Como Falar para os Pais que o Filho Pode Ser Autista – Dicas de Psicólogo

Uma pergunta muito frequente que recebemos é “como falar para os pais que o filho pode ser autista”. Pessoas que acabam desconfiando que o sobrinho, filho da amiga, aluno etc possa ser autista mas não sabem como falar com a mãe ou o pai da criança. Geralmente essas pessoas não sabem nem como começar a falar sobre o assunto e qual é o melhor jeito de tocar nesse tópico. Por isso surgiu a idéia de fazer um roteiro para um vídeo para tentar ajudar essas pessoas que estão com essa importante missão.

O roteiro desse vídeo foi escrito pelo psicólogo e pai de um menino autista de 5 anos, Rafael Manes Vieira, para te ajudar e te dar dicas práticas com exemplos fáceis de seguir para conseguir falar com os pais dessa criança com autismo.

Falar com as os pais dessas crianças é realmente uma missão complicada porque pode criar um certo mal estar dependendo do jeito que é falado. Além disso é bastante comum que os pais não enxerguem sinais do transtorno do espectro autista em seus filhos ou filhas, ou que já tenham enxergado e achem que seja coisa da cabeça deles (os psicólogos chamam de fase da negação). Então se você percebeu que a criança apresenta vários sinais de autismo e quiser falar com os pais dessa criança, recomendamos seguir as dicas do vídeo!



O vídeo com as dicas está logo abaixo, basta dar play e assistir:

Caso você tenha alguma dica que não foi falada no vídeo, não se acanhe e deixe escrita nos comentários, pois a sua dica pode ajudar muito outra pessoa!

Espero que você tenha gostado do vídeo e que ele possa te ajudar nessa missão importante de falar para os pais que o filho pode ser autista. Depois volta aqui para nos contar como foi, e o que você acha que funcionou melhor na hora de falar para os pais sobre o autismo do filho (a). Combinado?

Um beijo, Thais

Deixe seu comentário!