outra pessoa ou por você mesmo se você precisar e não tiver ninguém por perto. Essa manobra é para ser aplicada em crianças acima de 1 ano.

Você vai por trás da pessoa que está engasgando e dá uma rápida apertada no meio do abdômem de quem estiver engasgando. Essa rápida apertada faz com que os pulmões mandar ar rapidamente para cima, fazendo com que o objeto que está bloqueando o caminho saia.

Manobra de Heimlich em maiores de 1 ano



Crianças com menos de 1 ano: E bebês com menos de 1 ano, como faz? Alguns bebês engasgam até mesmo mamando no peito, desde novinhos.

Bebês com menos de 1 ano você deve deitá-los na sua perna, com a cabeça virada para baixo e uma leve inclinação, bata (não muito forte) entre as escápulas (aqueles ossos que ficam entre os ombros).

Um vídeo bem legal dos bombeiros que mostra como fazer, é esse aqui .

como salvar um bebe de engasgo

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?

1-Qualquer episódio sério de engasgo, em que falte ar, mesmo depois de desobstruir, você deve procurar um médico imediatamente para fazer um check up e verificar se está tudo bem, nem que tenha que ir a um pronto socorro para isso.

2-Alguém que tenha sufocado e continua com tosse, salivação excessiva, respiração ruidosa ou dificuldade para respirar também precisa ir a um médico imediatamente pois esses sintomas podem ser um sinal de que algo está preso na traquéia e pode ser perigoso.

 

QUE OUTROS CUIDADOS DEVO TOMAR?

Além das dicas de como oferecer cada tipo de alimento descrito acima (e o que não oferecer), você também pode tomar os seguintes cuidados:

1-Nunca deixe uma criança sozinha enquanto come. Elas devem sempre ser supervisionadas por um adulto.

2-A criança deve sempre estar em posição ereta enquanto come – ou sentada ou em pé, nunca deitada. Ela deve ter dentes suficientes e a musculatura da face desenvolvida para mastigar e engolir.

3-A criança nunca deve comer enquanto está andando ou brincando.

4-Corte sempre a comida em pedaços pequenos e tire sempre caroços se tiver algum. Cozinhe os vegetais ou faça no vapor até que fiquem com uma textura bem macia.

5-Não deixe objetos pequenos espalhados pela casa e nem ao alcance de crianças pequenas.

6-Dê essas instruções para as babás e converse com a responsável pela creche que o seu filho frequenta.

7-Tenha sempre à mão (na geladeira por exemplo) telefone de ambulância, bombeiros, ou qualquer tipo de emergência.



Fonte:
Department Of Health
Family Education
Kids Health
Tá na Hora do Papá
Hype Science

Deixe seu comentário!