Dor no Sexo no Pós Parto e Após uma Cesárea

Dor no Sexo no Pós Parto e Após uma Cesárea

Pesquisas mostram que a maioria das mulheres sentem dor na relação sexual depois de terem bebê, mesmo que o nascimento tenha sido por parto normal ou por cesárea. Mas um estudo feito na Austrália mostrou que mulheres que tiveram filhos por cesárea tiveram 2 vezes mais dor até 18 meses após o parto comparado com mulheres que tiveram parto normal sem episiotomia.

Mas o que causa essa dor e como tratar?

Quando eu posso fazer sexo depois de uma cesárea?
A maioria dos médicos recomenda esperar pelo menos 6 semanas após o nascimento do bebê. Isso se aplica a quem teve parto normal e quem teve cesárea. Isso porque leva em torno de 6 semanas para o cervix fechar completamente e qualquer sangramento pós parto (lóquio) parar.

Esse tempo também é importante para os eu corpo se recuperar da cirurgia. O corte da cesárea precisa de tempo para curar e pode ser que tenha algum hematoma e/ou dor no redor do corte da cesárea por um tempo.

A verdade é que algumas mulheres vão precisar mais do que 6 semanas para voltarem a ter uma vida sexual depois de uma cesárea, dependendo de como a mulher se sente fisicamente e psicologicamente. Então respeite o tempo mínimo e se precisar tome mais tempo, ouça o seu corpo.

Mas por que o sexo causa dor após uma cesárea?
Mesmo esperando as 6 semanas após o nascimento do bebê para fazer sexo novamente, algumas mulheres sentem dor durante o coito, o que pode ser muito estressante.

Essas mulheres relatam que sentem dor como uma queimação ou até mesmo uma pressão interna.

Aqui vão as principais causas da dor durante o sexo no pós parto e após uma cesárea:
1-Baixos níveis de estrogênio – O hormônio ajuda a manter os tecidos da vagina bem lubrificados, elásticos e saudáveis. Amamentar também pode baixar os níveis de estrogênio. O que significa que, durante o sexo, a mulher pode sentir muita dor e desconforto por causa se ressecamento e fricção.

Para melhorar a situação, use um lubrificante próprio para o sexo antes da penetração.

Em alguns casos, a mulher vai precisar usar um creme de estrogênio para o ressecamento vaginal. Por favor, converse com o seu (a sua) ginecologista-obstetra, não se auto medique.

Geralmente esse problema irá se resolver com o retorno da menstruação, já que os leveis de estrogênio irão subir.

2-Dor na cicatriz da cesárea – O corte mais usado hoje em dia na cesárea é o “biquini”, que é um corte horizontal logo abaixo da linha do biquiní, logo acima dos pêlos pubianos.

Quando o corte se fecha, a cicatriz não é apenas na linha da pele, a cicatriz também está em vários tecidos abaixo e no útero. Essas linhas de cicatriz ficam com baixo fluxo de sangue e podem ficar bem sensíveis ao toque.

Durante o sexo, as mulheres preferem que essa região da cicatriz não seja tocada. Elas podem ficar surpresas quando perceberem que podem sentir dor internamente, mesmo quando o corte já parece estar curado.

A cicatriz que se forma pelo corta da incisão da cerárea, pode fazer com que os músculos em torno fiquem doloridos, assim como o clitóris. Os ligamentos que vão do útero até os grandes lábios, podem ficar aderidos (presos) na cicatriz da cesárea e alguns movimentos podem causar dor ou desconforto na vagina.

Felizmente a cicatriz pode ser trabalhada e até mesmo corrigida, fazendo com que o tecido cicatricial fique mais flexível. Isso é feito por fisioterapeuta., que faz trabalhos de manipulações para amolecer e reduzir aderências, fazendo com que aquela sensação de que tudo está preso na cicatriz melhore e também melhorando a dor e o desconforto.

3-Disfunção do assoalho pélvico – Existe um mito de que problemas no assoalho pélvico só ocorrem com mulheres que tiveram parto normal.

A grande culpada é a gravidez, porque faz com que músculos e tecidos que se conectam desde a parte da frente até a parte de trás da pelve se estiquem e se machuquem.

Isso pode fazer com que os músculos do assoalho pélvico fiquem enfraquecidos. Esses músculos se espasmam e se tornam muito tensos, levando ao sexo doloroso. As mulheres sentem dor generalizada na vagina, ou em um local específico, como um ponto logo acima do colo do útero. A ansiedade sobre o sexo doloroso pode causar mais tensão, o que leva a dor adicional durante a relação sexual.

Você pode procurar ajuda de uma fisioterapeuta qualificada, para re-treinar seu assoalho pélvico. As terapias incluem relaxamento do assoalho pélvico, respiração diafragmática, dilatadores vaginais e às vezes relaxantes musculares.

É importante dar tempo ao seu corpo para se recuperar da cesárea. Converse com o seu parceiro para ele entender a situação e peça para ele ser gentil à medida que vocês voltarem a fazer sexo. Se a dor continuar, converse com o seu ginecologista-obstetra todos esses pontos citados nesse texto e peça uma indicação de fisioterapeuta que trate da saúde íntima da mulher.

Aproveite também para ver o vídeo sobre o assunto:

Fonte: Belly Belly 

11 thoughts on “Dor no Sexo no Pós Parto e Após uma Cesárea

  1. oi bom dia tive cesariana e não fiquei com dor,a unica coisa é que não sinto mas a região que foi cortada.

  2. Meu filho tem 3 meses e até hoje sinto dor no sexo, sinto dor até sem penetração, só de ficar excitada sinto uma pressão horrível na vagina (parto cesárea)
    Desde que meu filho nasceu só conseguir fazer sexo bem rápido 4 vezes (rápido pq depois de um tempo começa a doer)
    Não aguento mais sentir isso, até quando vai durar?

  3. Meu filho tem 4 ano e tenho uma menina tem 9 e fiz minha. Laqueadura e quando tenho relaçao doi e minha cirurgia fica em chada gostaria de saber pq

  4. Olá bom dia
    Fiz uma cesárea a 7 meses e quando vou ter relações com meu esposo sinto dores na barriga e muito incomodo . É normal?

  5. Olá fiz uma cesárea a 7 meses e sinto dores na barriga quando tenho relações com meu esposo. É normal?

  6. Tenho dois filhos uma de 3 anos e um de 1 ano e os dois partos foram cesariana é eu sinto uma dor insuportável na hora da relação ou em algumas posições que praticamos . Porque sinto essas dores ?

  7. Apos tres meses da cesariana teve novamente relação com meu esposo mais foi orivel a dor insuportável. Muita dor mesmo do ultero na vagina e no local do corte o que pode ser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *