Meu Filho Não Me Ama – Ele me Disse Isso e Agora?

Meu Filho Não Me Ama – Ele me Disse Isso e Agora?

Se você já ouviu do seu filho (ou filha, mas no meu caso foi o meu menino) de que ele não te ama, calma, eu sei que é difícil pensar “Caramba, meu filho não me ama, e agora?” Vem ccomigo que eu nós vamos conversar sobre o assunto hoje.

A primeira vez que eu ouvi “Mamãe eu não te amo!” foi no meio de uma briga. Doeu sim, chorei muito achando que o meu filho não me ama de verdade, mas logo percebi que ele tinha falado isso da boca para fora. Na hora fiquei sem reação, mas a melhor dica que me deram na época foi de falar de volta para ele “Mas a mamãe te ama muito”.

Depois disso ele falou algumas vezes no meio de brigas nossas maas eu não levei a sério e fui repetindo que o amava e o abraçando de volta.

Só que da última vez ele falou assim, do nada. Não foi no meio de uma briga, não foi de cabeça quente. Ele tava calmo. Dói ouvir isso pela primeira vez, mas ouvir quando o seu filho está calmo, sem ser no meio de uma briga, é um tapa na cara de mão aberta. O dialógo foi assim:

“Mamãe, eu não te amo”
Aí o papai perguntou:
-“Por que você não ama a mamãe?”
-“Porque ela grita muito”

Pronto, engoli um seco. Eu realmente ando muito cansada! Correndo contra o tempo, tentando dar conta de tudo o tempo todo e muitas vezes acordando de madrugada.

Outro dia li um artigo em um site especializado em autismo “que mães de crianças e (jovens) adultos no Espectro do Autismo experimentam um estresse crônico e comparável a soldados em combate” (S.I.C.).  Eu realmente ando muito cansada, estressada, somatizando tudo. Até o meu seio dói quando eu sinto meu músculos doloridos (e amamentar com o seio doendo tem sido um safricício).

Como eu gosto muito de estudar, ler, me informar, fui ler sobre relacionamentos mãe x filho, mesmo porque confesso para vocês que eu sempre tive um relacionamento conturbado com a minha mãe.

Li muita coisa. Li que existem relacionamentos mãe e filhos em que a mãe não ama o filho (ou filha) e a o filho não ama a mãe. Alguns muitos outros relacionamentos em que o filho (ou filha) não ama a mãe. Geralmente isso acontece na adolescência ou fase adulta.  Isso me assustou muito, de verdade. Não quero um filho adolescente ou adulto que não gosta de mim.

Li sites de vários psicólogos e cheguei a seguinte conclusão:

Não é porque ele (ou ela) é seu filho que ele tem obrigação de gostar de você custe o que custar. Você precisa fazer um esforço para que isso aconteça. Precisa ser amável e paciente com ele assim como você costuma ser com estranhos.

Amor precisa ser regado todos os dias um pouquinho. Mesmo quando o dia não é um dia bom, o saldo precisa ser positivo. Quando eu perco a paciência com ele, eu recompenso de outra forma para pedir desculpas. Além de pedir desculpas verbalmente porque é importante.

Eu decidi que não quero isso para mim, para nós dois. Eu decidi que iria fazer o sacifício que for para o meu filho gostar de mim. Amor mãe e filho é como qualquer um, é preciso investir tempo, empatia, carinho, beijos, paciência (principalmente). Amor se conquista um pouquinho todos os dias. Claro que isso não anula aquele puxão de orelha que você precisa dar quando necessário, não anula o não que você precisa dizer quando necessário.

Sim é normal perder a paciência de vez em quando, ainda mais quando se está com alguém 24hs x7! Mas no meu caso estava demais.

Fui dormir mal, mas determinada que faria diferente no dia seguinte. Não quero que meu filho não goste de mim quando for maior. Tenho sido mais paciente. Tenho sido mais carinhosa. Tenho sentado mais para brincar com ele. Fiz bolo, levei na rua mais de uma vez por dia (parquinho, patinar). Tudo dentro do meu limite, é claro, não quero também dar além do que eu posso e esquecer de mim. Afinal de contas também precisamos estar bem para cuidar bem dos nossos filhos.

As vezes ainda perco a paciência com ele, mas bem menos do que eu perdia. Mas no final de todos os dias eu tenho dito para ele que eu o amo e ele tem dito que me ama também.

Thata

26 thoughts on “Meu Filho Não Me Ama – Ele me Disse Isso e Agora?

  1. Oi boa tarde!
    Lembro de uma vez estar numa palestra e ouvir o palestrar falar q qdo uma criança diz isso, ela está te testando (ver o q acontece, reação) que o amor é um sentimento muito nobre pra tão pouco tempo de vida saber definição. Por outro lado, concordo com o q vc disse q o relacionamento entre pais e filhos deve ser regado td dia sim (até pq o treino antecede espontaneidade).
    A forma de demonstrar amor para com nossos filhos é tendo PACIÊNCIA com eles. Mil beijos e adoro seu blog ?

  2. Me vi na sua história…TB não tive uma relação boa de mãe filha e não tive meu pai por perto. Muito obrigada de coração por compartilhar. Descobri que é minha impaciência o problema, tenho tentado e já melhorei um pouco, mas é diário e difícil né. Nas o amor supera tudo ?

  3. Estou passando plr isso agora…ela só tem 4 anos..mas me.disse tanto isso hoje que estou arrasada…levei a.praia …passeamos..e nada ta bom…
    Aquela vontade de pegar a.bolsa e sumir…sem.rumo…esperando q sintam minha falta…

    1. Eu também me sinto assim, tenho dois meninos, 3 e 5 anos, o de 5 não gosta de mim, eu sei que tenho culpa, mas eu não consigo melhorar, nada que eu faço tá bom pra ele, ele reclama de tudo, já o de 3 é mais doce sempre me beijando dando carinho, o que eu faço?

    2. Meu filho também só tem 4 anos , ele não gosta que beijo ele abraço diz que não me ama estou na mesma situação vontade de ir embora , sua filha melhorou o comportamento? Era uma fase ?

  4. Infelizmente meu filho não me ama! Nunca me disse isso mas todos os seus atos e comportamento comprovam……Morou comigo até os 12 anos e então decidiu ir morar com o pai. Dizia q me amava mas foi cada vez mais se afastando de mim até me excluir completamente. Este ano vsi fazer 15! Muito triste!

  5. Hoje foi a terceira vez que ouvi isso… e ele só tem 6 anos. Fui para a internet procurar algumas respostas e quase passei batida nesse blog… ainda bem que voltei e li. Foi a que mais me agregou. É isso… tenho que ser amável pra ele me amar. Tenho que saber controlar meus sentimentos de estresse do dia a dia pra que ele também consiga, afinal, eu sou seu espelho. Hoje, refletindo, de fato tivemos alguns impasses estressantes e por fim, vou dormir com um “eu te odeio”… mas na esperança que amanhã será diferente, pq eu farei a diferença. Beijo no coração de toda mãezinha que por isso passa.

  6. Meu filho tem 5 anos. Escuto diariamente umas 10 vezes por dia ele dizer que não gosta de mim. É muito difícil. Principalmente por me sentir tão sobrecarregada com tudo e andar bastante nervosa. Ontem até chorei. Hoje acordei muito mal. Muitas vezes achamos que ter um filho e ter alguém para amar e que isso vai diminuir a nossa solidão, mas nem sempre isso acontece.

    1. Hoje tenho a mesma sensação. Trabalho duro, trabalho fora, viajo a trabalho, tento ao máximo dar carinho . Mas não tenho tempo para tantas brincadeiras quanto Papai tem para meu filho. Sinto que ele gosta mais do pai do que de mim. Hoje estou me sentindo péssima. Fui propor para brincar com ele e ele disse você não mamãe o papai.

  7. Hoje depois de um dia super agradável com passeio no shopping e com direito a ela a fazer tudo que gosta eu a ouvi dizer :
    Não posso mentir mamãe, eu não te amo, prefiro o papai. Ouvir isso pra mim foi terrível, me senti o pior ser humano do mundo. Como que uma criança pode chegar a essa conclusão?
    Estou até agora me perguntando onde estou errando. Espero que tudo isso passe e ela me ame de coração.

  8. Ele não soube se expressar. Gostar e amar são coisas diferentes. Ele te ama sim, mas naquele momento não estava gostando muito de você e das suas reações, daí saiu esse “eu não te amo”. E se você pensa que isso dóis espera a adolescência chegar e ele te culpar por tudo. rsrs Eu tenho ouvido “Eu não amo mais você, você estragou a minha vida! Você é a culpada de tudo de ruim que acontece comigo”. (Não sou. Sou maravilhosa com ele. Ele Tá em primeiro lugar na minha vida). Sinto falta de quando ele era pequeno, sinto vontade de abraçar o tempo todo, sinto saudades com ele ao meu lado. Porém, acho que não seria mãe de novo. Dói.

  9. Minha filha há alguns dias me disse que não sabia se me amava e, chorando, me pediu pra levá-la a um médico e dar um remédio pra ela me amar de novo. Fiquei arrasada. Ontem eu disse que mesmo que ela não me ame, eu a amo muito e me preocupo com ela e novamente ela caiu no choro. Dizia que me amava, depois não tinha certeza… não sei o que fazer, estou acabada, sei que sou muito nervosa, mas faço tudo que posso pra ela…. Me sinto a pior pessoa do mundo e tenho medo de que ela realmente não me ame…

    1. Estou passando exatamente pela msm coisa,ela tem apenas 5 anos e chora e fala q acha q não ama nem eu e nem o pai,acabei de ganhar um neném e confesso q ando mais estressada,porém não sei o que fazer com ela!Isso chega a doer demais

  10. Meu filho ainda não disse que não me ama, mas qdo o papai está em casa ele me ignora. Ele é autista tbm, mas uma criança feliz e fica ainda mais feliz qdo papai está por perto. Ele diz eu não quero a mamãe e pega na mão do papai. Me sinto um monstro, onde estou errando. Como toda mãe que passa o dia todo com seu filho é claro que as vezes perdemos a paciência, talvez seja isso. Papai fica pouco em casa e nunca dá bronca nele. Acho que ele se sente mais seguro ao seu lado. Amo meu filho e estou sofrendo

  11. Eu não gosto da minha mãe, pelo simples fato de ela existir .. e isso me assusta. . Pque desde criança nunca gostei dela e fui crescendo e esse amor foi se tornando ódio uma coisa mais hostil. . Me sinto mal por não saber o que fazer. . E nao tenho vontade de me entender com ela .. pensamos o mundo de forma diferente , e ela tem um temperamento difícil (nisso somos iguais) tenho a obrigação de cuidar dela porque ela me pos no mundo , mais nada a mais e nem a menos , sinto obrigado a fazer isso já que ela cuidou de mim quando eu era criança.

  12. Estou passando por isso… Meu filho me rejeita, não gosta mais dos meus abraços, carinhos, limpa toda vez que o beijo. Eu me dou tanto, faço tudo para agradar e nunca está bom. Onde eu erro? Muito deprimida com isso, nunca nos meus piores pesadelos eu imaginei isso. Como dói! 🙁

    1. Estou na mesma situação não sei amianto que fazer , ele não deixa eu fazer carinho nele nem abraçar ele , limpa meus beijos , dorme abraçado com o pai eu não posso colocar a mão nele Que ele tira , ele tem apenas 4 anos

  13. Meu marido é muito amoroso mas pega mais pesado do que eu com nosso filho de 4 aninhos, no entanto, já ouvi de meu filho que ele não gosta de mim e gosta do papai! Não entendi foi nada, eu sou carinhosa com ele, somos apegados, estamos sempre juntos! Dou a vida por ele, defendo ele e mesmo assim ouvi isso e ouço de vez em quando!!

  14. Meu filho tem 11 anos e ele disse hoje que ele não me ama, eu do arrasada, ele ama o meu marido que não é pai de ele , ele diz …Queria morrer no momento que ele disse isso, ele disse que faz 8 anos que ele não sente nada por mim é que não adianta eu fazer nada para ele mudar de idéia, por favor socorro me ajudem o que eu faço, ele é frio e distante com o comportamento de ele comigo

  15. Bom dia meninas, aqui estou passando a mesma coisa, meu filho tem 5 anos, quando meu marido esta em casa a situação é totalmente diferente, ele nao fala que não me ama, porem me ignora, me trata mal, como de o pai fosse tudo que ele mais precisa na vida, quando estão jogando vídeo game ele me trata horrível, tudo é o pai, abraça o pai, beija, e eu nada. Fico so observando calada me perguntando se eu realmente nao sou uma boa mãe, quando peço um abraço ele inventa mil coisas pra não dar, um beijo raramente eu consigo dar nele, eu sou estressada sim, as coisas de casa são tudo pra mim e por isso muito vezes não consigo ter calma…Mais poxa, como dói ver seu filho todo amoroso com o pai e comigo nada. Choro tbm, pq não sei como sera quando ele ficar mocinho, meu coracao fica despedaçado todos os dias. Como se não bastasse tudo isso o pai vendo a situação não fala nada, não corrige, adora ver que é amado pelo seu filho…
    Triste isso, achei que já vivido tudo, mais a pior dessas é essa parte.

  16. Comigo também está sendo assim. Meu filho tem 4 anos e também é autista, de uma semana pra cá ele começou a dizer com frequência que não me queria, “eu n gosto da mamãe”, e isso me distruiu… cuido dele, da casa, serviço, tudo sozinha, o pai nunca fez questão dele, e toda vez que vai pra casa da avó volta chorando muito, como se eu fosse a bruxa e eles melhores que eu sabe!? A vó dele infelizmente manipula ele, e essa semana eu ouvi ele dizer “quer morar na casa da vovó?” Ou seja, eles estão insentivando tudo isso! Não sei o que fazer

  17. Meu filho de 7 anos só quer o pai tb…
    Assim como outros relatos, tb sou nervosa.
    Mas só falta virar do avesso, faço tudo que posso para meu filho. Dentro das minhas possibilidades.
    Eu sou a bruxa da casa, pq só eu xingo e imponho limites .
    Ele disse até que quer que eu morra antes do pai. Estou arrasada, nunca imaginei receber esse retorno de um filho.
    Achando ao engravidar que seria só amores, mas é bem diferente.
    Eu fico mto chateada e vontade de chutar o balde.
    Mas espero que ele enxergue tudo que faço por ele.

  18. Minha filha mim disse que não mim Ama, cuido dela sozinha deste nasceu, voltei trabalhar com vinte dias levo ela todos dias meu trabalho sempre que tem um tempo brinco com ela, levo pra passear sou muito carinhosa todos falam que sou
    maezona, sou não entendo pq fala isso fiquei arrasada ?

  19. Minha filha de 4 anos tambem tem falado que não me ama . Eu faço de tudo . Não grito chamo a atenção dela com carinho sou muito paciente . Mas eu ando com vontade de sumir por uns tempos até sentir falta de mim . Tô desanimada já

  20. Estou na mesma situação, meu filho de 4 anos, falou algumas vezes que não me amava em meio a brigas, mas hoje, estava tudo calmo e ele me olhou e disse: “Mamãe, eu amo mais o papai que vc…” Fiquei em choque, eu sempre me doei, fui paciente, amável, dedicada…Meu filho é high need, é agitado e suga minhas energias…ele faz terapia a alguns meses, era agressivo, mas graças a Deus a agressividade vem diminuindo… Neste dia me revoltei, me excedi, disse que não cuidaria mais dele, que o pai cuidaria a partir daquele momento. Ele se desesperou, me arrependi, pois sei que ele, mesmo não me amando, precisa de mim, eu cuido com amor, com carinho e atenção e ele sabe disso, não quer perder isso, mas amar, desde muito pequeno eu desconfiava que havia algo de errado, pois muitas vezes ele não queria nem ficar comigo…Vou tentar melhorar, ainda não descobri como, pois sempre dei tudo que podia…o pai ajuda quando quer, quando meu filho era pequeno ele inventava coisas para sair, ia no mercado, demorava horas, e até hoje, tudo é mais importante que ficar com o menino, dar um banho, cuidar…ele as vezes faz algo e já se acha um super pai, mas é bravo, grita e não tem paciência com o menino, eu vivo intervindo, entro no meio, e ainda sou a preterida…estou me sentindo um lixo….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *