O Autista Precisa Saber Que É Autista

Desde que o filho de uma amiga, com 10 anos, descobriu que é autista através da escola eu fiquei preocupada de que o Eric descobriria que é autista dentro de casa, através da família dele.

Quando chegamos perto do dia 2 de Abril desse ano eu contei para ele. Era a segunda vez que explicávamos mas dessa vez explicamos olhando nos olhos, em uma conversa séria que resultou nesse post aqui do Instagram.

 



View this post on Instagram

T: Filho, você sabe que dia é amanhã? E: 2 de Abril T: Sim, mas também é o dia mundial da conscientização do autismo. Sabe porque eu estou te falando isso? E: Não sei. T: Porque conhecemos um autista. Sabe quem é? E: É a Mia? T: Não. Também não é o papai e nem a mamãe. É você. Nesse momento o Eric ficou olhando para a nossa cara e perguntou. E: O que é autismo? T: É quando o cérebro funciona de uma forma diferente dos outros cérebros. É por isso que você se incomoda muito com barulhos e vento no rosto. A mamãe, o papai e a Mia não se incomodam tanto com barulhos como você. E: Até quando isso? T: É para sempre meu filho. É uma característica como a cor dos olhos, cor da pele, cor do cabelo… Nesse momento ele ficou nervoso e quis chorar. Cheguei perto dele, peguei-o em meus braços e falei: T: É por isso também que você é tão inteligente e muito mais bonito que as outras pessoas. Com isso o Eric sorriu e falou E: "Eu também acho você, o papai e a Mia bonitos." . . Obs. Eu já havia contado antes para ele do autismo dele e sempre falamos abertamente do assunto na frente dele. Mas achei importante falar novamente hoje. Autismo faz parte da identidade do Eric e eu estou aqui para ensinar que ele tem que se aceitar e se amar do jeito que ele é, com todas as características dele. . . Thais Cardoso Mamãe Tagarela Instagram @mamaetagarela . . . . . #autismotagarela #diamundialdoautismo #autismo #2deabril #autismobrasil #autismobr #autista #autismoamor #amoumautista #maedeautista

A post shared by Thata Tagarela (@mamaetagarela) on

Nesse post eu recebi comentários de uma autista adulta dizendo o quanto ela queria que os pais tivessem contado para ela desde o início. A partir disso fui me aprofundar no assunto e surgiu o roteiro para o vídeo “Devo contar para meu filho que ele é autista? – A nossa história” logo abaixo – é só clicar e assistir.

Um mês e pouco depois contamos pela terceira vez para o Eric, porque a impressão que tínhamos é que ele esqueceu do que contamos na primeira vez. Só que nessa terceira vez nós filmamos a reação dele e tudo o que falmos para ele sem seguida, com o intuito de fazê-lo se sentir bem com a notícia e o resultado é o lindo vídeo a seguir “Contamos para o Eric que ele é AUTISTA” – é só clicar e assistir.

Espero que tenham gostados dos vídeos.
Um beijo. Thata

Deixe seu comentário!