Natação para Autistas e Para Quem Tem Transtorno de Processamento Sensorial

Natação para Autistas e Para Quem Tem Transtorno de Processamento Sensorial

Fazer algum tipo de exercício físico é super importante para qualquer criança, não só as atípicas. E eu, particularmente, sou fã de natação. Fiz natação boa parte da minha adolescência. A natação é o esporte que mais mexe músculos ao mesmo tempo e outra vantagem é que você não sua (apesar de sentir o corpo ficar bem quente durante o treino).

Assim que demos entrada no processo de investigação do autismo do Eric aqui (tivemos que recomeçar tudo do zero) o pediatra dele daqui de Malta sugeriu que ele fizesse alguma atividade física, esporte, luta etc. Qualquer atividade física que não tivesse contato físico, porque a maioria dos autistas não gostam de ser tocados. Na verdade o pediatra sugeriu karatê mas como aqui no verão é muito quente e moramos em uma ilha, eu fui atrás de colocar o Eric logo para aprender a nadar.

Logo de cara, na primeira aula, ele curtiu e gostou muito. Eu até sabia que de alguma forma a natação ajudaria com o transtorno de processamento sensorial do Eric – ele não gosta de água escorrendo no rosto. Lavar o rosto dele é sempre bem difícil, durante o banho precisamos secar o tempo todo. Ao lavar o cabelo ele precisa colocar a cabeça bem para trás e mesmo assim às vezes cai água no rosto.

Mas o que é esse transtorno de processamento sensorial (TPS)?
É como a pessoa reage aos estímulos que ela recebe dos 5 sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição).

Não necessariamente todo mundo que tem TPS (transtorno do processamento sensorial) vai ter autismo. Muita gente tem TPS e não tem autismo.

Para saber mais sobre o TPS eu indico esse texto sobre o assunto aqui.

Mas o assunto aqui é como a natação pode ajudar em quem tem transtorno de processamento sensorial, principalmente na parte do tato.

É claro que, no que tange a questão dos exercícios, qualquer exercício físico que não tenha contato corpo a corpo com outra criança já é uma boa opção. Aí entra a avaliação de cada mãe, aqui decidi pela natação e estou muito feliz na minha escolha.

Bjs, Thata

Caso você tenha interesse em se aprofundar mais sobre o tema processamento sensorial, segue abaixo o link do meu vídeo onde explico bastante sobre o assunto: Ah, e aproveita e segue o meu canal lá no YouTube..

One thought on “Natação para Autistas e Para Quem Tem Transtorno de Processamento Sensorial

  1. Boa Tarde, estou criando uma página no facebook sobre meu irmão que é autista e leiio muito seu blog e o (largata vira pupa) também. E então resolvi criar para contar a evolução dele e me aprimorar mais no assunto. Gostaria de pedir para que você dê uma olhada rs. Obrigada !

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *