Não é Confusão de Bicos, É Confusão de Fluxo

Nao e Confusao de Bicos e Confusao de FluxoAntes de começar a escrever sobre o assunto quero dizer duas coisas.

1- Quem falou comigo sobre confusão de fluxo foi uma consultora da La Leche League, a Jackie, a mais antiga e experiente daqui de Wexford. Para quem não conhece La Leche League, é um famoso grupo de apoio a amamentação daqui da Europa inteira. É um grupo antigo, sério e muito respeitado.

2- Não estou dizendo que não exista confusão de bicos, onde o bebê acaba acostumando com o bico da chupeta e da mamadeira e bagunça com a amamentação. Estou dizendo que em alguns casos pode ser confusão de fluxo também e para evitar isso estou aqui hoje para te contar do que se trata e te ajudar.



Confusão de fluxo acontece quando o fluxo de leite da mamadeira é mais intenso do que o fluxo de leite do seio.

Por algum motivo você precisa dar mamadeira, assim como eu precisei e vai continuar amamentando, não basta comprar uma mamadeira que imite o seio materno para evitar a confusão de bicos. É preciso ficar atenta a confusão de fluxo também.

Aqui eu e Mia ficamos internadas por 12 dias, muitas horas longe uma da outra e claro que isso atrapalhou a amamentação. Tentei dar leite para ela usando a técnica do copinho, tentei usar seringa, mas não consegui usar nenhum desses dois. Acabei tendo que usar mamadeira mesmo.

Seja lá qual for o seu caso, acho importante aprender uma técnica chamada “slow paced bottle feeding” que nos foi ensinada pela Jakie da La Leche League.

Essa técnica consiste em dar a mamadeira fazendo as mesmas pausas que a criança faz quando está mamando no seio da mãe. Pode reparar que o bebê sempre dá pausas para respirar quando está no seio. Na mamadeira não, o fluxo é tão intenso e fácil de mamar que não precisa pausar. Então quem está dando a mamadeira precisa criar essa pausa e dificultar a mamada.

Como fazer isso?

  • Coloque o bebê bem reto no colo, praticamente “em pé”.
  • Posição da mamadeira: oferecer a mamadeira você precisa esfregar a ponta do bico no nariz do bebê para que ele abra a boca, igualzinho como se faz com o seio. Ao abrir um bocão introduza a mamadeira na boca do bebê. A boca do bebê precisa ficar bem aberta em volta do bico da mamadeira e os lábios relaxados. Assim como a boca de peixinho quando está no seio da mãe. A mamadeira precisa estar reta em relação a boca do bebê. Nunca a segure para cima.
  • Uma vez posicionada a mamadeira dentro da boca do bebê, ele vai começar a mamar. Deixe o bebê mamar de 20 a 30 segundos e puxe a mamadeira para baixo (deixe a mamadeira cair sem tirar da boca). O bebê vai dar uma pausa e respirar. Assim que o bebê começar a chupar o bico da mamadeira novamente você volta a posicionar a mamadeira na boca do bebê para que ele volte a mamar. A cada 20-30 segundos deixe a mamadeira cair novamente e continue assim a mamada inteira.

Provavelmente você vai levar o dobro do tempo para dar a mamadeira (ou mais que isso) para o seu bebê, mas é importante porque no seio materno o bebê dá essas pausas para respirar. Bebê nenhum mama direto no seio da mãe e isso pode criar uma confusão de fluxo. A mamadeira por ter um fluxo de leite mais fácil pode acabar sendo a preferido do bebê um dia e ele vai acabar rejeitando o seio da mãe.

Para entender melhor como funciona a técnica recomendo assistir ao vídeo abaixo. É em inglês e sem legenda, mas com a explicação que eu dei acima dá para entender direitinho. Pode correr para 1 minuto de vídeo que é onde ela começa a demonstrar a técnica do slow paced bottle feeding.

Foto: Lactation Care

12 comentários

  1. Katia comentou

    Com essa técnica seu bebê continuou mamando no peito até 2 anos?

    1. Thata Tagarela respondeu Katia

      Oi Katia. Então, minha filha está para fazer 11 meses e é viciada no peito rsss Sim, ainda amamento. Essa técnica eu só utilizei no início, quando precisei oferecer mamadeira (longe história – filha ficou 10 dias na UTI e eu fiquei 10 dias internada, quase morri). Mas com ajuda de uma consultora de amamentação eu retirei a mamadeira, que aliás, o ideal é retirar a mamadeira. beijos

  2. Juliana comentou

    Olá!
    O meu bebe só mamão até os 20 dia de vida e deixou o peito devido a uma confusão de bicos. Hj ele está com 2 meses e chora muito na hora de tomar a mamadeira. Rejeita, empurra com a língua. Mas vejo q ele sente muita fome pia chupa a chupeta com muita força, mas quando coloco a mamadeira na boca dele ele torna a chorar bastante e acaba não comendo. Já mudei tipo de leite, já engrossei e nada. Ele está perdendo peso e não sei mais o q fazer. Por favor me ajuda. O q será?

  3. Vera comentou

    Juliana, onde vc mora? Tenta procurar ajudar (banco de leite, alguma consulente), vc ainda pode recuperar a amamentação no seio. Tem uma técnica que usa uma pequena sonda pra alimentar o bebê e posso te confirmar que funciona. Se o seu bebê não aceita a mamadeira tenta dar na colher, mas reforço, procure ajuda! Beijo grande

  4. Andrea comentou

    Na realidade isso e contraditório, pois a musculatura usada para sugar a mamadeira é totalmente diferente de sugar o peito, que eles precisam ordenhar antes de obter o leite, na mamadeira eles sugam e o leite vem.

  5. Carla comentou

    Há mais ou menos duas semanas minha bebê está rejeitando o peito , o leite na mamar sai beeem lento, uso o bico fase 1 da mamadeira Dr Browns, estou muito triste pq não quero parar de amamentar, mas também não tenho como amamentar exclusivamente, não sei o que fazer , o fluxo está diminuindo a cada dia.

    1. Thaís Cardoso respondeu Carla

      Nesse caso é confusão de bicos. Dê o leite em um copo de bico duro.

  6. Marcela Castro comentou

    Olá boa tarde ! O meu bebê tem três messes ele mama no peito e a mamadeira sem problemas, mas fiz a escolha de comprar a mamadeira da MAM, ela só solta o leite quando ele suga, ela é cara mas n atrapalhou a amamentação.

  7. Adorei o blog…estou com muita dificuldade no meu segundo bebê, um menino. Ele mama mais que eu consigo produzir, já tentei de tudo e há dois dias fui pra mamadeira…??. Estou triste e agora vou tentar a relactacao para dar o complemento pois não gostaria de dar a fórmula. Mas ele está ganhando pouco peso, briga com o peito e chora tadinho. Nunca tinha tido horas boas de sono só depois que dei o complemento (na colher 50 ml).

  8. Emanoeli Souza comentou

    Meu bebê tem 5 dias em função do novo do seio plano e por não estar conseguindo amamentar o bebê dei a mamadeira por 3 dias e agora não consigo fazer com que ele venha para o peito, consigo fazer com que ele pegue mas ele não suga e rejeita. De hora em hora preciso tirar do peito e colocar na mamadeira, consigo tirar apenas o suficiente para que ele mame ,sem reservas. Não sei mais o que faço!!!

  9. Tayssa comentou

    Fiz a amamentação exclusiva com o meu bebê desde o nascimento, até que fui ao Ped e ele não estava ganhando peso. Estava com mesmo peso de nascimento, totalmente desnutrido!
    Pela urgência precisei entrar com a mamadeira e complemento, ele ganhou está ganhando peso, mas gostaria de voltar a amamentar exclusivamente!
    Tenho dado peito antes da fórmula sempre, tem 7 dias, mas sinto muito medo dele recusar o peito em algum momento! Alguém nessa situação?

  10. Cristiane Arêdes comentou

    Menina, era isso mesmo que eu precisava ler.
    Eu coloco meu bebê no peito, ele fica só uns 5min porque pega o leite fácil, depois chora e larga, porque sabe que vem a mamadeira que é mais fácil.
    Vou colocar essa técnica em prática!
    Muito obrigada!

Deixe seu comentário!