Como ensinar combinados para nossos filhos?

combinados: como ensinar?
A criança coopera com o adulto quando compreende o que é solicitado.

Afinal, é certo ou errado fazer combinados? Será que existe um jeito correto de fazê-los? E para crianças autistas, será que os combinados funcionam?

Oi pessoal, tudo bem? Eu e a neuropsicóloga Nanda Perim da PsiMama, tivemos um bate-papo sobre comportamento infantil.

Ela explica como funciona o pensamento infantil e como é qual a melhor forma para que os combinados sejam absorvidos pelas crianças.

Para estabelecer um combinado com nossos filhos, o primeiro passo é entender que as regras devem ser claras e abrangentes a todos os ambientes que a sua criança frequenta. 

No entanto, construir combinados com as crianças, faz com ela compreenda o que se é esperado por ela e quais alternativas poderão ser tomadas.

Faça o combinado com sua criança antes de sair de casa, pois gera previsibilidade para ela. 

Recursos de comunicação

A psicóloga e especialista em comportamento infantil Nanda Perim do Psimama nos enfatiza que: A criança coopera quando ela compreende.

Certifique-se que a criança compreendeu que determinadas ações ou comportamentos possuem efeitos negativos e que as consequências não são legais. 

Explique quantas vezes for necessário, utilize recursos visuais, desenho ou imagens para facilitar a compreensão.

Lembre-se: crianças aprendem por repetição. A Nanda nos fala sobre a importância da repetição na infância e aponta onde erramos ao estabelecer certas expectativas em relação ao comportamento infantil.

Nesse vídeo a Nanda Perin também explica sobre premiação, e deixa um alerta para os pais sobre a punição.

Esse vídeo faz parte de uma série sobre o transtorno opositivo desafiador com a participação da Nanda Perim e está disponível no nosso canal do Youtube Família Tagarela. Clique aqui para assistir!

Compartilhe esse vídeo levando informação e conhecimento para as famílias. Por mais acolhimento e segurança para as crianças e suas famílias.

Para complementar sua leitura, leia o artigo Birra infantil: entenda por que acontece!

Até mais, beijos!

Thata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *